ASN DF
Compartilhe

Educação Empreendedora propõe uma mudança no comportamento e nas vidas de professores e alunos no DF

Projeto estimula a ter uma mentalidade empreendedora e criativa aos professores e estudantes do DF, estimulando a autonomia, trabalho em equipe e de que aprender é um processo perene
Por Deividi Lira l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Tornar a Educação Empreendedora acessível a professores, estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino Superior, atendendo prioritariamente a rede pública de ensino do Distrito Federal, por meio das habilidades empreendedoras e competências socioemocionais. Esse é o objetivo do Projeto Educação Empreendedora o qual segue as diretrizes do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE, proposto pelo Sistema Sebrae.

O projeto de Educação Empreendedora foi implantado pelo Sebrae no DF em 2015. Dois anos depois, foi estabelecida uma importante parceria com a Secretaria de Educação do DF, com a assinatura do primeiro Termo de Cooperação Técnica. Em 2021, as duas partes assinaram um novo termo, que tornou a parceria ainda mais forte, expandindo o projeto para mais escolas, professores e estudantes.

“Desde a criação deste programa nacional, o Sebrae no DF não mede esforços para alcançar um horizonte maior de escolas, possibilitando cada vez mais a inclusão de professores, estudantes e toda a comunidade escolar, tornando-os empreendedores e escritores de suas próprias histórias”, avalia o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira Filho.

No Distrito Federal a rede pública de ensino, conta com cerca de 700 escolas, 480 mil estudantes da e 27 mil professores, por isso o Sebrae não mede esforços para atender a esse público com as ações da Educação Empreendedora.

“O empreender é fundamental para o nosso estudante, para o profissional de Educação e para toda a nossa rede de ensino. Quando o Sebrae no DF trouxe essa proposta para as nossas escolas, mostrou que o empreendedorismo não é só abrir um negócio, como a maioria das pessoas pensa, é muito mais que isso. É trabalhar o protagonismo, a mudança de vida, a resolução de problemas. Essa importante parceria com o Sebrae veio em um momento muito oportuno, e a gente já consegue acompanhar o crescimento pessoal dos nossos estudantes”, destaca a secretária de Educação no DF, Hélvia Paranaguá.

Fruto dessa parceria sólida, as metas previstas para a atividade de Educação Empreendedora no Distrito Federal em 2021 foram superadas, mesmo sendo um ano desafiador por conta da pandemia de COVID-19. De 2015 a 2020, o Sebrae no DF conseguiu atender diretamente a 85 mil estudantes, e somente no ano passado esse número foi 200% maior. O modelo de atendimento virtual e a implantação de estratégias criadas em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal proporcionaram o atendimento a mais de 170 mil estudantes e 3.051 professores.

“Foi justamente no período da pandemia que o projeto teve um grande crescimento e tivemos maior interação e receptividade dos estudantes e professores. Criamos, um grande grupo de trabalho com professores e gestores da educação e juntos, trabalhamos temas de capacitações e palestras propostas pelos próprios professores, diante das necessidades do momento da COVID – 19. Trabalhamos também o Sábado Letivo Remoto, quando os alunos e professores são convidados a participar de uma programação virtual na temática de Empreendedorismo, projeto de vida, protagonismo, inovação, propósito, trabalho em equipe e superação. Respeitando cada modalidade de ensino e suas especificidades. Atuar no modelo virtual proporcionou reunirmos em um único momento um grande número de pessoas e isso se refletiu nos resultados do projeto em 2021”, afirma a coordenadora de políticas públicas e gestora do programa Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Ana Emilia de Andrade.

-

Metodologia

A metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE consiste em trabalhar primeiramente com a formação de professores, para que eles sejam; multiplicadores do conhecimento empreendedor. Em cada encontro ofertado pelo Sebrae no DF são propostos diversos temas transversais aos componentes curriculares (disciplinas). O Sebrae já tem soluções Educacionais e metodologias prontas, mas também pode desenvolver ou adaptar as capacitações de acordo com as necessidades da escola, professor ou estudante. Os temas são desenvolvidos por meio de cursos, oficinas, palestras, nas modalidades virtual e presencial, e são tratadas pautas como: uso de novas tecnologias, profissões do futuro, laboratório de ideias, comportamentos empreendedores, educação que transforma, metodologias ágeis, liderança, soft skills, futuro das profissões, startups, relação interpessoal, modelagem de negócios, empreendedorismo, sustentabilidade, Educação Social, ética, protagonismo, inovação, dentre outros. Depois dos encontros, é a hora da prática, quando os educadores têm a missão de criarem uma ação impactante em sua escola, com o envolvimento do estudante, durante o ano letivo.

No primeiro semestre deste ano, o Sebrae no DF registrou ações de destaque dentro do projeto. Uma delas foi o Lançamento da Escola de Empreendedorismo – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que beneficia 60 estudantes do ensino médio da rede pública de Brasília. É uma iniciativa conjunta com o Sebrae MG, que disponibiliza a metodologia, o Sebrae no DF oferece os professores, efetua a gestão e executa e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Escola CED 02 do Cruzeiro, matricula os estudantes, disponibiliza suas salas de aula e a infraestrutura da escola para essa ação que transforma a realidade dos estudantes.

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil está sendo aplicado no Centro Educacional 02 Cruzeiro e em breve abrirá 4 turmas na região administrativa de Ceilândia, essa iniciativa pretende beneficiar e transformar a vida de mais de 150 estudantes em 2022.

Outro destaque é o Projeto Empreendedor do Futuro, parceria com a Secretaria da Juventude (SEJUV), voltado para estudantes do ensino médio em tempo integral, que propõe atividades sobre o empreendedorismo juvenil e prevê o impacto a mais de 10 mil estudantes do ensino médio da rede pública do DF.

Segundo a gestora do Projeto da Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Ana Emilia de Andrade, é possível ver nas escolas os resultados que o programa possibilitou para a vida dos professores e estudantes.  “O Sebrae estimula o protagonismo para transformar realidades, sejam na escola, na família ou na comunidade. E é muito gratificante ouvir os relatos dos estudantes sobre como eles veem o tema Educação Empreendedora e empreendedorismo após nossa ação na escola. Quando perguntamos para eles, respondem que veem um mundo melhor, onde poderão ver as necessidades das pessoas e atuar para solucionar esses problemas.”

Relatos que reforçam a certeza do Sebrae no DF de que o empreendedorismo muda o comportamento das pessoas, transforma vidas e assim contribui para formar cidadãos conscientes e empreendedores. Por isso, o objetivo é continuar expandindo o projeto no Distrito Federal cada vez mais.