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“Do lixo ao luxo”: estudantes de Samambaia comercializam produtos feitos a partir de materiais recicláveis

Além desses produtos, outra turma vendeu diversos tipos de doces na feira do JEPP; familiares prestigiaram os estudantes
Por Deividi e Ingrid l AIs. Comunicação
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Estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 411 de Samambaia (DF) realizaram nesta quarta-feira (18), na quadra poliesportiva da instituição, a feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento ocorreu dentro da Feira Cultural e contou com a participação das famílias dos 100 educandos do 6º ao 9º ano do ensino integral. Eles trabalharam as temáticas Artesanato Sustentável, e Alimentos e Bem-estar.

A barraca “Do Lixo ao Luxo” transformou materiais recicláveis em diversas peças: lápis e canetas personalizadas, potes de vidro, vasos e até sacolas de mercado retornáveis.

“Conseguimos fazer do lixo o luxo. Podemos reciclar tudo! Gostei muito de trabalhar esse tema e os professores ajudaram a gente em muitas coisas. Além disso, percebi que os colegas passaram a dar mais valor ao meio ambiente”, revelou a estudante do 6ºD Maria Eduarda Pereira de Souza, de 12 anos.

Ana Paula de Souza, mãe da Maria Eduarda, disse que notou a mudança no comportamento da filha em casa, principalmente no que se refere ao que entregamos para a natureza.

“Com o JEPP, os estudantes entenderam que não é só jogar fora. Deram muito mais importância para a reciclagem e para o meio ambiente. Na reunião de pais foi possível vermos um pouco do trabalho e ela [Maria Eduarda] queria me mostrar tudo”.

O JEPP teve início na escola em março deste ano a partir da indicação do diretor de outra instituição de ensino, o CEF 412. A vice-diretora do CEF 411, Alessandra Fernandes, disse que os estudantes estão mais conscientes do uso dos produtos como meio de comercialização, na questão da escola e do descarte dos alimentos.

“Eles procuram onde descartar, estão vendo a sustentabilidade como uma forma de recurso, de agregar renda para a casa, para a família. É realmente um momento de transformação. Nossos estudantes passaram a ter mais autonomia, a se sentirem mais pertencentes ao projeto. O Sebrae trouxe uma perspectiva diferenciada e um grande estímulo”, relata Alessandra Fernandes.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Luzelline Cardoso de Carvalho, o JEPP representou um suporte além do conteúdo acadêmico, agregando habilidades e um olhar empreendedor para os estudantes.

“A ideia é que, independente do lugar em que o estudante esteja ocupando na sociedade, seja no serviço público, privado ou na sua própria vida, possa enxergar possibilidades. O JEPP agrega isso, e trouxe esse conhecimento inclusive para os professores. Aprendemos muito dessa visão empreendedora ao trabalhar com os meninos”, analisa a educadora.

Outra barraca da feira vendia doces e tinha de tudo. Bolos no pote de diferentes sabores, tortas, brigadeiro gourmet e gelatina, entre outras delícias. A estudante do 9ºH, Maísa Esther Alves de Oliveira, 15 anos, e outra colega da turma, produziram os bolos no pote. Segundo ela, o trabalho prático exigido pelo JEPP ensinou a ela a importância do trabalho em equipe.

“Enquanto eu botava o coco ralado no potinho, ela ia lá e botava o chocolate. Foi basicamente assim, e isso também faz parte do empreendedorismo. Até porque, além de você aprender a trabalhar em equipe, você também consegue, de certa forma, ter mais prática com outras pessoas”, contou Maísa.

A pedagoga Ana Ilde Brandão trabalhou a metodologia em parceria com o professor Josué Rodrigues nas turmas do 8º e 9º anos. Segundo ela, os estudantes entenderam, por meio do JEPP, que empreendedorismo não é só abrir um negócio, mas também resolver os problemas da comunidade em que vivem, por exemplo.

“Eles tiveram muita noção do que é o empreendedorismo, de que é preciso organização. Nosso trabalho foi em equipe, dividimos as obrigações para que cada um resolvesse a sua parte. O JEPP trouxe uma mudança na mentalidade deles, pois percebemos o crescimento pessoal e social. Com o projeto, eles precisaram do diálogo, da exposição”, contou Ana Ilde.

Em parceria com a pedagoga Michele Penga, a professora Adriana Malaquias ensinou matemática financeira para os educandos do 6º e 7º anos.

“Trabalhamos as quatro operações fundamentais dentro da matemática financeira. Dessa forma, podemos colocar em prática no dia a dia deles, tanto dentro de sala de aula como em casa, ajudando a família com os orçamentos, contas de água, luz, até mesmo de como economizar. O JEPP ajudou muito, tanto os professores como os alunos, abrindo um leque para o mundo”, compartilhou Adriana.

Projeto JEPP 

O curso Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP) é uma iniciativa do Sebrae no DF para o Ensino Fundamental que incentiva os estudantes a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Para esta etapa da Educação Básica, o JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O objetivo é apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Aliado a um ambiente propício à aprendizagem, o curso favorece o envolvimento dos jovens estudando no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são as principais características dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

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