Tricampeão! O Bem Amigos Bar foi eleito o melhor boteco de Brasília pelo terceiro ano seguido. O resultado, após votação do público e dos jurados, foi revelado em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (17). O bar, localizado no Riacho Fundo, foi um dos 31 participantes da 8ª edição do Comida di Buteco, evento realizado anualmente no mês de abril com o apoio do Sebrae no DF. Como em toda edição, os brasilienses puderam saborear os petiscos por apenas 30 reais, e no Bem Amigos não poderia ser diferente.
Em comemoração ao aniversário de Brasília, os irmãos Éder e Elvis do Nascimento decidiram criar um petisco em homenagem à Capital Federal e participaram com o “Croquete do Mané”, feito de Kafta suína. O tema do Comida di Buteco de 2023 foi “Ervas e Especiarias”. Com pimenta, páprica picante e um toque de gergelim torrado, os irmãos conseguiram ficar com a faixa de vencedores do concurso por mais um ano. Após a premiação, Elvis revelou que perdeu dois funcionários durante o concurso e até a mãe deles entrou nessa. “Não tive tempo de treinar o pessoal e minha mãe, de 54 anos, teve que me ajudar“, contou..
O boteco vencedor foi escolhido por uma comissão de jurados e pelo voto do público, levando em consideração critérios como atendimento, temperatura das bebidas, higiene e, é claro, o petisco. O voto do público teve 50% do peso total, enquanto o dos jurados teve os outros 50%.
O Bem Amigos Bar venceu a etapa regional e agora representará Brasília na etapa nacional, que ocorrerá em julho. No ano passado, os irmãos ficaram em 5º lugar entre os melhores bares de todo o país. Agora, eles prometem trazer o grande prêmio para o DF. “Nós sempre ficamos com um pé atrás, mas neste ano realmente pensamos que não ganharíamos porque o nível estava muito alto. Estamos muito felizes e agora vamos trazer o nacional“, disse Éder do Nascimento.
Como sempre, o Sebrae no DF não ficou de fora dessa e permitiu a participação direta de 31 pequenos negócios. “O festival converge diretamente com os princípios do Sebrae em relação a fomentar o empreendedorismo e adentrar nas histórias de seus negócios familiares, sendo importante o apoio e aproximação do Sebrae para sensibilizá-los e orientá-los nas suas diversas questões de atuação e gestão empresarial“, afirmou Letícia Garcia, analista do Sebrae no DF.
Além do vencedor, outros dois bares também fizeram bonito. O Palorama, de Sobradinho, participou do concurso pela primeira vez e já garantiu o segundo lugar. Rony Batista, proprietário do bar, disse que o trabalho não foi fácil e exigiu muito treinamento. “O processo de criação do petisco também foi difícil. Fizemos muitos testes, treinamos os funcionários, melhoramos a casa e a logística“, explicou.
Do Guará, veio o terceiro lugar. Andrei Rodrigues, do Quiosque do Nem, conseguiu chegar ao pódio participando do concurso pela quarta vez. O petisco que garantiu a terceira colocação foi o “Que abobrinha é essa”, preparado com costelinha de porco, queijo gratinado e maionese de ervas. “Trabalhei com uma equipe dobrada, melhorei a estrutura do bar e estava muito confiante. Quem sabe no próximo ano eu não ganhe?“, sugeriu.
O Comida di Buteco busca valorizar a cozinha raiz. Para participar, basta ser um bar espontâneo e tradicional. Em todo o país, são 1.000 botecos competindo em 24 circuitos regionais.