A Secretaria de Estado da Educação do DF (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), realizou o II Encontro de Educação em Tempo Integral, com a presença de professores, gestores, e representantes do Sebrae no DF e do Senac/DF. Realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na última quinta-feira, 7 de novembro, o evento teve como objetivo promover o intercâmbio de boas práticas, explorar inovações no currículo formativo e fortalecer as capacidades empreendedoras nas escolas. A programação também incluiu a I Mostra de Educação Integral, com a participação de diversas escolas e a apresentação de diversos projetos.
Na abertura do encontro, a secretária de Estado do Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ressaltou a vocação histórica da capital para a educação integral, citando o legado de Anísio Teixeira, um dos criadores da escola pública no Brasil e que sempre defendeu a democratização do ensino e a transformação social por meio da educação. “Brasília foi concebida com a visão da Escola Parque, um espaço onde os alunos, no contraturno, podem explorar outros projetos além do currículo básico. Nosso papel é manter viva essa vocação, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes por meio das artes, do esporte e de outras atividades que enriquecem a formação’’, disse Hélvia.
Para promover uma educação de tempo integral, as parcerias são essenciais. Foi o que pontuou a subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral DF, Vera Lúcia Barros. Segundo a dirigente, parcerias com instituições, como o Sebrae no DF e o Senac, funcionam como “um remédio educativo de sucesso para estudantes e escolas’’ Vera Lúcia destacou ainda que a educação em tempo integral permite ofertar aos estudantes do DF a oportunidade de protagonismo e desenvolvimento, observando que esse modelo traz um impacto positivo tanto para os alunos quanto para as escolas.
Ainda em sua apresentação, a dirigente mencionou o apoio do Sebrae no DF na educação empreendedora. “O Sebrae é um parceiro que nos traz toda a parte conceitual, acreditando no empreendedorismo e na possibilidade de fazermos acontecer e por isso seguimos acreditando na possibilidade de quebrar barreiras”, afirmou.
Na sequência, a gerente de Educação Infantil e Fundamental em Tempo Integral da SEEDF, Carine Almeida, destacou que a realização de encontros como esse é ideal para reunir gestores, estudantes e professores com o objetivo de celebrar o sucesso da educação em tempo integral. Ela ressaltou que, em outros momentos do ano, já são realizadas atividades de balanço. “Ao longo do ano, temos reuniões, fóruns e formações que nos preparam para entender os processos do nosso trabalho. Quando nos encontramos aqui, o objetivo é comemorar o que fizemos e perceber que o trabalho para o próximo ano seguirá firme”, reforçou a docente.
A coordenadora de Políticas Públicas e do projeto Educação Empreendedora do Sebrae no Distrito Federal, Ana Emília Andrade, comentou sobre como os educadores dos ensinos fundamental e médio de tempo integral são fundamentais nas escolas. Na avaliação de Ana, ao trabalharem com projetos, conteúdos e práticas no contraturno do estudante, os docentes conseguem sensibilizar os alunos e prepará-los para vida e para o mundo do trabalho. ‘‘Os educadores têm um papel de apoiar a criatividade, as vocações, ideias, inovação e a realização de centenas de projeto. Ao apoiar a educação integral, o Sebrae acredita que os estudantes podem ser inspiração para as comunidades ao usarem suas histórias e talentos para transformarem os locais em que vivem’’, expressou a gestora.
A mesa de abertura contou também com a presença da diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Queiroz. A gestora explicou que, este ano, a parceria com o Sebrae no DF facilitou formações para os coordenadores locais da Educação em Tempo Integral (ETI). ‘‘Foram promovidos dois cursos focados em práticas da educação em tempo integral e eu acredito que formações como essa são fundamentais para aumentar nossos números, alcançando notas maiores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo’’.
Alex Mendes, especialista pedagógico do Ensino Médio e Integral da SEE/DF, foi um dos responsáveis por convidar coordenadores educacionais a participar dessas formações. De acordo com o docente, em um primeiro momento, professores deste campo de atuação foram convidados a fazerem um curso de liderança oferecido pelo Sebrae no DF. ‘‘Estudar liderança é fundamental para quem coordena setores nas escolas. Ao desenvolver este lado, discutindo as competências empreendedoras podemos compreender melhor os desafios da rede de ensino e dos alunos e, desta forma, projetar melhorias para ambos os lados. As formações, com apoio do Sebrae, são fundamentais para melhorarmos nossos processos’’, finalizou.
I Mostra de Educação em Tempo Integral
Durante a tarde, a I Mostra de Educação em Tempo Integral colocou os estudantes em destaque, permitindo que eles demonstrassem o impacto positivo do ensino integral em suas trajetórias. Organizados em quatro categorias — Apresentação Artística, Demonstração Prática, Banner e Curta Metragem —, os alunos apresentaram projetos que combinam arte, cultura e ciência.
-