ASN DF Atualização
Compartilhe

Catadores de materiais recicláveis celebram o Natal com apoio do Sebrae no DF

Iniciativa reuniu mais de 740 catadores e também contou com o apoio de autoridades, empresas e instituições
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

As instalações do complexo em que está situada a sede da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais do Distrito Federal (Centcoop), às margens da Via Estrutural, receberam, no último sábado, 13 de dezembro, a celebração do tradicional Natal dos Catadores. O evento reuniu mais de 700 cooperados e seus familiares e serviu de cenário para comemorar os resultados do trabalho desempenhado ao longo de 2025, bem como os avanços em direitos, reconhecimento e para reforçar a importância da atuação da categoria para o desenvolvimento do Distrito Federal.

A atividade contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal. Por meio do projeto Pró-Catadores, a instituição tem ofertado iniciativas de suporte à central de cooperativas. O trabalho é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae Nacional e o Governo Federal e visa organizar a produção dos catadores, aprimorar as condições de trabalho e ampliar as oportunidades de inclusão social e econômica, além de fomentar mecanismos para assegurar a igualdade racial, de gênero e a diversidade na cadeia produtiva da reciclagem.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Lúcia Fernandes, presidente da Centcoop, abriu a celebração do Natal destacando e agradecendo o apoio de empresas e instituições como o Sebrae no DF, que depositam confiança e não poupam esforços para aprimorar o trabalho desempenhado pela central de catadores. “Este Natal não é feito só por nós. É um trabalho de formiguinha. Se a Centcoop está viabilizando essa grande realização no dia de hoje, é também resultado do esforço de muitos parceiros que estiveram conosco ao longo deste ano e que sabem da importância de promover essa celebração e do papel que os catadores assumem. Nós temos grandes parceiros”, afirmou.

Rose Rainha, superintendente do Sebrae no Distrito Federal, participou da celebração e reforçou o compromisso da instituição com a categoria, destacando o investimento de cerca de R$ 1 milhão ao longo de 2025 em diversas iniciativas que visam profissionalizar e valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis do DF.

As ações proporcionadas pelo projeto encampado pelo Sebrae no DF começaram após um trabalho de diagnóstico que revelou que a falta de organização administrativa e a gestão incipiente são obstáculos para muitas cooperativas. Essa carência de planejamento afeta a produtividade, a qualidade da triagem e da coleta, podendo gerar perda de rotas e redução do valor dos contratos com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Atualmente, as cooperativas associadas à Centcoop mantêm mais de 40 contratos de coleta seletiva e triagem, que cobrem os custos operacionais e de manutenção. A venda dos materiais reciclados gera uma renda adicional, distribuída entre os catadores. O projeto também salienta o potencial de expansão no mercado privado, prestando serviços a grandes geradores de resíduos, como coleta, triagem e emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Para atender às demandas identificadas nas cooperativas, o projeto dispõe de consultores especializados e credenciados pelo Sebrae, preparados para oferecer suporte em cada uma das áreas especificamente.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

“A nossa presença no dia de hoje é para parabenizar o trabalho que cada um de vocês faz pelo nosso Distrito Federal e que no dia a dia é muito importante. Vamos continuar a valorizar esse trabalho, promovendo cada vez reconhecimento e o desenvolvimento de toda essa categoria”, assegurou Rose.

Jorge Adriano, gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) do Sebrae no DF, também marcou presença no evento e comentou sobre o envolvimento ativo da instituição com o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

O gerente salientou que o Sebrae almeja ser um agente transformador na vida dos catadores, oferecendo suporte contínuo para superar desafios como a desorganização administrativa e a gestão incipiente nas cooperativas. “Queremos participar ativamente da transformação da vida dos catadores, garantindo que o Sebrae seja um parceiro constante na busca por mais dignidade e reconhecimento para esses profissionais essenciais”, concluiu.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

O complexo em que está situada a sede da central de cooperativas ocupa um espaço de 80 mil metros quadrados, compreendendo duas centrais de triagem e reciclagem e uma Central de Comercialização. O local é palco para a atuação de 13 cooperativas de reciclagem. Ao todo, 460 cooperados estão inseridos nessa realidade e ajudam no processamento de 500 toneladas de resíduos mensalmente.

Outras 11 organizações integram o grupo e desenvolvem suas atuações em outras regiões administrativas do Distrito Federal, totalizando cerca de 760 cooperados com as 24 cooperativas filiadas à Centcoop.