ASN DF
Compartilhe

Com quatro décadas de história, loja de Taguatinga se destaca por proporcionar qualidade e bem-estar a clientes

Stilo Chic é uma empresa familiar fundada por Maria Cândida Alves e seu esposo, Antônio Luiz Alves. Marca, no entanto, tem à frente a gestão das filhas do casal, Valéria e Denise
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Há quase quatro décadas, em uma modesta casa de fundos localizada na QND 3, em Taguatinga Norte, começou a ser escrita a história da Stilo Chic, um negócio familiar que personifica a resiliência e a força do empreendedorismo feminino. A empresa, hoje, tem uma realidade bem diferente dos anos iniciais. Ocupa as instalações de um prédio na QND 5, próximo ao Pistão Norte e à Avenida Comercial Norte, regiões de grande movimento na região administrativa, e oferta produtos de qualidade e comodidade para atrair e fidelizar clientes.

A jornada da Stilo Chic começou em 1986, quando Maria Cândida Alves, natural de Trindade, em Goiás, após se aposentar como diretora de escola, atendeu ao conselho de um vizinho que a incentivou a não ficar parada. Somou-se a isso o incentivo de familiares, e Cândida decidiu abrir seu próprio negócio, mesmo sem recursos financeiros iniciais. Com máquinas emprestadas, começou a costurar e vender o que produzia.

Os primeiros anos foram de sacrifício. A casa e a confecção se misturavam, as funcionárias compartilhavam o espaço familiar. Com a ajuda de um cheque especial, conseguiram estruturar melhor o espaço. “Era tudo misturado. Havia a área da confecção, da casa onde morávamos e o espaço para a venda”, recorda Cândida. Em todo esse processo, a empreendedora foi acompanhada pelo marido, Antônio Luiz Alves, que sempre esteve empenhado na gestão financeiro da empresa.

Foto: Cláudio Reis

Com o tempo, a Stilo Chic foi sendo amadurecida. As filhas Valéria Cristina Alves e Denise Alves Mendonça Ribeiro, que eram professoras, decidiram se dedicar integralmente ao negócio da família e deixaram suas carreiras como educadoras. A produção própria deu lugar à compra de roupas, mas a expertise em costura permaneceu essencial. Para isso, mantiveram costureiras no quadro de colaboradores a fim de oferecer ajustes e barras na hora, diferencial valorizado pela clientela.

Outra etapa do crescimento da empresa foi a mudança de local. Com o aumento expressivo da demanda e a necessidade de um espaço maior, foi adquirido um lote de esquina na QND 5. Na localização, há 18 anos, foi construído um prédio que dispõe de um espaço maior e planejado para oferecer uma gama completa de produtos, de moda feminina e masculina, incluindo sapatos e acessórios. A antiga sede, na QND 3, atualmente abriga a lavanderia e o espaço de descanso das colaboradoras, onde os vestidos de festa, que a Stilo Chic também aluga, são cuidadosamente preparados.

Foto: Cláudio Reis

Além da nova estrutura, o atendimento humanizado e o carinho dedicado às clientes são fundamentais para atrair e fidelizar a clientela. Segundo a fundadora da marca, o espaço da loja se transforma em um refúgio, onde as clientes buscam não só artigos de moda, mas também uma boa conversa. Ciente disso, Maria Cândida, prepara diariamente quitutes pela manhã, hábito que ajuda a transformar a sede da loja em um espaço de acolhimento. “Já teve cliente que falou para nós que estar aqui é melhor que uma sessão de terapia”, conta a filha Valéria.

O cuidado e atenção com o cliente também se estende para fora das instalações da loja. A empresa disponibiliza o serviço de delivery, que atende aqueles que por algum motivo não podem ir até a sede da Stilo Chic.

Atualmente, o maior desafio da empresa, segundo as filhas empreendedoras Valéria e Denise, é manter a equipe engajada diante das dificuldades pessoais dos colaboradores, buscando sempre a compreensão e o apoio. Mas elas continuam a desempenhar o que aprenderam ao longo dos anos com a mãe, Maria Cândida, e o pai, Antônio Luiz Alves. “O segredo está em valorizar as colaboradoras, sempre prezando pela honestidade como base das relações”, afirmam pais e filhas.

A família de empreendedoras também oferece conselhos para aqueles que sonham em empreender. Segundo elas, acima de tudo, é preciso identificar uma habilidade, aquilo que a pessoa realmente gosta e sabe fazer. Associado a isso deve haver persistência, fé em Deus e muito trabalho. Também é fundamental priorizar a qualidade e a satisfação do cliente acima do lucro imediato.

-

  • Caso de Sucesso
  • Movimente nas Cidades
  • Sebrae no DF;
  • Stilo Chic