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Sebrae apoia a realização de seminário para gestores de escolas particulares do DF

Além de difundir conhecimentos, evento foi palco da divulgação do Prêmio Educador Transformador
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) promoveu, na última segunda-feira, 4 de agosto, a mais recente edição do Seminário Gestores. O evento, já consolidado como o principal encontro anual de formação e atualização para líderes educacionais do setor privado no Distrito Federal, contou com apoio do Sebrae no DF e reuniu diretores e gestores escolares para discutir os rumos da educação em um espaço de eventos no Setor de Indústrias Bernardo Sayão.

Com o tema “Conexões de Sucesso: Economia, Superação e Futuro”, o seminário chegou à sua quarta edição e contou com a participação de palestrantes renomados nacional, abrangendo áreas como economia, filosofia, educação, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. A iniciativa buscou proporcionar um ambiente de reflexão, networking e troca de experiências para aprimorar a educação privada no DF.

Ana Elisa Dumont, presidente do sindicato, abriu a programação do evento, destacando a importância do seminário como um espaço estratégico para reunir aqueles que acreditam na força transformadora da educação, sobretudo em meio a um cenário que exige reinvenção com propósito, coragem e estratégia.

“Estamos reunidos aqui hoje com o objetivo comum de pensar o presente e projetar o futuro da educação com inteligência, sensibilidade e coragem. A realização do seminário é um convite à reflexão sobre como podemos, juntos, construir estratégias sólidas diante dos desafios atuais e nos preparar para que as nossas instituições estejam prontas para tudo que vier”, observou.

“Que este encontro nos inspire e reafirme o compromisso com uma escola viva, um espaço de acolhimento, presença e transformação”, completou a dirigente.

Carlos Cardoso, chefe da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, acompanhou a realização do evento e ressaltou como a instituição considera relevante a associação do ambiente escolar com o empreendedorismo. Ele pontuou sobre as diversas soluções que a instituição desenvolve para a área e o impacto na vida estudantes, educadores e de demais membros da comunidade escolar no DF e Brasil afora.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

O gerente falou, em especial, sobre o Prêmio Educador Transformador, cujas inscrições foram prorrogadas até 18 de agosto. A iniciativa, encampada pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare está na terceira edição e tem o objetivo de identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais com potencial transformador idealizados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, focados na educação empreendedora.

Para dar evidência à solução, o Sebrae preparou um espaço durante a realização do seminário e atraiu os educadores presentes e interessados em conhecer melhor a ação. “Não precisa ter um projeto formal. É necessário apenas a ideia e a consciência de que a educação transforma”, pontuou Carlos.

A edição 2025 do Prêmio Educador Transformador tem como tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”. Uma das novidades para esta edição é a jornada de desenvolvimento apoiada por Inteligência Artificial, criada para ajudar os participantes a aprimorar seus projetos e adaptá-los às necessidades e particularidades de cada comunidade escolar.

Professores, gestores escolares e gestores de rede podem inscrever suas ideias ou projetos em três categorias principais, por meio do site www.educadortransformador.com.br.

Conhecimento para transformar

Desde sua primeira edição, o seminário tem reunido anualmente mais de 300 gestores escolares de instituições filiadas ao Sinepe/DF. O evento se consolidou como um espaço dinâmico e acolhedor, promovendo o fortalecimento de redes colaborativas e a atualização profissional. Sua programação oferece uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades da gestão educacional, com foco em práticas inovadoras, reflexões inspiradoras e perspectivas econômicas que impactam diretamente as decisões estratégicas nas instituições de ensino.

Uma parcela considerável dessa fonte de inspiração tem origem nas palavras partilhadas por personalidades que anualmente passam pelo palco do seminário. Neste ano, o evento contou com uma apresentação do renomado filósofo e educador Mario Sergio Cortella abordou a importância fundamental da humildade intelectual para o sucesso, especialmente no campo da educação. Ele defendeu que a capacidade de reconhecer o que ainda não se sabe é crucial para a abertura ao novo e para o aprendizado contínuo. Segundo ele, uma pessoa arrogante, que presume já saber tudo, torna-se impermeável a novas ideias e oportunidades de crescimento.

Cortella enfatizou que a humildade é um estado de disponibilidade para o aprendizado, essencial em um cenário de constantes mudanças. Ele criticou a postura de alguns profissionais da área de formação de pessoas que se fecham ao conhecimento, perdendo a chance de se reinventar e de encontrar soluções para os desafios atuais.

Durante sua apresentação, o educador também teceu reflexões inspiradas em renomados escritores brasileiros, como João Guimarães Rosa, Mario Quintana, Manoel de Barros e Rubem Alves. Ele também fez menção ao jornalista Apparício Torelly, o Barão de Itararé, e abordou temas contemporâneos, como a Inteligência Artificial, enriquecendo a discussão com diversas perspectivas e parabenizou os educadores presentes por dedicarem tempo para buscar o conhecimento e o preparo para enfrentar os desafios, evitando a armadilha de apenas “fazer por fazer”.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Por fim, Cortella apresentou três pilares para o êxito: ensinar o que se sabe (generosidade mental), praticar o que se ensina (coerência ética) e perguntar o que se ignora (humildade intelectual). Ele concluiu que a adoção dessas trilhas virtuosas é fundamental para navegar em um cenário turbulento de mudanças. Segundo o filósofo, essas práticas são o alicerce para uma escola viva, que acolhe, transforma e prepara os indivíduos para um mundo em constante evolução.

Autor do livro “Superar é Viver”, o economista e empreendedor Pedro Pimenta foi outro a se apresentar durante o seminário. Ele compartilhou sua inspiradora jornada de resiliência e transformação com o público. Pimenta, um dos primeiros quadriamputados no mundo a viver com total autonomia e dirigir sem adaptações, narrou como uma meningite severa, aos 18 ano, em 2009, quase o vitimou, resultando na amputação de seus braços e pernas.

Durante o período de seis meses de internação e o uso de cadeira de rodas, Pedro encontrou um novo propósito em Oklahoma, nos Estados Unidos. Lá, veteranos de guerra amputados o ajudaram a ressignificar sua condição. Com determinação, ele superou os desafios, readquiriu sua independência com próteses e transformou sua experiência em um projeto maior: a fundação da Da Vinci Clinic, uma empreendimento de reabilitação para pessoas amputadas que se tornou referência no Brasil e na América Latina.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Em sua apresentação, Pedro enfatizou a importância de assumir o controle da própria vida. “Somos nós que temos que tomar as rédeas e nos adaptar ao ambiente em vez de nós esperarmos que alguém seja ideal. Você é quem escolhe o significado de tudo o que acontece na sua vida”, afirmou ele.

Pedro seguiu a apresentação narrando diversos episódios de sua vida e reforçando que a verdadeira mudança ocorreu quando ele passou a se aceitar e a amar sua nova condição. Esse processo o impulsionou a construir uma nova realidade, reforçando a ideia de que a responsabilidade pela própria transformação é individual e contínua.

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