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Evento no Brasília Shopping apresenta conteúdos para o mercado de moda no DF

Em sua 1ª edição Estilo Brasília exaltou a diversidade e o talento brasiliense, com desfiles, palestras e apoio aos empreendedores
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
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O Brasília Shopping promoveu, nos dias 25 e 26 de setembro, a 1ª edição do Estilo Brasília. O evento, apoiado pelo Sebrae no Distrito Federal foi cenário para a realização de desfiles, palestras, ativações comerciais e uma variedade de ações que atraíram nomes do universo fashion e o público da capital interessado no assunto. A realização foi, também, ponto de encontro para interessados em temas como empreendedorismo, carreira e comunicação.

A proposta de realização do evento, segundo os organizadores, foi promover a democratização do pensamento criativo, autoral e comercial, além de celebrar o orgulho de um estilo único e brasiliense na moda. Tudo isso de maneira inclusiva, autêntica e diversa, com discussões amplas que valorizam a riqueza da diversidade brasileira.

Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping, explicou que a ideia de promover o evento surgiu da observação do consumo local e da necessidade de valorização dos criadores da cidade. Segundo ela, o evento representa uma oportunidade única de apresentar ao público brasiliense uma indústria criativa vibrante e em crescimento. “Muitas das vezes não há espaço para este mercado em Brasília e, por isso, talentos vão para outras praças. Então, a ideia é inspirar e fazer com que as pessoas queiram criar e empreender aqui, fortalecendo a cadeia produtiva como um todo”, afirmou.

A realização do evento teve como uma de suas principais premissas o apoio ao mercado local e a promoção de uma visão colaborativa. Nesse sentido, a organização contou com a parceria do Sebrae no DF. Rose Rainha, diretora superintendente da instituição, abordou os desafios que os empreendedores do segmento de moda enfrentam, além de ressaltar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor no território brasiliense.

“Para o Sebrae, é uma grande satisfação participar desta parceria. A mistura de brasilidades que encontramos aqui na capital se reflete claramente na moda. Em relação aos desafios, a inovação é o maior deles. No entanto, observamos o progresso que os empreendedores estão fazendo em busca de uma melhor capacitação. O Sebrae tem apoiado essa busca com diversos programas, como o Agentes Locais de Inovação (ALI), que visa trazer resultados para micro e pequenas empresas por meio da gestão da inovação”, explicou a dirigente.

Foto: Focus Produção de Imagem

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Felipe Fernandes, analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, destacou o potencial do mercado de moda, apresentando dados que evidenciam sua importância como motor de geração de empregos e renda. “O mercado da moda no Brasil é robusto, com 5,1 bilhões de peças produzidas em 2023. Ele emprega aproximadamente 935,5 mil trabalhadores, dos quais 66,8% estão em micro e pequenas empresas. Isso demonstra que, além de gerar empregos diretos, o setor tem um efeito multiplicador, contribuindo para a renda e transformando a vida de muitos empreendedores. O empreendedorismo na moda representa uma oportunidade significativa para inovação e criação, com o potencial de impactar positivamente a economia local”, acrescentou.

Durante os dois dias, a realização do Estilo Brasília funcionou como um verdadeiro encontro não apenas para os entusiastas do universo fashion, mas também para os admiradores de áreas como o design, da arquitetura, da gastronomia e da arte. O comunicador Caio Braz, junto ao cofundador da plataforma FFW, Augusto Mariotti, apresentou insights sobre as novas direções da moda no Brasil e no mundo, abordando o tema “A moda hoje e amanhã”.

Em um outro momento, o renomado estilista Ronaldo Fraga e a jornalista Lilian Pacce exploraram a moda por meio da poesia, dos costumes, das memórias e das raízes do Brasil.

Durante o evento, Fraga compartilhou sua visão sobre o cenário da moda na capital federal e ressaltou o papel do Sebrae dentro desse universo. “Brasília é um terreno muito fértil. Aqui, convergem a cultura nordestina, a mineira, a amazônica e a do sul. O papel do Sebrae é fundamental nesse contexto, pois leva informações aos empresários e estimula a valorização da cultura brasileira”, comentou o especialista.

Livia Santos, estudante de costura e crocheteira, acompanhou atentamente a palestra de Ronaldo Fraga e não hesitou em elogiar o evento e os temas abordados. “Foi uma experiência incrível! A discussão sobre assuntos como sustentabilidade, feminismo, arte e a influência da moda em diversas áreas realmente me encantou. Como baiana, aprendi a importância de nos reconhecermos e de expressarmos nossa singularidade no mundo”, avaliou.

Micros e pequenos empresários também acompanharam a programação do evento, incluindo lojistas do Brasília Shopping, como Luciana Vargas. À frente de uma loja no centro comercial há 28 anos, ela se dedica diariamente à venda de artigos e acessórios femininos e arrumou tempo para participar da realização como forma de ficar atualizada dentro de um mercado competitivo.

A empresária também reconheceu a importância do Sebrae em sua trajetória profissional. “O Sebrae esteve presente em momentos cruciais da minha vida e o Seminário Empretec foi um verdadeiro divisor de águas. Por isso, digo que é uma instituição excepcional, sempre incentivando os empreendedores a alcançarem seus objetivos. E para aqueles que ainda não têm clareza sobre onde querem chegar, o Sebrae ajuda a traçar esse caminho, revelando todo o potencial e as oportunidades disponíveis”, comentou.

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