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Alunos de escola em Samambaia recebem Semana do Empreendedorismo

A ação será realizada em todas as 11 escolas que participam do Projeto Empreendedor do Futuro
Por Stéfane Rodrigues | AIs. Comunicação
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Estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia tiveram um dia dedicado ao empreendedorismo. A iniciativa faz parte de um convênio assinado pelo Sebrae no DF e a Secretaria de Juventude (Sejuv). Esta é a terceira escola que recebe a Semana do Empreendedorismo na área do entretenimento. A ação foi realizada no dia 15 de setembro.

O projeto Empreendedor do Futuro está sendo desenvolvido em 11 escolas que foram selecionadas e que ofertam o ensino integral e médio regular no Distrito Federal, aplicando soluções e ações educacionais que abordam o empreendedorismo na vida dos estudantes.

A Semana do Empreendedorismo no CED 619 contou com a participação da gestora do Projeto Empreendedor do Futuro, Claudia Bonifácio; da secretária de Estado de Juventude do DF, Leila Barreto Ornelas; do secretário executivo da Vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Haendel Fonseca; do professor de Educação Física, Paulo Mota; além da apresentação da companhia de teatro Setebelos.

Representando o Sebrae no DF, a analista Claudia Bonifácio comentou que o objetivo do evento é envolver toda a escola, estudantes, professores e, por que não, a comunidade. “Em alguns eventos, temos a presença de alguns pais e/ou responsáveis, e isso dá um diferencial. Queremos levar a mensagem de que empreender é mais do que montar uma padaria, por exemplo, é conhecer seus talentos e usar ao seu favor; é ter a oportunidade um dia de investir e trabalhar com o que realmente gosta”.

Para Claudia, a Semana do Empreendedorismo é capaz de impactar positivamente na percepção do trabalho proativo do estudante, ensinando a trabalhar em equipe e a ter uma visão ampla do empreendedorismo.

“Com esse evento, queremos que os alunos estejam mais entusiasmados para continuar com as capacitações, nos vários temas que estão sendo ministrados. Os temas abordados nas oficinas mostram para os alunos, o que é projeto de vida, comportamento empreendedor, oportunidade de mercado. Eles vão aprender sobre modelagem canvas e sobre comunicação de alto impacto, entre outros pontos importantes para quem quiser empreender”, disse.

Leila Barreto Ornelas, secretária de Estado de Juventude do DF, destaca que o projeto pretende atender aproximadamente 1000 alunos das 11 escolas, estimulando-os com as oficinas e mentorias, que vão proporcionar “visão de futuro”. A realização do evento foi possível a partir de recurso proveniente de emenda parlamentar.

“É uma oportunidade ímpar, pela qual a Secretaria de Juventude traz para esses jovens uma visão de melhorar o futuro da juventude do Distrito Federal”, destacou a secretária.

Representando a Câmara Legislativa do Distrito Federal, Haendel Fonseca reitera o trabalho do Poder Legislativo do DF em benefício do projeto, com verbas, para investir diretamente nos adolescentes, contribuindo com a formação multidisciplinar para o desenvolvimento futuro da sua vida.

“As expectativas são as melhores, que todos compreendam a importância dessa parceria do poder público com o Sebrae, a importância da participação e engajamento dos jovens no projeto”, comemorou o representante da CLDF.

Um dos convidados, Paulo Mota, levou muito movimento, alegria e fez todos dançarem. Sua experiência exitosa com essa arte também foi compartilhada com os alunos. “Fui convidado para contar um pouquinho da minha história. Eu tentei focar mais na questão de ser um empreendedor, não depender de construir uma empresa de venda de bens físicos e materiais, na verdade. Mas a gente tem que abraçar oportunidades. Isso é o que eu mais amo da minha fala. Tive muita ajuda no começo de outros profissionais que me deram oportunidades e eu consegui conquistar muitas coisas.”

A coordenadora pedagógica, Gizélia Borges, destaca com alegria a participação dos alunos nas palestras, que superou as expectativas. A professora ressalta que foi importante para eles conhecerem a integração da cultura, da arte e do entretenimento aliados ao empreendedorismo.

“A gente teve a presença dos estudantes do integral, que fazem parte do Projeto Empreendedor do Futuro, e também alunos que não fazem parte do projeto. Tivemos a chance de ver de uma forma diferente, com uma outra perspectiva, a questão do empreendedorismo.”

A jovem de 15 anos e estudante do 1º ano, Emilly Beatriz, é uma das participantes do projeto; ela pensa em abrir uma loja de roupas. “Aprendi a fazer várias coisas”, diz a estudante, destacando entre os aprendizados a criação da “persona”, que é a definição do público-alvo.

As mentorias seguem em andamento e duas equipes vencedoras em cada escola, receberão como prêmio um notebook (primeiro lugar) e um tablet (segundo lugar).

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