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Evento compartilha tendências apresentadas na edição 2024 da NRF Big Show

Realização esteve inserida no rol de eventos do Inspira Brasília e reuniu empresários de pequeno porte da capital federal
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Empresários de pequeno porte do Distrito Federal estiveram reunidos no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília, para acompanhar um evento promovido pelo Sebrae no Distrito Federal que apresentou um resumo de conteúdos e tendências presentes no National Retail Federation (NRF) Big Show, que acontece anualmente em Nova York, nos Estados Unidos.

A NRF Big Show, que chegou à sua 114ª edição em 2024, reúne os principais líderes e empresários do varejo global. Ao longo dos três dias do evento, mais de 40 mil participantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto as tendências e alternativas que poderão impulsionar o desempenho dos negócios, além de absorver conhecimento. Com sua capacidade de reunir renomados nomes do setor, a NRF representa um ambiente privilegiado para a aquisição de conhecimento.

A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, abriu o evento falando da importância das missões técnicas promovidas pela instituição, que possibilitam que micro e pequenos empresários participem de eventos renomados e mantenham-se atualizados sobre as transformações do mercado.

“A NRF já é um evento internacional consolidado e uma das maiores feiras do mundo, demonstrando cada vez mais seu potencial. O Sebrae compreende a importância desse evento para nossos pequenos empreendedores e atua para garantir sua efetiva participação. Este ano, levamos uma comitiva com 12 empreendedores do DF, formando, juntamente com as demais missões brasileiras, uma das maiores delegações do evento, que reuniu 40 mil pessoas”, comentou.

Foto: Focus Produção de Imagem

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O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Fernando Cezar Ribeiro, também ressaltou a participação da instituição e dos empreendedores locais em eventos como a NRF. Ele destacou a importância de explorar tecnologias, enfatizando o quão significativo é, para os pequenos empreendedores, participar de missões internacionais para compreender melhor o mercado e suas transformações.

“As missões técnicas que promovemos funcionam como uma via que oferece compreensão das tendências e desafios futuros, mas que também podem oferecer oportunidades para um crescimento significativo do Distrito Federal e do Brasil. São processos que influenciam a trajetória de qualquer negócio, e a participação de empreendedores locais na NRF teve exatamente esse objetivo”, analisou Fernando.

O analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Thiago Angelo, detalhou a importância de planejar e organizar missões técnicas para empresários, desde a construção do edital até a disseminação das informações após o evento. “Toda vez que o Sebrae promove uma missão técnica, nós pensamos em um processo, com início, meio e fim. A realização deste bate-papo marca a conclusão de uma jornada, durante a qual condensamos informações e as disseminamos para aqueles que não puderam participar da missão em Nova York. Estamos fechando um ciclo, uma jornada, de forma dinâmica e objetiva”, assegurou.

O especialista em varejo, escritor e podcaster Caio Camargo foi responsável por dar continuidade ao encontro. Com mais de 10 anos de experiência acompanhando a realização do evento em Nova York, ele fez uma breve análise do cenário da economia americana no início de 2024 e abordou, ainda, aspectos econômicos que caracterizam a economia mundial nos três primeiros meses deste ano.

Caio observou que no ano passado, o mercado estava fortemente centrado na execução eficiente das tarefas básicas, buscando a excelência em sua realização. Entretanto, neste ano, segundo o especialista, a estratégia evoluiu para realizar o básico com primazia, mas de forma inovadora. Isso inclui a integração de elementos como a inteligência artificial e o reconhecimento da relevância da experiência transacional e emocional, buscando gerar impacto emocional nas interações com os clientes.

O especialista ainda condensou as tendências que podem ser aplicadas para cativar clientes e impulsionar o crescimento de empreendimentos locais. “Foque no que precisa ser feito para aumentar receitas e reduzir custos. O que pessoas ou processos não resolvem, talvez seja necessário o uso de tecnologia. Lembre-se que a tecnologia é um meio, não o fim para resolver seus problemas. O digital é importante, a inteligência artificial é indispensável, mas tenha em mente que criar uma comunidade, uma experiência para sua marca é ainda mais fundamental”, recomendou Caio.

Proprietário de uma franquia especializada na venda de acessórios femininos, Luiz Maia, foi um dos participantes do encontro no Sebraelab. Ele também integrou a comitiva da missão técnica promovida pelo Sebrae no DF até a cidade americana e ressaltou a relevância da instituição para o crescimento de seu empreendimento e compartilhou como aprendeu a se inspirar em experiências internacionais, como as vivenciadas em Nova York, e a necessidade de adaptar conceitos e tendências para a realidade do mercado brasileiro.

“Foi uma experiência fantástica participar dessa missão, visitar um grande centro de negócios mundial e conferir, de perto, as tendências reais para o varejo nos próximos meses. Alguns aspectos podem ser difíceis e desafiadores para serem implementados aqui no Brasil, mas o contato com a inovação certamente serve como fonte de inspiração”, assegurou.

O empresário parabenizou, ainda, a realização do evento do Sebrae para compartilhar os conteúdos apresentados em solo norte-americano. “Para quem foi até Nova York, foi uma maneira de reviver um pouco da experiência da NRF. Mas esse evento é importante ainda para muitos outros donos de negócios que não puderam ir até lá”, acrescentou.

O Inspira Brasília

A realização do evento fez parte do calendário do Inspira Brasília, uma iniciativa que é resultado de parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape/DF), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Sebrae no Distrito Federal.

A iniciativa aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março e consistiu na realização de uma série de eventos capazes de ajudar os negócios locais a crescer, criar mais chances de progresso e expandir oportunidades para as pessoas que residem em todo o território brasiliense.