ASN DF Atualização
Compartilhe

Festival Sesi de Educação inspira estudantes a criarem o futuro com arte e tecnologia

A atividade faz parte da iniciativa Inspira Brasília, que realizará ainda outros eventos na capital federal até 10 de março
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Imagine uma vasta sala de aula onde os alunos trocam as tradicionais cadeiras e mesas, formam equipes e constroem diversos robôs usando peças de LEGO, capazes de enfrentar uma série de desafios em uma arena. Ou ainda, um momento em que estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 56 kg, com 1,2 metro de altura, detalhando o funcionamento desses robôs que são capazes de cumprir dezenas de atividades e estão prontos para competir em uma arena.

Assim pode ser resumido o cenário do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, período em que o espaço, acostumado a receber grandes eventos, foi palco da mais recente edição do Festival Sesi de Educação, evento que reuniu crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil, onde foram os protagonistas de histórias de criatividade, trabalho em equipe e engenhosidade.

O festival reúne mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, sendo uma oportunidade para os jovens aprenderem de forma interativa e dinâmica. O evento vai além das salas de aula tradicionais e inspirou os estudantes a explorarem o mundo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, promovendo a metodologia STEAM, abordagem que tem revolucionado o ensino ao oferecer uma perspectiva multidisciplinar e prática, oferecendo aos estudantes uma compreensão mais prática, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e colaboração.

Segundo Wisley Pereira, superintendente de Educação no SESI Nacional, em vez de apenas absorver conhecimento teórico, os participantes têm a chance de colocar em prática o que aprendem, desenvolvendo projetos, construindo robôs e solucionando problemas reais. Ele destacou que, além de trabalhar o desenvolvimento da capacidade cognitiva, matemática, ciência, física e artes, o mais importante a ser trabalhado são habilidades socioemocionais, que são resiliência, colaboração, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, exatamente as habilidades necessárias para o futuro do trabalho.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) ratifica a fala do superintendente do SESI Nacional, apontando que 36% das crianças e adolescentes sofreram algum problema emocional durante e após a pandemia. Pereira enfatizou que um dado como esse acende um alerta e aponta para a necessidade de mudanças nas formas de educar.

O Festival Sesi de Educação faz parte do rol de eventos do Inspira Brasília, uma iniciativa que busca impulsionar a economia local e promover o empreendedorismo criativo.

Com o apoio do Sebrae no DF, o Governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa, a Federação de Agricultura e Pecuária do DF, a Fecomércio/DF e a Fibra, o evento é uma oportunidade para os estudantes se conectarem com o mundo do trabalho e descobrirem novas possibilidades de carreira, criando o futuro de forma inteligente e planejada.

-