ASN DF Atualização
Compartilhe

Programa Digitvs Empreendedor capacita professores do DF

Oficinas ministradas abordaram a importância da tecnologia digital para uma educação empreendedora
Por Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal tem realizado diversas ações junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Uma delas é o Programa Digitvs Empreendedor, no qual professores da rede pública, em sua maioria, integram o curso de pós-graduação “Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora”.

Nos dias 5 e 6 de março, mais de 100 docentes do Distrito Federal participaram da edição presencial das oficinas pedagógico-tecnológicas do Programa Digitvs Empreendedor, oferecido pelo Sebrae no DF e realizado pelo Instituto Educacional Essência do Saber. As oficinas ocorreram na Escola Técnica de Santa Maria, com o objetivo de formar a competência pedagógico-tecnológica com foco na abordagem de ferramentas digitais e virtuais, que podem ser aplicadas em sala de aula de modo gratuito.

“Nós temos a preocupação de integrar as questões tecnológicas ao nosso empreendedorismo, o que vai além de simplesmente abrir um negócio. E a pós-graduação tem auxiliado significativamente os professores em sala de aula, principalmente na educação empreendedora do Projeto Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)”, destacou Dielle Braga, gestora de projetos na área de educação empreendedora da Assessoria de Gestão de Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF.

Atualmente, o programa conta com mais de 700 docentes inscritos e visa contribuir para o aprimoramento dos professores do DF, com enfoque prático nas situações reais das disciplinas.

Elisiane da Silva, diretora do Instituto Educacional Essência do Saber e uma das idealizadoras da pós-graduação em parceria com o Sebrae, ressaltou a importância do uso da tecnologia na sala de aula. “Há muita confusão sobre o excesso de exposição das crianças às telas e o uso da tecnologia na educação. Hoje, a tecnologia é parte do cotidiano das pessoas e usar essas ferramentas de modo pedagógico traz um diferencial na aprendizagem”, pontuou.

Para a professora de línguas estrangeiras – espanhol, Kátia Cardoso, as estratégias didáticas do método Digitvs estimulam e envolvem os alunos dentro da sala de aula. “Na minha escola, eu trabalho com estudantes que são crianças e adultos. Portanto, o uso da tecnologia tem sido efetivo no ensino, no trabalho e nas dificuldades de aprendizado que eles enfrentam”, afirmou.

O Programa Digitvs Empreendedor também faz parte das ações do Movimento Inspira Brasília, cujo propósito é conectar e promover eventos de todos os setores produtivos do DF”.

  • Digitvs; Educação Empreendedora; Sebrae no DF;