Um grupo composto por 30 mulheres residentes em várias regiões administrativas do Distrito Federal iniciou na última terça-feira, 6 de maio, a mais nova turma do Projeto Empreenda Mulher. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre o Sebrae no DF, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Ceilândia e a Secretaria de Estado da Mulher do DF, com o objetivo de oferecer capacitação em empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo empoderamento e, sobretudo, protagonismo feminino.
O grupo integra a primeira turma do projeto em 2025. Elas irão se encontrar na Casa da Mulher Brasileira semanalmente até o fim de junho. Durante cada encontro, elas serão municiadas com conteúdos e orientações de consultores credenciados pelo Sebrae no DF, além de receber incentivos para iniciar uma jornada empreendedora.

A realidade de muitas participantes do projeto está longe do ideal. Diariamente, elas travam uma incansável luta por reconhecimento em diversas esferas da vida, ao mesmo tempo em que lidam com questões familiares diversas, incluindo situações de violência. Diante desse contexto, a capacitação representa uma oportunidade fundamental. As participantes enxergam no curso o caminho para conquistar não apenas independência financeira e habilidades de gestão necessárias para gerir um pequenos negócio, mas, sobretudo, uma vida mais digna e justa.
Presente ao início da capacitação, a subsecretária de Promoção das Mulheres, Letícia Campos, fez questão de destacar a resiliência e a força das mulheres ali reunidas. “Vocês são mulheres que não desistem dos seus sonhos”, assegurou. Ela ainda observou que todas as presentes possuem uma definição de liberdade que abrange tanto a esfera financeira quanto a psicológica, e ressaltou que a Casa da Mulher Brasileira dispõe de estrutura adequada para apoiá-las em suas rotinas e na concretização de sonhos.

A subsecretária também manifestou o interesse de, ao final da capacitação, voltar a se encontrar com as participantes para conferir depoimentos sobre empreendimentos já em funcionamento.
A analista da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios do Sebrae no DF, Rafaela Ferreira, reforçou a essência do projeto de oferecer realidade, muitas vezes reportada no noticiário local, de mulheres em vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica e psicológica. Segundo ela, a capacitação pode significar um sinal de esperança, uma luz no fim do túnel. “O propósito é mostrar que vocês podem ser protagonistas de suas histórias, de suas vidas e não precisam depender de ninguém nem ficarem reféns de pressão psicológica”, pontuou.
Rafaela aproveitou a ocasião para compartilhar o emocionante relato de uma participante de uma turma anterior do projeto. Ela narrou a história de uma moradora do Riacho Fundo II, de 28 anos e mãe de cinco filhos, que enfrentava dificuldades para trabalhar fora de casa devido aos cuidados com as crianças. Ao perceber a situação, a comunidade local se mobilizou, oferecendo incentivo e ajuda prática. O apoio começou gerou a inscrição na capacitação do Projeto Empreenda Mulher e também no cuidado dos filhos durante os encontros previstos o cronograma de ações. Desse modo, a mulher conseguiu concluir as atividades do curso e hoje participa das feiras promovidas pelo Sebrae no DF, onde vende bolos e doces, transformando sua realidade.

A capacidade de transformação de mulheres também foi destaque nas palavras da gerente do espaço de capacitação da Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia, Heldane Araújo. Ela comemorou o início das atividades e lembrou outras atividades bem-sucedidas que acontecem no espaço que o objetivo é oferecer formação e profissionalização para as mulheres do DF. “Os nossos cursos têm dado um retorno com participantes inseridas no mercado de trabalho e empreendimentos em diversas áreas”, completou.
Durante o primeiro encontro, as mulheres participaram de uma palestra focada em inovação e vendas. O conteúdo abordou a importância de inovar em seus negócios para melhor competir no mercado e incentivou a reflexão sobre as possibilidades de aplicação da inovação.

