ASN DF Atualização
Compartilhe

Mulheres são protagonistas em premiação para empreendedoras

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece novamente depois de cinco anos
Por Ana Paula Mira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Distrito Federal será palco, em novembro, do evento que vai consagrar as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. Depois de cinco anos sem edição, o Prêmio volta a reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Além do retorno, o evento ainda faz parte das celebrações dos 50 anos do Sebrae.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Desde a primeira edição, em 2004, mais de 80 mil empreendedoras já participaram da premiação. Entre as categorias, estão Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI).

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 acontece em duas etapas, regional e nacional. Primeiro são escolhidas três empreendedoras por estado e do Distrito Federal (em cada categoria), para então passarem por um júri que vai escolher 15 representantes na etapa nacional – sendo três de cada região.

As nove vencedoras nacionais serão conhecidas em novembro, em evento sediado pelo Sebrae. A premiação contempla uma viagem técnica com foco em capacitação, um aparelho de última geração (celular ou tablet), mentoria e troféu. As inscrições abrem 3 de junho e podem ser feitas gratuitamente no site https://cloud.cliente.sebrae.com.br/sebraedelasinscricao

Outras datas importantes:

•        Inscrições: 03 de junho a 17 de julho de 2022

•        Etapa estadual: agosto de 2022

•        Etapa regional: setembro de 2022

•        Etapa nacional (vencedoras das categorias): outubro de 2022

•        Evento de premiação nacional: novembro de 2022

Cinco anos depois

O fato de o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontecer depois de cinco anos dá à premiação uma nova expectativa. Segundo dados de um estudo do Sebrae realizado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), o número de mulheres à frente de um negócio voltou ao patamar de 10,1 milhões no último trimestre de 2021. O aumento foi uma notícia positiva depois de um recuo em 2020, primeiro ano da pandemia, para 8,6 milhões. Para Kátia Cristina Magalhães, Analista e Gestora de Projetos do Sebrae no DF, o momento é especial. “Nossa expectativa é reconhecer essas mulheres empreendedoras e suas histórias inspiradoras, e conhecer as melhores iniciativas empresariais dessas mulheres que conseguiram realizar seus sonhos e que servem de inspiração para outras mulheres, principalmente após a pandemia e a retomada da economia.”

Além disso, o Prêmio acontece no mesmo ano que o Sebrae comemora 50 anos de apoio a novos negócios no Brasil. Katia ressalta o papel importante da instituição desde 1972, ao ser um agente de capacitação e promoção de desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios no país. Segundo a Analista e Gestora de Projetos do Sebrae no DF, a participação feminina nos negócios já é maior do que a masculina, o que torna cada vez mais importante o incentivo ao empreendedorismo de mulheres.

“Mesmo com todo cenário positivo de crescimento das mulheres nos negócios, ainda existem diversos avanços a serem feitos. As mulheres enfrentam durante as suas jornadas empreendedoras preconceito, discriminação no ambiente de trabalho, dupla jornada – até porque muitas ainda têm de conciliar suas responsabilidades de vida pessoal com a profissional. Nós sabemos que, apesar de desafiador, é possível”, diz. Katia ressalta que o momento é de solidariedade. “O importante é elas saberem que não estão sozinhas, e que o Sebrae está de portas abertas para recebê-las e apoiá-las”. Por isso, a existência do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que coloca em evidência mulheres que conseguiram superar esses desafios a partir do compartilhamento de suas histórias.

Outras edições

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, desde 2004, incentiva mulheres a abrirem seu próprio negócio e a transformar suas próprias realidades e também a do país. Ao longo dos últimos 18 anos, várias foram as inciativas para fazer das empresas um ambiente com mais mulheres nos cargos de chefia. O Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas Pelo Sucesso), por exemplo, é um programa que foca tanto em ideias embrionárias para abertura de negócios quanto na aceleração das empresas já existentes e chefiadas por mulheres. Dessa forma, o Sebrae oferece meios para que micro e pequenas empresárias possam potencializar seus negócios e alavancar o empreendedorismo.

Em todos os eventos, o Sebrae ainda propicia o encontro entre mulheres que têm histórias inspiradoras. Nas últimas edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, por exemplo, as participantes puderam assistir a palestras de Luiza Trajano, Mônica Sousa e Suzana Pires. Luiza, presidente do Conselho da Magazine Luiza, é hoje uma das mulheres mais influentes no país e foi considerada, pela revista Forbes, a mulher mais rica do Brasil em 2020. Já Mônica Sousa comanda a Mauricio de Sousa Produções, além de ser a grande inspiração da Turma da Mônica – quadrinho que desde sempre colocou a mulher no centro de suas histórias. Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, já foi responsável, por meio de seu negócio, por acelerar diretamente mais de 1000 mulheres na abertura de suas empresas.

Mulher e negócios

O tema do empreendedorismo feminino ganhou relevância nos últimos anos e tem sido explorado pelo Sebrae em programas e pesquisas. Segundo estudo de setembro de 2021, do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, as mulheres foram mais afetadas pela crise do coronavírus do que os homens: 52% paralisaram temporariamente ou definitivamente seus negócios, contra 47% dos homens. Ainda assim, elas demitiram menos e inovaram mais. O estudo também mostrou que os números de mulheres donas de negócios e de mulheres chefes de família são muito próximos (aproximadamente 50%), o que mostra a importância desse empreendedorismo para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Em entrevista à Agência Sebrae Nacional, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, chamou atenção para o impacto da questão de gênero no ambiente de trabalho. “É urgente reconhecer a importância dessas empreendedoras e de remover os obstáculos que ainda impedem a total integração de milhões de brasileiras ao mundo dos negócios. Essa ação passa, necessariamente, pela formulação de novas políticas públicas e pela mudança de uma cultura que ainda deposita nas costas das mulheres a maior parte da responsabilidade pela administração da casa e pelos cuidados com crianças e idosos”.

SERVIÇO

O quê: Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Quando: Inscrições abertas a partir de 3/6

Onde: pelo site https://cloud.cliente.sebrae.com.br/sebraedelasinscricao

  • Empreendedorismo feminino;Mulheres;Sebrae Mulher;Sebrae no DF;
  • mulheres