O auditório da Administração Regional de Ceilândia foi o local escolhido para receber o pontapé inicial das capacitações do Beleza em Movimento. A iniciativa faz parte do rol de atividades do Programa Brasília Capital da Beleza e oferece, de forma gratuita, orientações a empreendedoras e empreendedores. O objetivo é incentivar os profissionais a acreditarem em seu potencial, a celebrarem cada conquista e a continuarem buscando conhecimento, mantendo o Sebrae como um parceiro em suas jornadas de desenvolvimento.
Lançada no ano passado, a capacitação promovida pelo Sebrae no Distrito Federal juntamente com o Sindicato dos Salões, Institutos, Centros de Beleza e Estética do Distrito Federal (Simbeleza/DF), o Sindbele/DF, a Hair Brasilia and Beauty e a Escola de Sucesso apresenta uma série de mudanças significativas em 2025. Uma das intenções é a expansão das regiões administrativas beneficiadas. Até o momento, além de Ceilândia, estão previstas turmas em Taguatinga, Sobradinho, Paranoá, Recanto das Emas, Guará, Brazlândia e Santa Maria.
Em todas as localidades, quem participar da capacitação será municiado com conteúdos considerados essenciais para a boa gestão de um pequeno negócio do setor de beleza. As atividades abrangerão temas fundamentais, como marketing, gestão de pessoas, Lei Salão Parceiro, entre outros. O objetivo é apoiar cabeleireiras, manicures, barbeiros, proprietárias de clínicas de estética e outros profissionais do setor a alcançar um crescimento sustentável e ter sucesso no mercado.
Uma outra novidade para as atividades da capacitação ao longo deste ano é a participação de distribuidores. O objetivo desta estratégia é fortalecer o ecossistema da beleza, criando oportunidades tanto para distribuidores quanto para empreendedores do setor. Ao apoiar ações como essa, os distribuidores não apenas impulsionam seus negócios, mas também contribuem para a qualificação da gestão de seus clientes, tornando-os mais preparados e sustentáveis.
Além disso, essa parceria agrega valor às marcas locais, estimula o crescimento do mercado e reforça a conexão entre todos os elos da cadeia. Com esse movimento, os distribuidores podem atuar junto ao Sebrae na ponta, incentivando os empreendimentos a investir em capacitação e inovação, gerando benefícios para todo o setor.
Karyne Costa, analista da Gerência de Negócios em Rede (GENER) e gestora do Programa Brasília Capital da Beleza do Sebrae no Distrito Federal, falou aos participantes sobre a importância da iniciativa. Ela reforçou que a capacitação visa contribuir com conteúdos que promovam a profissionalização e a gestão eficiente dos pequenos empreendimentos, melhorando a oferta dos serviços que são oferecidos ao público brasiliense. “Estamos comprometidos em melhorar a cada dia o setor de beleza no Distrito Federal, capacitando empreendedores e estimulando possíveis donos de negócios para que possam não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado altamente competitivo. Ao investir na formação e na gestão, estamos elevando a qualidade do serviço e impulsionando o crescimento econômico da nossa região”, esclareceu.

A gestora da instituição também enfatizou o potencial do setor no e comentou sobre a importância da formalização do negócio, incentivando a procura pelo apoio da Sala do Empreendedor, iniciativa que faz parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae por todo o país. “O trabalho dos responsáveis pela Sala do Empreendedor é essencial, atuando em parceria com o Sebrae para apoiar e orientar os Microempreendedores (MEIs) no processo de formalização e regularização de seus negócios. A Administração de Ceilândia dispõe deste espaço que está sempre pronto para acolher aqueles que precisarem”, acrescentou Karyne.
Um dos principais nomes do setor de beleza no DF e diretor da Hair Brasília and Beauty, Valteni Souza também acompanhou o início da capacitação em Ceilândia. Ele fez uma breve análise sobre o mercado da beleza no Distrito Federal, mencionando os altos números que o setor acumula atualmente, cerca de R$ 7,8 bilhões por ano, e salientou a importância da capacitação em gestão para os empreendedores envolvidos na área.

“Fico feliz em ver a participação de vocês nessa atividade. Capacitação é essencial para a gestão de suas empresas de forma eficaz. É preciso entender separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, administrar pessoas, gerenciar redes sociais e sempre buscar por mais conhecimento. Ao se aperfeiçoar, os profissionais têm mais condições de alcançar melhores resultados financeiros”, observou.
O administrador regional de Ceilândia, Dilson Rezende, também prestigiou a realização da atividade e comentou a importância do Sebrae como uma instituição essencial para empreendedores da mais populosa região administrativa do DF. “O Sebrae é quem pode fornecer a vocês todas as orientações necessárias para a construção de um empreendimento de sucesso”, assegurou.
Dilson também falou ao público presente na capacitação acerca das recomendações antes de iniciar qualquer empreendimento. Ele encorajou que os interessados busquem informações no Sebrae, na Sala Do Empreendedor e nas demais unidades da administração regional para verificar a viabilidade do negócios e compreender as questões legais.

Willany Micaely foi uma das empreendedoras a participar da capacitação. Há cerca de cinco anos ela atua como designer de sobrancelhas e esteticista e, no momento, realiza atendimentos a domicilio e em sua própria casa, em Ceilândia Sul. Ela já conta com uma pequena rede de fornecedores e resolveu participar da atividade para se aprofundar em temas de gestão, estabelecer novas parcerias, agregar mais valor ao trabalho e, futuramente, poder aumentar o leque de opções de procedimentos ofertados em seu empreendimento. “Eu fiquei bastante animada com tudo o que aprendi aqui. Foram momentos enriquecedores e já preenchi algumas páginas do meu caderno de anotações. Já fiz alguns contatos também e vou ficar de olho para participar de outras capacitações também”, afirmou.
Capital da Beleza
O Programa Brasília Capital da Beleza é resultado de uma ação colaborativa que envolve a atuação do Sebrae no DF e líderes locais do segmento na capital, com o propósito de reunir profissionais que compartilham da crença no potencial e profissionalismo dos talentos locais. A iniciativa busca não apenas beneficiar a economia local, mas também promover impactos positivos a nível nacional.
Saiba mais das ações do programa em brasiliacapitaldabeleza.df.sebrae.com.br
Confira abaixo as datas das capacitações previstas:
Ceilândia – 24 e 25 de março
Taguatinga – 14 e 15 de abril
Sobradinho – 19 e 20 de maio
Paranoá – 16 e 17 de junho
Recanto das Emas – 18 e 19 de agosto
Guará – 22 e 23 de setembro
Brazlândia – 27 e 28 de outubro
Santa Maria – 17 e 18 de novembro
Para informações sobre inscrições e locais de realização, acompanhe o perfil do Sebrae no DF no Instagram (@sebraenodf).