Empreendedores do segmento de gastronomia da Feira Permanente do Núcleo Bandeirante receberam na tarde da última terça-feira, 17 de setembro, cardápios personalizados, especialmente criados pelo Sebrae no Distrito Federal. A ação faz parte dos desdobramentos do festival gastronômico que a instituição realizou para comemorar a reinauguração do espaço, ocorrida em dezembro do ano passado. Também foram entregues certificados de participação no festival aos empreendedores.
O caminho para entrelaçar as trajetórias dos empreendedores da feira com a da instituição foi aberto após uma solicitação da Associação dos Feirantes da Feira Permanente Do Núcleo Bandeirante (Afeban), no âmbito do projeto Cidade Empreendedora. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae no DF juntamente com o Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF desde meados de 2019.
“O projeto tem como proposta promover a transformação econômica, social e cultural. A partir disso, continuamos a manter o relacionamento com as lideranças locais e logo inserimos o projeto de gastronomia do Sebrae, realizamos o festival e ainda outras ações com o objetivo de continuar apoiando o desenvolvimento local”, recordou Hélia Castro, analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF.
Com a utilização dos cardápios personalizados, os empreendedores têm a oportunidade de evidenciar os produtos específicos que oferecem, facilitando a identificação dos itens disponíveis pelos clientes. Além disso, o material irá funcionar como uma ferramenta eficiente para promover a marca de cada pequeno empreendimento, já que proporciona uma identidade visual profissional e que, associada à organização dos boxes após a reforma entregue no ano passado, irá contribuir para a construção de uma imagem positiva e memorável junto aos clientes, impulsionando as vendas dos pequenos empreendedores.
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“Quando o Sebrae iniciou o trabalho aqui na feira, era notável que cada box e os empreendedores estavam em níveis diferentes. Conseguimos equalizar a comunicação. Agora, com os cardápios, todos têm uma forma eficiente de se comunicar com os clientes, proporcionando mais praticidade. Os empreendedores disponibilizaram informações sobre o que oferecem, atualizaram os preços, as formas de pagamento que aceitam. Muitos já têm uma logomarca, disponibilizaram o WhatsApp e ampliaram a atuação para serviços de delivery”, comentou Letícia Garcia, gestora do projeto de gastronomia do Sebrae no DF.
Ainda segundo a gestora, três empreendedores que não tinham participado do festival, em dezembro, também receberam os cardápios.
Além da confecção dos cardápios personalizados, os empreendedores da feira participaram de uma série de atividades com uma consultoria disponibilizada, durante o Festival e nos meses seguintes, recebendo orientações sobre manipulação de alimentos, boas práticas de gestão, entre outras.
“A realização do festival proporcionou um impacto positivo no faturamento de cada box da feira. Muitos empreendedores notaram que os ganhos dobraram, triplicaram e até mesmo quintuplicaram. Esse impacto positivo incentivou mudanças. Muitos identificaram a necessidade de ajustar preços, repensar porções e melhorar o atendimento. O envolvimento foi muito bom e o profissionalismo ficou mais evidente”, pontuou a consultora Mariana Rolemberg.
Um dos empreendimentos que se beneficiaram da atuação do Sebrae no DF é a Pamonharia do Pai, fundada por José Coelho Neto. Com mais de cinco décadas de história, o negócio é atualmente gerido pela filha, Regina Coelho, que está inserida na rotina da feira desde sua infância. Ela lembrou que o pai, um cearense que chegou à cidade aos oito anos, se destacou como um dos pioneiros da feira, criando laços profundos tanto com a comunidade local, construindo uma trajetória de tradição e perseverança.
A pamonharia foi a maneira como o José Coelho sustentou a esposa e seus 10 filhos e, ao longo dos anos, tornou-se uma fonte de orgulho para ele. “Ele nunca nos incentivou a deixar a feira; muito pelo contrário, sempre desejou que continuássemos a tradição”, revelou Regina.
Apesar das mudanças no cenário econômico e no perfil do consumidor, a Pamonharia do Pai se manteve firme, preservando não apenas a memória de seu fundador, mas também a qualidade e o carinho com que sempre foram servidos os clientes. “Aos trancos e barrancos, a gente tem conseguido manter o sonho do nosso pai vivo e com o apoio do Sebrae tem sido mais fácil nos últimos meses”, acrescentou a filha.
A pamonharia também recebeu uma homenagem do Sebrae no DF. Um banner que exalta a figura do fundador e sua contribuição para a história da Feira Permanente e do Núcleo Bandeirante. “Estamos muito felizes com essa homenagem. Era um sonho dele ser reconhecido. Muitas pessoas ainda lembram dele com carinho”, contou Regina.
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Morador do Núcleo Bandeirante e frequentador assíduo da feira, Marcelo Duarte, gerente de Cultura e Esportes da Administração Regional da cidade, enalteceu o trabalho do Sebrae com os pequenos empreendedores. Na avaliação dele, a atuação da instituição foi determinante para o espaço ter uma cara totalmente diferente dentro de um curto período de tempo. “A feira foi totalmente repaginada. A estrutura antiga transmitia a impressão de abandono. Felizmente foi reformada e o Sebrae, orientando os empreendedores com toda sua expertise, foi fundamental para esse processo. Houve uma melhoria na qualidade do atendimento e na apresentação dos produtos. A mudança foi “da água para o vinho”, observou.
Keila Guedes, vice-presidente da Afeban, também celebrou a entrega dos certificados, dos cardápios e de outros benefícios proporcionados pela atuação do Sebrae. “Agora eles têm uma espécie de selo de qualidade. Os clientes vão se sentar nas mesas, caminhar pelos corredores, enxergar a marca do Sebrae e compreender que quem trabalha naquele box está apto a servir um produto de qualidade”, completou a dirigente.