O Sebrae no Distrito Federal iniciou, nesta segunda-feira, 31 de março, as atividades da segunda turma do programa Materializa Arquitetura e Design. A iniciativa é promovida pela instituição de apoio aos pequenos negócio e, tem como objetivo oferecer orientação especializada em gestão empresarial para profissionais que já empreendem nas áreas de arquitetura e design na capital. A aula inaugural ocorreu nas instalações do Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).
A decisão de desenvolver o programa para arquitetos e designer surgiu da análise dos resultados obtidos com o Materializa Movelaria, uma ação encampada pelo Sebrae e que capacitou, em 2023, pequenos empresários da indústria moveleira, resultando em um aumento significativo na produtividade dos empreendimentos envolvidos. Além disso, as constantes queixas ouvidas pelos gestores da instituição de profissionais de arquitetura e design contribuíram para o surgimento da iniciativa.
Os resultados da primeira turma superaram as expectativas. A evasão registrada foi baixíssima, quase nula, e o engajamento dos participantes foi extraordinário, proporcionando uma diversidade de aprendizados, atualizações e a geração de contatos e negócios. A boa aceitação também serviu para aprimorar o cronograma e os conteúdos oferecidos aos profissionais. Assuntos que não foram abordados no ano passado, mas que são extremamente relevantes, passaram a fazer parte do rol de conteúdos que serão ministrados para a segunda turma.

“A nossa expectativa é contribuir significativamente para o desenvolvimento do setor. Tanto a arquitetura quanto o design envolvem muitos aspectos técnicos, mas os profissionais enfrentam dificuldades em se enxergar como empresários e em adotar práticas de gestão eficazes as melhorias implementadas vão potencializar ainda mais os resultados. Queremos que, ao fim do programa, eles consigam alavancar seus negócios e aumentar a sustentabilidade das suas operações”, explica a analista da Gerência de Negócio em Rede e gestora do projeto de Arquitetura e Design do Sebrae no DF, Gabriela Ribeiro.
Assim como na edição do ano passado, a turma é formada por representantes de 15 pequenas empresas locais. Eles serão municiados em encontro semanais e presenciais que ocorrem até o início do mês de julho. Serão partilhados conteúdos organizados em quatro eixos temáticos, direcionando os participantes na criação de soluções, cativação de clientes, aumento de faturamento e gestão eficiente. O resultado esperado é que os inscritos possam desenvolver competências fundamentais para garantir a sustentabilidade e a expansão de seus empreendimentos, desde estratégias de marketing até planejamento financeiro, inovação e conhecimentos específicos nas áreas de arquitetura e design.

“Fizemos questão de não espaçar demais o intervalo entre as aulas, nem de encadeá-las de forma muito próxima. Queremos facilitar a compreensão e dar tempo para que os alunos processem o conteúdo. E uma estratégia muito importante é que, juntamente com o conteúdo, sempre há a produção de algum material, uma entrega. Isso acrescenta ainda mais valor para os participantes do programa”, complementa o facilitador do programa, o arquiteto Ricardo Meira.
A designer Lyz Souza está entre os profissionais que serão impactados pela metodologia do programa nos próximos meses. Ela tem bacharel em administração de empresas e no momento atua de forma solitária à frente da Patchwork Interiores, empreendimento que abriu há quase cinco anos. “Digo que sou uma profissional solo. Começar e seguir assim por um tempo é possível. Mas quando há vontade de crescer, é necessário estruturar o negócio de forma sustentável. Estou participando do Materializa com essa expectativa. Quero compreender melhor o processo de gestão antes de contratar colaboradores e expandir a minha atuação”, detalha.

Lyz também lidera a Diretoria Regional da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) no DF e comenta o papel fundamental do Sebrae na região. Ela salienta que, com o apoio da instituição, os profissionais de design estão aprimorando a gestão de seus empreendimentos por meio de palestras, workshops e programas específicos que contribuem para a formação e o desenvolvimento profissional. “Estabelecemos uma parceria entre a ABD e o Sebrae que tem avançado desde o ano passado. Estamos trabalhando conjuntamente para fortalecer profissionais de design e arquitetura, a fim de elevar a qualidade da construção civil no DF. Na primeira turma do Materializa, tivemos uma pouca participação de designers. Agora, temos um grupo maior, que é fruto dessa parceria”, conclui.
Os empreendimentos inscritos nas ações do programa participaram de um evento de mobilização realizado pelo Sebrae nas últimas semanas. Os empresários e empresárias indicados foram recomendados pelos participantes da primeira edição do Materializa Arquitetura e Design, que compartilharam informações sobre os resultados obtidos ao longo do ano passado. A troca de experiências e a valorização dos resultados anteriores foram fundamentais para a formação do novo grupo de participantes.
-
-
-
-
-