ASN DF Atualização
Compartilhe

Oficina capacita agentes das Salas do Empreendedor e equipes de comunicação das administrações regionais

Atividade teve como foco a plataforma Canva
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), atendentes das Salas do Empreendedor do Distrito Federal e membros das equipes de comunicação das administrações regionais do DF participaram na terça-feira, 10 de junho, de mais uma etapa da formação continuada promovida pelo Sebrae no DF. O treinamento ocorreu na sede da instituição, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e focou no uso da plataforma Canva, uma ferramenta de design gráfico intuitiva que permite criar uma vasta gama de conteúdos visuais, como gráficos para mídias sociais, apresentações, infográficos e pôsteres.

A atividade foi conduzida por uma consultora credenciada ao Sebrae no DF e, à primeira vista, até soou como um momento técnico. O propósito, no entanto, foi muito além de estimular os participantes a dominar a ferramenta de design. Ao longo da atividade, a consultora foi detalhando os objetivos por trás da plataforma, seu público-alvo e explorando os menus e os painéis de criação que estão disponíveis atualmente. Desse modo, foi possível fornecer aos participantes na produção de conteúdos visuais de qualidade, essenciais para a comunicação eficaz nas redes sociais e em outras plataformas digitais.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Especificamente para os ADTs e atendentes das Salas do Empreendedor, detalhar as funcionalidades do Canva significa uma forma de potencializar a divulgação de programas de apoio, eventos e informações relevantes para os micro e pequenos empreendedores, tornando a comunicação mais atraente e acessível. Já para as equipes de comunicação das administrações regionais, a capacitação permitiu aprimorar a capacidade de informar e engajar a população sobre as ações governamentais e iniciativas locais.

“O Sebrae tem atuado para qualificar cada vez mais as equipes das Salas do Empreendedor. A intenção não é que eles se tornem artistas digitais, mas que adquiram um conhecimento mínimo sobre a criação e divulgação de materiais. Isso permitirá que divulguem suas oportunidades e agendas, colaborando com o trabalho das assessorias de comunicação presentes em cada administração regional”, explicou o gestor da Rede Parceira de Atendimento e analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Everton Saúde.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

“A ideia é que essa familiaridade permita uma comunicação mais fluida e assertiva, garantindo que as mensagens cheguem de forma rápida e eficaz a quem mais precisa: os empreendedores locais”, acrescenta Everton.

Entre os participantes da atividade estava o chefe da Assessoria de Comunicação da Administração Regional de Sol Nascente/Pôr do Sol, Eduardo Monteiro. Ele ocupa o cargo há cinco meses e tem trabalhado juntamente com sua equipe para dar uma nova cara às mídias digitais e ao site da região administrativa.

Para ele, a participação em oficinas como a ofertada pelo Sebrae é vista não apenas como uma oportunidade de aprender algo novo, mas de aprimorar o que já se sabe e, principalmente, de trocar experiências. Mesmo já utilizando a ferramenta, ele valoriza a chance de ver como outros a percebem e utilizam, buscando novas perspectivas e dicas. “Muitas vezes a pessoa já domina uma ferramenta, mas não deve nunca perder a oportunidade de participar de workshops, seminários e eventos para interagir e ver como outras pessoas e organizações estão usando aquela ferramenta e abordando um assunto. É preciso sempre estar atento e atualizado, e o Sebrae nos proporciona isso com a realização da oficina”, ressaltou.

Eduardo contou, ainda, que sua relação com o Canva vai além da criação de design para cards e banners. Ele também usa a plataforma para criação de vídeos e busca sempre associar esse trabalho com outras ferramentas, como o ChatGPT.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Chefe da Assessoria de Comunicação da Administração Regional da Fercal, Bruna Terto também participou da atividade. Atuando sozinha no setor, ela enxerga no Canva e em outras plataformas de edição de fotos e vídeos oportunidades cruciais para otimizar sua rotina. “Quase sempre estou em meio a uma atividade, ou em algum outro lugar e, pelo meu celular, consigo ir adiantando demandas que vou recebendo dos setores da administração. É uma ferramenta que traz praticidade”, ressaltou.

Para Bruna, a busca por agilidade e eficiência está diretamente ligada à necessidade de se manter atualizada, algo que ela valoriza profundamente. “Em um cenário onde a tecnologia muda constantemente, o aperfeiçoamento contínuo não é uma opção, mas uma necessidade essencial para comunicadores. Sempre há algo novo a aprender”, completou

A realização da oficina de Canva está diretamente associada a um objetivo maior: atender às exigências para a aquisição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, cujas diretrizes estão ancoradas em oito pilares, entre eles a presença digital das Salas do Empreendedor. Entre os requisitos para pleitear o Selo, destaca-se a necessidade de os agentes completarem, no mínimo, 50 horas de capacitação.

As formações, essencialmente voltada para o atendimento de excelência, possuem conteúdos programáticos amplos, abrangendo desde o registro detalhado dos atendimentos e a aplicação das soluções Sebrae, até o aprofundamento em temas cruciais como compras governamentais, agricultura familiar e acesso a crédito.

A jornada de capacitação liderada pelo Sebrae já conta com atividades previstas para as próximas semanas e abordarão temas como WhatsApp Business e automação para otimizar o atendimento, compras governamentais e o sistema de registro de atendimento aos empreendedores locais.

-

  • Admnistração Regional
  • Salas do Empreendedor
  • Sebrae no DF;