ASN DF
Compartilhe

Empreendedora transforma a experiência feminina em transportes por aplicativo

Patrícia Florêncio é a criadora da Drive Delas, uma alternativa inovadora impulsionada por uma situação traumática e pelo desejo de oferecer segurança para mulheres
Por Luciana Sendyk | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Situações de violência e desconforto durante corridas de táxi ou de transporte por aplicativo se tornaram lamentavelmente comuns, provocando sensação de medo e insegurança para muitas pessoas. Essas situações não só prejudicam a mobilidade, mas também a qualidade de vida e o bem-estar, constituindo um constante obstáculo para a liberdade e autonomia de muitas pessoas, especialmente mulheres.

Motivada a transformar as sensações de medo e insegurança vivenciadas diariamente por muitas mulheres Brasil afora, a moradora de São Sebastião, Patrícia Florêncio, decidiu agir e idealizou a Drive Delas, um empreendimento criado como uma alternativa inovadora aos aplicativos convencionais e que busca redefinir o conceito de segurança quando o assunto é transporte feminino.

A ideia começou a ser amadurecida logo após uma experiência traumática enfrentada por ela. Antes de empreender, Patrícia trabalhava como motorista de app e, em uma de suas corridas, enfrentou uma situação de assédio ao transportar um grupo de homens. Isso a levou a repensar a trajetória como motorista e decidiu interromper a atividade, mas com a pressão financeira aumentando, ela foi impulsionada a buscar uma solução alternativa para o sustento de sua família, mas também sentiu que precisava se resguardar e auxiliar outras mulheres. “Estava sem renda. Percebi que precisava continuar. Olhava para o carro na garagem parado, via as prestações chegando. Pensei com calma e falei: vou colocar ele na rua”, lembra.

Foto: Dimmy Falcão/ Focus Produção de Imagem

-

Patrícia, então, começou a oferecer seus serviços exclusivamente para mulheres. “Meu empreendimento surgiu da minha própria dor como motorista de aplicativos, ao experimentar o assédio de perto. Decidi mudar essa realidade, reunindo motoristas mulheres interessadas em oferecer um serviço exclusivo. Agora, planejamos desenvolver um aplicativo para expandir a Drive Elas a todas as regiões administrativas do DF”, garante.

Desde sua criação, a ideia da empreendedora tem ganhado destaque no Distrito Federal. Contudo, os atendimentos da Drive Delas ainda são mantidos na região de São Sebastião, pois a ideia de Patrícia precisa ser mais bem trabalhada e, sobretudo, virar um aplicativo. No momento, os transportes são possíveis graças aos grupos de WhatsApp. São um total de 24 grupos, que são atendidos por 14 motoristas cadastradas, que juntas já atenderam mais de 2.400 mulheres nas regiões de São Sebastião e Jardim Botânico, trazendo não apenas uma revolução ao setor, mas também promovendo confiança e respeito para as mulheres em busca de deslocamentos seguros.

Em busca de crescimento e desenvolvimento da marca, Patrícia já desempenha outros planos e, para isso, tem buscado adquirir conhecimentos sobre gestão, marketing e empreendedorismo com apoio do Sebrae no Distrito Federal. “Eu costumo dizer que o Sebrae me achou. Foram consultores que viram na minha história um bom negócio e, com isso, pude receber muita orientação para continuar dirigindo e reunir outras mulheres com objetivos em comum. Os grupos estão funcionando bem, mas eu quero levar a Drive Delas para outros lugares do DF”, reforça.

Ainda segundo a empreendedora, o ‘boca a boca’ tem levado mais interessadas a prestarem os serviços e também a usufruírem deles, mas ela continua em busca de investimentos para consolidar o negócio em um aplicativo. ‘‘Com um aplicativo, conseguiremos aumentar significativamente o número de mulheres que dirigem para outras mulheres. Criaremos uma rede de apoio para fortalecer e encorajar motoristas femininas que não se sentem seguras nos apps tradicionais de corrida’’, finaliza.

Patrícia segue sua jornada como empreendedora, participando de diversos eventos promovidos pelo Sebrae no DF, como o Sebrae Delas, que evidencia um horizonte promissor para que mais mulheres possam ter condições mínimas para executarem suas ideias de negócio.

Para integrar os grupos, é necessário entrar em contato com Patrícia pelo WhatsApp, no número: (61) 9 9956 1396.

  • Caso de Sucesso
  • Sebrae no DF;