O setor de turismo é uma das principais fontes de desenvolvimento econômico e social no Brasil, e eventos de grande porte, como a ABAV Expo, funcionam como alavancas para pequenos e grandes negócios. Num cenário cada vez mais competitivo e sonoro, é fundamental que as empresas locais tenham a oportunidade de apresentar as suas produções e estabelecer conexões que fortaleçam os seus territórios. O Sebrae no DF, ciente dessa importância, tem trabalhado para fornecer visibilidade aos empreendedores do Distrito Federal e, conectando-os a mercados nacionais e internacionais por meio de iniciativas estratégicas.
Durante a 51ª edição da ABAV Expo, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), o Sebrae no DF apoiou a participação de empresas locais, destacando o potencial do cerrado e de Brasília como destinos turísticos de excelência. O evento, o maior do setor na América Latina, reuniu mais de 30 mil visitantes de todo o Brasil e de mais de 20 países.
Na feira, cada estado teve a oportunidade ter um espaço e, com Brasília não foi diferente. A capital contou com um estande de 100 metros quadrados sob coordenação da Secretaria de Turismo. O Sebrae no DF realizou uma articulação com a secretaria e pode garantir a presença do trade turístico no espaço, levando oito pequenos negócios para representar o destino Brasília. “Essa integração entre o governo e a cadeia produtiva local é fundamental para fortalecer o turismo em Brasília. Enquanto a Secretaria divulga e promove, os empresários vendem o destino, e esse foi um dos grandes diferenciais do nosso espaço na ABAV Expo em 2024’’, diz a gestora de turismo do Sebrae no DF, Nathália Hallack.
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Ainda segundo Nathália, a instituição participou do evento com duas frentes principais. O Espaço Made in Quadrado, dedicado à comercialização de produtos locais, trouxe 16 pequenos negócios que representaram a produção associada ao turismo. Vinhos, queijos, cachaças, cafés e outros produtos do cerrado foram apresentados ao público, promovendo o potencial econômico do bioma. ‘‘Essa foi a única área da ABAV Expo voltada exclusivamente para a comercialização de produtos locais. Mais do que as vendas, que somaram R$ 29 mil, o espaço foi essencial para comunicar a excelência de nossa produção local e riqueza e a diversidade de nosso território,’’, pondera a gestora.
Entre as empresas presentes no estande Brasília, foram apresentadas iniciativas como Cerrado Experience, Me Leva Cerrado e Brasília Negra, Indulge Me, Retrilhar e outras, todas focadas em experiências turísticas únicas e inovadoras que mostram o potencial de Brasília no turismo nacional e internacional. A participação foi marcada pela troca de contatos e parcerias que deverão gerar frutos a médio e longo prazo.
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Além disso, o Sebrae no DF também esteve envolvido em ações paralelas durante a ABAV Expo, como o brunch com jornalistas e influenciadores, realizado na Torre de TV, no dia 27 de setembro. Nesta ação, foi apresentado o tema “Viticultura e o enoturismo no cerrado”, com destaque para a participação da empresária Isabella Bonato, sócia da Vinícola Brasília. “Foi uma excelente oportunidade para divulgar a produção vinícola do cerrado para um público especializado, reforçando o potencial do DF para o enoturismo’’, acrescenta Nathália.
Integração com o mercado internacional
A ABAV Expo também abriu portas para a promoção de Brasília em mercados internacionais. Ao longo do evento, três Famtours com operadoras internacionais foram realizadas, permitindo que 20 operadoras turísticas de países como Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha e Suíça conhecessem de perto os produtos e serviços turísticos do DF. Durante essas visitas, os operadores puderam explorar a gastronomia e a hospitalidade locais, com destaque para negócios como a Cabríssima Queijaria Artesanal, o Brasis Ateliê Gastronômico e a Cozinha Autoral.
“A presença das operadoras internacionais foi uma excelente oportunidade para os pequenos negócios do DF mostrarem a qualidade das suas ofertas em um mercado global. Esse contato direto certamente abrirá novas portas para o turismo local, fortalecendo o destino Brasília no mercado internacional “, finaliza a gestora do Sebrae no DF.