Gestores, professores, orientadores educacionais e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal estiveram reunidos na noite da última quinta-feira, 19 de setembro, no auditório do Centro Educacional 02 do Cruzeiro para a realização de mais uma etapa da 6ª Edição do Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica. O evento, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Sebrae no DF, apresentou uma programação com objetivo de promover reflexões e troca de conhecimentos sobre a integração da Educação Profissional e Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos e os seus impactos no mundo do trabalho.
A subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal, Iêdes Braga, abriu a atividade e destacou a importância do debate para fomentar discussões ricas e produtivas sobre a necessidade de desenvolver cidadãos críticos e qualificados, capazes de contribuir para a transformação social em um mundo cada vez mais desafiador.
Dentro desse contexto, ela enfatizou a relevância da integração entre as subsecretarias de educação básica e o papel essencial desta unificação para enfrentar os desafios que ainda persistem na educação. “Ainda temos muito a avançar em busca da meta de uma educação de jovens e adultos que se integre efetivamente à educação profissional”, reconheceu.
Iêdes aproveitou a ocasião para convocar os profissionais da Educação presentes a se unirem em um esforço conjunto, a fim de viabilizar avanços que resultem em melhorias aos milhares de estudantes da Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino do DF.
O analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF, Fernando Carvalho, falou, na sequência, acerca da importância da colaboração entre instituições para o fortalecimento da Educação na capital. “É fundamental planejar para que Educação e empreendedorismo sejam, de fato, elementos que cresçam juntos. Brasília tem muito espaço para isso e o Sebrae é um grande parceiro da Secretaria da Educação nesse movimento de disseminar o comportamento empreendedor nas escolas”, acrescentou.
A sequência da programação do evento contou com uma roda de conversa sobre a importância da integração da EJA com a Educação Profissional. O momento foi mediado por Klever Corrente, professor na Universidade do Distrito Federal e de Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde atua como coordenador pedagógico de cursos técnicos integrados à EJA, na modalidade à distância.
Participaram da ocasião o coordenador pedagógico de integração do curso técnico de Serviço Público Integrado à EJA no Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Raimundo Nonato, além das professoras Maria Luiza Moizinho e Betseba Araújo, ambas coordenadoras dos cursos técnicos integrados à EJA no Centro de Educação Profissional da Escola Técnica de Ceilândia (ETC).
Nonato apresentou um relato de experiência sobre a evolução profissional no CED 02, descrevendo a matriz curricular da unidade educacional, entre outros aspectos. Já Maria Luiza e Betseba narraram as ações que mobilizam jovens e adultos na unidade educacional de Ceilândia.
O professor Wilson Conciane também participou da roda de conversa. Ele, que também é engenheiro civil e ex-reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB) provocou os presentes ao evento com dados sobre a EJA e a Educação profissional, lembrando que o conceito de educação vai além do simples gesto de disseminar conteúdos.
A diretora de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do DF, Joelma Bomfim, encerrou os debates da noite reforçando o propósito de aproximar os diversos profissionais das escolas da secretaria a fim de discutir temas relevantes para o desenvolvimento da educação no Distrito Federal. Ela ressaltou que a integração entre o mundo do trabalho, a educação profissional e o empreendedorismo proporcionam uma oferta de ensino mais robusta. “Essa junção entre a educação profissional e o Sebrae só tem melhorado a qualidade de ensino oferecida”, assegurou.
A dirigente destacou, também, a importância do empreendedorismo como um eixo transversal na educação profissional, explicando que a parceria de longa da entre a SEEDF e o Sebrae no DF é um fator motivador fundamental para expandir essa modalidade, permitindo que os diálogos sobre empreendedorismo sejam ampliados e abordados de maneira mais pessoal. “Queremos que as pessoas consigam transformar seus pensamentos e mudar suas condições de vida por meio dessa transformação”, completou Joelma.
-
-