ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae lança programa para impulsionar desenvolvimento do segmento de beleza do DF

Iniciativa reuniu autoridades e empreendedores em um espaço no SOF Sul
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de impulsionar o ecossistema da beleza no Distrito Federal, foi lançado na semana passada o Programa Brasília Capital da Beleza. A iniciativa é resultado de uma ação colaborativa que envolve a atuação do Sebrae no DF e líderes locais do segmento na capital, com o propósito de reunir profissionais que compartilham da crença no potencial e profissionalismo dos talentos locais. A iniciativa busca não apenas beneficiar a economia local, mas também promover impactos positivos a nível nacional.

O lançamento ocorreu em um centro cultural de negócios no Setor de Oficinas Sul e reuniu empreendedores, autoridades do governo e representantes de parceiros da iniciativa, como o Sindicato dos Salões, Institutos, Centros de Beleza e Estética do Distrito Federal (Simbeleza/DF), o Sindbele/DF, a Hair Brasilia and Beauty e a Escola de Sucesso.

A programação do lançamento foi aberta pelo gerente de negócios em rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, que comentou brevemente sobre o processo de concepção do projeto. Ele destacou a realização de reuniões com parceiros estratégicos com o intuito de criar alternativas e soluções para fortalecer as empresas do segmento e tornar o setor ainda mais competitivo.

Cardoso também ressaltou que ao falar do segmento de beleza, se aborda a qualidade de vida e o bem-estar, destacando que o lançamento do programa vai revelar para o Brasil que Brasília é, de fato, a capital da beleza.

A superintendente da instituição, Rose Rainha, também falou sobre da importância do segmento de beleza para o DF, além de salientar a participação expressiva de mulheres no setor. “Poder ver esse evento de lançamento cheio, com a presença de autoridades do governo distrital e federal, evidencia a pujança do setor de beleza do nosso Distrito Federal. É uma área que compreende tanto homens quanto mulheres, mas que, sobretudo, tem muito a crescer para tornar a nossa Brasília, de fato, a capital da beleza. Estamos no caminho, pois já ofertamos produtos e serviços de qualidade”, afirmou.

A senadora pelo DF, Damares Alves, foi uma das personalidades políticas presentes ao lançamento do programa. A parlamentar elogiou a determinação e o empenho dos profissionais do setor, além de ressaltar a importância econômica da indústria da beleza para o desenvolvimento do tecido econômico distrital. “Acredito na redenção do nosso Distrito Federal, e quando falamos em busca de autonomia econômica aqui no DF, sem dúvida, a indústria da beleza figura no topo dessa lista. Vocês que empreendem, que atuam nesse segmento são verdadeiros heróis, verdadeiros guerreiros, que desenvolvem produtos e serviços de qualidade, aumentando o otimismo em relação ao futuro da indústria da beleza no DF”, comentou.

O também senador pelo DF, Izalci Lucas, frisou o potencial da região para sediar indústrias do setor e ainda destacou o empreendedorismo no segmento como oportunidade de gerar renda para as mulheres. Ele ressaltou a necessidade de unir esforços para transformar o sonho em realidade. “Brasília tem tudo para ser a capital da beleza de fato e de direito, precisamos unir esforços para tornar esse sonho uma realidade”, disse o parlamentar.

Foto: Focus Produção de Imagem

-

Dando sequência à programação do evento, a analista e gestora do segmento da beleza do Sebrae no DF, Karyne Costa, conduziu uma apresentação detalhada sobre o programa, destacando a importância do mesmo e mencionando o apoio histórico de agentes e autoridades locais. Ela também apresentou dados que comprovam a relevância do setor para a economia local e nacional, e falou sobre a importância de promover ações e eventos estruturados para os empreendedores.

“O segmento de beleza do Distrito Federal é um pilar essencial para o desenvolvimento da região e, historicamente, acumula números expressivos que impactam significativamente a economia local. Nos últimos meses, dedicamos nossos esforços para mapear o setor, conversar com lideranças e entidades locais com o intuito de compreender as necessidades e coletar dados que forneceriam ao Sebrae informações para propor a elaboração de uma jornada de desenvolvimento mais adequada aos empreendimentos deste setor”, explicou Karyne.

A analista do Sebrae no DF declarou ainda que “Com a implementação do programa, a instituição esperar não apenas fornecer capacitação aos empreendedores do setor da beleza, mas também incentivá-los a pensar em inovação, impulsionando, assim, o crescimento sustentável e a competitividade do mercado local. Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo suas habilidades socioemocionais, que são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional”.

O segmento da beleza reúne, atualmente, mais de 70 mil profissionais, dos quais 37 mil são formalizados, e movimenta cerca de R$ 1,2 bilhão por ano no Distrito Federal.

Empresário renomado do Distrito Federal, Gustavo Nakanishi destacou a relevância da qualificação profissional para o crescimento ainda mais expressivo do setor da beleza. Ele ressaltou que, em meio às constantes revoluções digitais, o segmento se torna essencial como pilar da atividade produtiva para as comunidades, e solicitou o apoio dos parlamentares presentes para que sejam abertos caminhos que alavanquem o desenvolvimento de empreendimentos locais. “Temos desafios que precisam ser superados com urgência”, assegurou.

A programação do evento também foi palco para a entrega de um acordo de compromisso, idealizado por atores do segmento de beleza. O documento foi recebido pela superintendente do Sebrae no DF e visa contribuir com o objetivo do programa de posicionar Brasília como a capital da beleza no Brasil.

Prestigiaram a realização do evento a secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira; a deputada distrital Dayse Amarilio; o deputado distrital Iolando; e o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro.

Inclusão e diversidade

Foto: Focus Produção de Imagem

-

O público presente teve a oportunidade de apreciar um desfile coordenado por profissionais de destaque no setor da beleza, que fazem parte do movimento Escolas de Sucesso. Este desfile celebrou a inclusão e a diversidade, realçando a beleza das distintas etnias que enriquecem nossa capital, com a participação de modelos diversos. A realização foi organizada pela Escola de Sucesso.

Presidente da Associação Fashion Inclusivo, cujo objetivo é promover a moda inclusiva, que respeita o estilo de vestir de todas as pessoas sem distinção, Adriana Moreira acompanhou o evento e o desfile e enfatizou a relevância da diversidade e inclusão no setor, além de elogiar o lançamento do programa pelo Sebrae no DF.

Ela comentou, ainda, que espera ver o segmento crescendo cada vez mais no DF e salientou que a diversidade e inclusão são essenciais no mundo da moda. “Precisamos mostrar que pessoas com deficiência podem estar em todos os lugares”, finalizou.

-

  • Inspira Brasília; Sebrae no DF; Capital da Beleza;