ASN DF Atualização
Compartilhe

Conexões do Futuro promove aproximação entre escolas técnicas e empresários no Sebrae Inova 2025

Iniciativa do Sebrae no DF busca alinhar a formação profissional com as reais demandas do mercado de trabalho e abre caminho para novas parcerias no setor produtivo
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Em meio à programação do Sebrae Inova 2025, nasceu o Conexões do Futuro — uma iniciativa do Sebrae no Distrito Federal que pretende transformar o elo entre a formação profissional e o mercado de trabalho. O projeto reúne a Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal (SEEDF), instituições de ensino técnico como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac/DF), o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai/DF), empresários e sindicatos de setores estratégicos, como saúde, gastronomia e gestão.

A proposta é simples, mas ambiciosa: abrir espaço para o diálogo direto entre quem forma profissionais e quem precisa contratá-los, promovendo um alinhamento real entre qualificação e demanda.

“Estamos buscando essa aproximação das escolas profissionalizantes com o mercado de trabalho. Criamos esse espaço para fazer essa ponte entre as instituições e os empresários. É um primeiro passo do projeto Conexões do Futuro, que está começando exatamente aqui no Inova”, destacou Fernando Leite, analista da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) e gestor da iniciativa. Segundo ele, além de empresas, sindicatos como o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) participaram da rodada, ampliando ainda mais o alcance e as possibilidades do projeto.

Foto: Focus Produção de Imagem

A rodada gerou trocas importantes e, em muitos casos, expandiu a percepção das empresas sobre os perfis profissionais disponíveis no mercado. “Algumas vieram com uma demanda específica e saíram com novas ideias e possibilidades”, ressaltou o gestor do Sebrae e, segundo ele, ‘‘a ideia é que essa seja a primeira de muitas edições’’.

Para a diretora de Educação Profissional da SEEDF, Joelma Bomfim, a iniciativa reforça um caminho importante sobre conectar o mundo do trabalho à qualificação de forma permanente. ‘‘A formação não termina em um diploma. Ela precisa acompanhar as transformações das profissões, com a teoria unida à prática e a realidade do mercado. Isso é o que chamamos de profissão: uma junção constante de conexões”.

Joelma também destacou o crescimento da parceria com o Sebrae e a importância do empreendedorismo como eixo transversal da formação. “Desde o ensino fundamental, nossos alunos já têm contato com essa mentalidade empreendedora. Isso muda a forma como eles enxergam o próprio futuro e quando mantemos isso em todas as áreas da educação, podemos fortalecer o empreendedorismo e garantir que todos tenham boa formação”, afirmou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Na visão do empresário Caio Lovato, sócio do Grupo Abençoado, o papel das empresas também é central nesse processo. “Hoje a empresa precisa ser formadora. Não basta contratar alguém pronto. É preciso ter um braço educacional interno para desenvolver os colaboradores. A construção de uma cultura sólida começa com os gerentes, passa pelos garçons e vai evoluindo com todos. Esse tipo de encontro no Inova mostra o quanto é possível e necessário fortalecer essas pontes”.

Ainda segundo Fernando Leite, gestor da iniciativa, o Conexões do Futuro surge como mais do que uma ação pontual, sendo uma proposta de transformação estrutural. ‘‘Ao criar um espaço permanente de escuta e articulação entre os atores da educação profissional e o setor produtivo, o Sebrae no DF abre um caminho promissor para uma nova geração de profissionais mais preparados, conectados e valorizados’’, concluiu.

  • Conexões do Futuro
  • Educação Empreendedora
  • Educação Profissional
  • Sebra Inova 2025
  • Sebrae no DF;
  • Secretaria de Estado de Educação do DF
  • SEEDF