ASN DF Atualização
Compartilhe

Colégio Biângulo mobiliza comunidade escolar do Guará em Feira do Programa JEPP

Realização contou com apoio do Sebrae no DF
Por Fabyane Oliveira | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A manhã do último sábado, 9 de novembro, começou de uma forma diferente para os estudantes do Colégio Biângulo. Em vez de livros, cadernos e conteúdos sendo difundidos em salas de aula, estudantes e professores ocuparam as instalações de cada uma das nove unidades da instituição de ensino para a realização das Feiras do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A ocasião marcou o fim das atividades da iniciativa e foi o momento para que os alunos colocassem em prática os conceitos sobre empreendedorismo absorvidos ao longo do ano.

A unidade do colégio no Guará, por exemplo, abriu as portas e recebeu um público expressivo durante a realização da feira. A instituição iniciou sua jornada no Programa JEPP em 2020, ainda em meio à pandemia de covid-19, e com um formato totalmente online. Com o passar dos anos, o programa se consolidou, envolvendo toda a comunidade escolar ao longo do ano.

Foto: Focus Produção de Imagem

Para ampliar esse alcance, o Sebrae no Distrito Federal assumiu um papel fundamental. A instituição proporcionou capacitação para os professores na metodologia do programa, que, por sua vez, compartilharam o conhecimento adquirido em sala de aula para turmas do 1º ao 9º ano. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, incluindo a elaboração de um plano de negócios, a realização de pesquisas de mercado, o desenvolvimento de gestão financeira, a confecção de produtos para venda e, finalmente, a aplicação de técnicas de atendimento ao cliente.

A metodologia do programa está alinhada à crescente necessidade de familiarização com o mundo dos negócios. Por essa razão, os pais consideram essas matérias essenciais na grade curricular, afirmando que a oferta de tais conteúdos é um fator decisivo na escolha da escola para seus filhos.

Pai de três alunos matriculados na unidade educacional, Dennis Webert é um dos admiradores do programa. Ele julga ser extremamente importante que as crianças aprendam desde cedo o que é empreender, já que isso pode fazer a diferença em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo. “Meus três filhos estão desenvolvendo esse aprendizado financeiro e empreendedor por meio de diversos projetos realizados pelo colégio. Eles motivam as crianças e ensinam tudo o que é necessário para empreender do zero”, comentou.

Estudante matriculado no 4º ano, Davi Carlos já participou das atividades do programa em anos anteriores e está familiarizado com o percurso para aprender práticas empreendedoras e alcançar o sucesso na feira. Na avaliação dele, é fundamental que todos os alunos estejam focados, assumam responsabilidades e mostrem empenho, contribuindo nas áreas em que têm maior habilidade. Ele, por exemplo, ficou responsável pela comercialização dos produtos, já que segundo os colegas, possui uma comunicação bem desenvolvida. “Os meus colegas ficaram em responsáveis por outras funções, como a organização, a decoração do espaço e a fabricação de doces e cupcakes”, contou o jovem estudante.

Com a venda dos produtos, Davi e sua turma têm planos de realizar uma confraternização em um espaço dedicado à diversão infantil.

Foto: Focus Produção de Imagem

Outro estudante, Felipe Leal, do 8º ano, destacou o propósito do programa e seu impacto na rotina de aprendizado. Para ele, o JEPP tem sido essencial para a compreensão de conceitos de educação financeira e uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, aspecto que segundo ele pode fazer a diferença no futuro. “É um projeto incrível e todos os meus colegas adoram. Tenho certeza de que todos sairão mais motivados e inspirados,” afirmou Felipe.

À frente da coordenação do programa para as turmas do 1º ao 5º ano da unidade educacional, Sheila Figueiredo, mais conhecida como Sissi, ressaltou a importância de um aprendizado lúdico para os alunos. “Nós utilizamos das nossas habilidades pedagógicas e componentes curriculares para passar o conhecimento necessário para os nossos alunos mais novos. Porque não é só poupar, eles precisam aprender com o que estão lidando e qual o valor que essa construção tem”, observou a educadora.

-

-

  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • Sebrae no DF;