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Com o propósito de colorir o mundo, empreendedor conquista terreno fora do Brasil com ideia inovadora

Garagem, produtos diferenciados, vendas online e apoio do Sebrae no DF fazem parte da história de sucesso da Kamaleão Color
Por Deividi e Jorge l AIs Comunicação
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Quando alguém observa um empreendimento forte e consolidado consegue imaginar a trajetória de desafios enfrentados por quem criou, acreditou, investiu e defendeu uma ideia de negócio? A superação das adversidades é um dos pilares do sucesso da Kamaleão Color, empresa criada e gerida por Igor Ramon Alves do Nascimento, 45 anos, que teve o apoio do Sebrae no DF para sustentar as bases do negócio que – assim como muitos outros – iniciou suas atividades sob olhares descrentes de quem não conseguia vislumbrar o seu potencial.

Afinal, ao começar a pesquisar e investir em produtos de coloração capilar, Igor recebeu a desconfiança (e as negativas) até de quem já acompanhava seu trabalho havia muito tempo. “A Kamaleão Color nasceu de uma pesquisa que eu desenvolvia na indústria que eu trabalhava em Brasília. Apresentei o projeto, mas eles acreditavam que era algo que nunca daria certo. Para eles, ‘essa história de cabelo colorido’ nunca iria vingar. Após dois anos pesquisando as tendências da Europa, criei e registrei a marca, os rótulos, embalagens, e apresentei ao meu chefe um produto diferenciado”, conta o CEO da marca.

Ali foram lançadas 7 cores – os 7 tons do arco-íris. Desta vez, a ideia foi muito bem recebida, exceto a proposta de Igor de atuação como sócio – alvo de mais uma negativa da empresa. “Foi aí que puxei a minha carta de demissão e fui correr atrás do meu sonho. Há exatos oito anos, em plena crise econômica”, relembra Igor.

Venda do carro e do apartamento, realização do trabalho na garagem da casa dos pais e apoio emocional e financeiro da esposa servidora pública passaram a ser a realidade de Igor, que “empregou” 5 funcionários imaginários. “Fiquei praticamente um ano trabalhando sozinho, mas a Kamaleão Color tinha vários departamentos: SAC, estoque, expedição”, sorri o empresário ao lembrar deste momento em sua vida.

Com o apoio do Sebrae no DF, Igor realizou capacitações e as primeiras parcerias que ajudaram a estruturar a atuação da empresa. As vendas online, e a divulgação e distribuição de amostras por intermédio das redes sociais alavancaram o negócio. A participação em um evento do setor mostrou que a visão de negócio de Igor havia se desenvolvido fortemente no período.

“As vendas online cresceram muito, mas sempre esteve presente na minha cabeça a ideia de que eu não estava apenas vendendo um produto: eu estava criando uma marca. Hoje a Kamaleão Color é conhecida internacionalmente em decorrência desse conceito. Foi por isso que, um ano depois do início das atividades, a participação na Hair Brasília foi um sucesso: ali, mais do que promover vendas, divulgamos nossa marca. Realizamos um encontro de ruivas, instalamos um palco, e nosso estande ficou lotado todos os dias, considerado o melhor do evento”, relata o CEO.

A capacitação dos novos funcionários, realizada pelo Sebrae no DF, foi fundamental para fortalecer a atuação da Kamaleão Color no Brasil e fora do país. Após participar de feiras e eventos pela América Latina, Estados Unidos e Europa, a empresa, que hoje tem três plantas industriais no DF e uma na Bahia, possui base de atuação até em Portugal, com estruturação da atividade de exportação apoiada pelo Sebrae no DF.

Para a empresa, que começou produzindo e distribuindo 7 cores de tonalizantes capilares com 5 funcionários imaginários (e que hoje conta com mais de 50 cores de tinturas para cabelo, 80 colaboradores diretos e cerca de 2.800 indiretos), a criatividade, a qualidade das matérias-primas e a preocupação com as pessoas são grandes diferenciais que conduzem o crescente sucesso.

“Todos os nossos produtos têm excelente procedência, são veganos e não usam nada de origem animal ou testada neles. Somos certificados quanto a isso. Os pigmentos são os mesmos usados pelas grandes marcas mundiais, e a sustentabilidade está no uso de produtos que não contaminam o meio ambiente – como a mica no lugar de glitter. Mas o principal é nossa preocupação com o cliente: em caso de reações, alergias ou efeitos adversos, destacamos um médico para o primeiro atendimento, seja no Brasil ou no exterior”, detalha o empreendedor.

A atuação da Kamaleão Color, hoje, contribui para a realização do sonho de quem está iniciando sua jornada no empreendedorismo. “Atuamos com pessoas que representam a Kamaleão vendendo pequenas quantidades mesmo dentro de casa, e também com revendedores que adquirem produtos na ordem dos milhares de reais para distribuir em todo o seu Estado. São empreendedores que fazem parte da nossa história, que começaram pequenininhos e vêm crescendo junto com a gente”, celebra Igor.

Acreditar na própria ideia e em seu sonho e aliar iniciativa e preparação técnica, por meio de capacitações em empreendedorismo (como as oferecidas pelo Sebrae no DF), são a receita do sucesso, segundo o CEO da Kamaleão Color, que já traça planos cada vez mais ambiciosos sobre como colorir o mundo!

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Serviço

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