ASN DF Atualização
Compartilhe

Estratégia de encadeamento produtivo chega ao DF para fortalecer empresas da cadeia de Casa e Construção

Solução pode beneficiar até 18 empreendimentos locais
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Donos de micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de casa e construção do Distrito Federal participaram na tarde de quinta-feira, 20 de março, do evento de lançamento do Programa de Encadeamento Produtivo. A iniciativa é uma estratégia já desenvolvida pelo Sebrae em outras unidades da federação e visa aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte por meio de relacionamentos cooperativos com grandes empresas que estão na mesma cadeia produtiva.

No território brasiliense, o Sebrae no DF coordenará a iniciativa. O trabalho da instituição consistirá em fortalecer os laços entre a Direcional Engenharia e os pequenos empresários locais que já atuam como seus fornecedores. Com mais de 40 anos de trajetória, a Direcional é uma das maiores construtoras do país e atua focada em facilitar o acesso à moradia para diversos perfis socioeconômicos. No momento, ao invés de expandir atividades para novos mercados, a empresa busca consolidar sua presença nas regiões onde já opera.

A empresa possui um vasto portfólio de obras em diversas regiões do Brasil, e no Distrito Federal, mantém dezenas de projetos em andamento, com a previsão de início de pelo menos nove novos empreendimentos nos próximos meses, o que impulsionará um faturamento bilionário.

Foto: Focus Produção de Imagem

Para atender a toda essa demanda, as micro e pequenas empresas são essenciais para a Direcional, como explicou o gerente de suprimentos da empresa, Samuel Basílio. “Cerca de 90% da cadeia de suprimentos da Direcional hoje é composta por pequenas empresas. Sem essa rede, não teríamos chegado onde estamos, no momento. Atuamos em praças em que terceirizamos quase 100% dos serviços e em outras onde os índices são menores, mas que contam com a colaboração de micro e pequenas empresas”, afirmou.

Samuel observou que, com a parceria firmada com o Sebrae, os donos de micro e pequenos empreendimentos terão um salto de gestão, estando devidamente preparados tanto administrativa quanto tecnicamente para atender às demandas da Direcional.

“Todas as micro e pequenas empresas aqui reunidas oferecem produtos ou serviços que atendem às demandas da Direcional. Portanto, é um trabalho de colaboração tanto com os clientes do Sebrae, que são os pequenos negócios, quanto com a Direcional, uma grande empresa que necessita do trabalho dos pequenos empreendimentos para operar e concluir suas obras”, pontuou o gestor da Cadeia de Casa e Construção do Sebrae Nacional, Carlinho Souza.

Foto: Focus Produção de Imagem

O gestor reforçou o papel das micro e pequenas empresas no programa e ressaltou aos público presente a importância de investir na capacitação, aspecto que tornará os empreendimento mais competitivos, produtivos e sustentáveis, permitindo que se destaquem no mercado e conquistem novas oportunidades. “Nosso objetivo é identificar as empresas em seu estágio atual e conduzi-las a um patamar superior”, acrescentou Carlinho.

Para concluir esse objetivo, o programa dispõe de um processo estruturado de capacitação e desenvolvimento, no qual até 18 empresas poderão participar. Todas serão submetidas a um diagnóstico inicial para identificar as principais dificuldades. Com isso, será preparado um plano personalizado, visando aprimorar a gestão, os processos, o faturamento e a competitividade de cada empreendimento.

Além do plano individual, serão realizadas ações coletivas para abordar demandas comuns entre as participantes. O programa também promoverá encontros para fortalecer o relacionamento entre as pequenas empresas e a empresa âncora, no caso, a Direcional Engenharia, além de discussões sobre requisitos de relacionamento e conexões com instituições financeiras, com o objetivo de facilitar o acesso a crédito e fornecer informações relevantes sobre o tema.

Ao fim das ações do programa, um novo diagnóstico será aplicado com a finalidade de monitorar o progresso das micro e pequenas empresas envolvidas, com destaque para dados referente ao aumento de competitividade, produtividade e sustentabilidade.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Essa estratégia de encadeamento produtivo vai promover uma relação ganha-ganha. Vamos atuar para impulsionar o desenvolvimento local e o crescimento de pequenos negócios, ao mesmo tempo em que será possível garantir a uma empresa do porte da Direcional, a entrega de serviços e/ou produtos qualificados que permitirão manter a qualidade de seus empreendimento imobiliários”, concluiu a analista da Gerência de Negócios e Rede do Sebrae no DF e também gestora do Projeto do Encadeamento Produtivo no DF da instituição, Gabriela Ribeiro.

Embora o Sebrae desenvolva estratégias de encadeamento produtivo em todo o Brasil, a iniciativa de conectar pequenos negócios da cadeia produtiva de Casa e Construção à Direcional Engenharia é a única que está em operação no momento no Distrito Federal.

-

-

-

  • Casa e Construção
  • Direcional Engenharia
  • Encademaento Produtivo
  • Micro e pequenas Empresas
  • Sebrae no DF;