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Panela Candanga celebra a gastronomia local e a força da mulher

Edição da feira, a primeira de 2024, aconteceu no Casapark e esteve inserida na programação
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Entre os dias 7 e 10 de março, o Casapark foi palco da aguardada 14ª Edição da Feira Panela Candanga. A realização, a primeira de 2024, contou com o apoio do Sebrae no DF para realçar a autenticidade da gastronomia local, reconhecer a magnitude da mulher no universo empreendedor e, também celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento integrou, ainda, o calendário de atividades do Inspira Brasília, ação que ajudou a movimentar o cenário brasiliense, impulsionando negócios e a economia da região do Distrito Federal.

A feira desempenhou o papel de plataforma para impulsionar e valorizar as conexões humanas dentro da cadeia alimentar regional. Durante os quatro dias de evento, 25 expositores dedicados à produção de comida legítima, tanto proveniente do campo quanto da cidade, apresentaram uma variedade de produtos gastronômicos, incluindo pães, méis, doces, vinhos, chocolates, chás, molhos, queijos e muito mais.

Além disso, a feira ofereceu opções voltadas para veganos, vegetarianos, celíacos, intolerantes e indivíduos com necessidades alimentares específicas. Durante o evento também foram realizadas aulas-show com especialistas em harmonização de vinhos, cervejas e chopes artesanais, além de duas oficinas especiais de confeitaria de ovos de Páscoa para as crianças.

Carolina Monteiro, diretora de produção e curadora da Panela Candanga, expressou gratidão pela realização desta primeira edição da feira e pela continuidade da parceria com o Sebrae no DF. “Nesta edição, abrimos o ano de nossa feira no Casapark, um espaço totalmente alinhado com a nossa proposta, que nos acolhe sempre muito bem, junto a um público que entende o valor do trabalho dos produtores locais e a qualidade dos produtos apresentados. Mantemos o apoio do Sebrae, que facilitou a participação dos expositores, fornecendo suporte e subsídio aos produtores, refletindo ainda mais na qualidade do que foi apresentado ao grande público”, afirmou ela.

A curadora destaca Brasília como um destino importante no turismo gastronômico, ressaltando que muitos pequenos produtores contribuem para essa dinâmica com produtos de alta qualidade. Além disso, enfatiza o papel significativo das mulheres que dedicam suas vidas ao estudo e à elaboração de produtos artesanais. “Uma parte significativa dessa força vem do trabalho de mulheres que dedicam suas vidas ao estudo e elaboração de seus produtos artesanais. São elas os destaques em nossa feira e merecem ser valorizadas, assim como seus produtos merecem alcançar cada vez mais pessoas em nossa cidade”, acrescenta.

Uma das participantes da primeira edição da feira em 2024 foi a empreendedora Kize Alves, que está à frente da Pinon Torroneria, marca que há quase dois anos produz torrones artesanais. A empreendedora conta que a ideia de abrir a marca tem origem no seio familiar, mais precisamente no hábito de sua avó, uma espanhola apaixonada por torrones e que sempre que visitava o Brasil, trazia na bagagem a iguaria marroquina que costuma ser consumida à mesa por famílias na Espanha e na Itália.

“Após passar por um momento difícil em minha vida, decidi aprender a fazer torrones e encontrei em São Paulo um local que ensinava a receita italiana. No entanto, devido às diferenças de altitude e umidade entre São Paulo e Brasília, precisei adaptar a receita para que os torrones ficassem mais macios, de acordo com a preferência dos brasilienses”, lembra Kize.

A empreendedora participou da feira pela quinta vez em sua trajetória e elogia o sucesso do evento. “A Panela Candanga oferece muitas oportunidades para quem produz e também para os clientes. É um momento bom para apresentar produtos e estabelecer novos clientes. Sempre venho participar com as melhores expectativas possíveis”, completa.

Ana Paula Lucena foi outra empreendedora que marcou presença nesta primeira edição da feira em 2024. Sob sua direção, a Q Suculentos se destaca na produção artesanal de antepastos. Um dos pontos distintivos de seus produtos é a escolha de tomates suculentos e com baixa acidez, adquiridos de pequenos produtores da área rural do DF.

Em sua quarta participação no evento, Ana Paula exibia entusiasmo e estava ansiosa para apresentar sua variedade de rótulos e estabelecer conexões fundamentais para o crescimento de sua marca. “Participar da Panela Candanga tem sido fantástico. Sempre saio daqui com novos clientes. Além disso, é uma feira onde encontro com clientes antigos. Muitos veem até aqui para prestigiar a realização do evento”, diz a empreendedora, que usa conteúdos do Sebrae no DF para evoluir sua ideia de negócio. “Já participei de palestras oferecidas do Sebrae e tenho nos meus objetivos me aproximar mais. Quero ainda fazer alguns cursos que com certeza vão agregar ao meu produto, ao meu negócio”, finaliza.

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  • Inspira Brasília; Sebrae no DF; Empreendedorismo; Vendas;