ASN DF
Compartilhe

Em parceria com o Sebrae no DF, Secretaria de Educação promove formação de professores para a vida

O curso de aperfeiçoamento “Formação de Projetos de Vida, Educar para o Século XXI” alcançou 280 professores do ensino médio, com temáticas voltadas para o empreendedorismo e valores sociais
Por Stéfane Rodrigues l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) concluíram mais uma etapa importante para a formação de professores do ensino médio da rede pública de ensino. Trata-se do curso de aperfeiçoamento “Formação de Projetos de Vida, Educar para o Século XXI”, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) e que contou com a parceria do Sebrae no DF. Foram alcançados 280 educadores, que lecionam em todas as regionais de ensino, responsáveis por disseminar o conhecimento técnico e para a vida de milhares de estudantes. Os docentes foram divididos em nove turmas com carga horária de 180 horas, quatro de intensivo com 90 horas e uma de avançado com 90 horas. A iniciativa foi implantada em todo o Brasil em 2022 por meio do “Novo Ensino Médio”, mas no caso do Distrito Federal, só foi implementada por meio desse curso.

Estiveram presentes nos eventos de entrega a agente territorial de Educação do Sebrae no DF dedicada ao Ensino Médio, Lacy Silva; a coordenadora do curso Formação Projeto de Vida, Simone Alves; representando a Revista Científica Com Censo, a editora-chefe, Raquel Moreira, e o editor de seção, Robson Câmara; e demais professores que participaram da capacitação.

Para a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF e gestora do projeto Educação Empreendedora, Ana Emília de Andrade, o curso foi fundamental para a comunidade acadêmica adquirir conhecimentos sobre a Educação Empreendedora e estimular os estudantes a concluírem o ensino médio com perspectivas de mais evolução na vida profissional e formação de cidadãos.

O Sebrae no DF atua no sentido de aprimorar o conhecimento dos professores e contribuir com o desenvolvimento dos educandos, formando empresários, empreendedores e cidadãos.

A coordenadora do curso Formação Projeto de Vida, Simone Alves, destacou que a formação abrange várias temáticas como o desenvolvimento humano, as inteligências múltiplas, objetivos e demais competências socioemocionais.

Nós trabalhamos com a inteligência emocional, ensinamos e ajudamos os professores a construírem um projeto de vida, porque eles não vão só ajudar os estudantes na construção para mediar esses propósitos, mas eles também vão compreender como fazer esse projeto de vida deles acontecer.

Em sua avaliação, a Educação Empreendedora prepara os estudantes para os cenários do século XXI, voltados para a ciência, tecnologia e inovação.

Nós trabalhamos muito com essa conexão dos cenários complexos, da resolução de problema, das competências socioemocionais, para prepararmos esses discentes com conhecimentos, com atitudes e com valores para que eles possam fazer as suas melhores escolhas e construir o seu projeto de vida”, completou Simone.

As turmas de professores formados em Projetos de Vida contaram com uma novidade para este ano: a publicação de artigos científicos e conteúdos diversos para a Revista Com Censo, de acordo com a temática da formação. Os docentes Raquel Moreira e Robson Câmara apresentaram o resultado do projeto. A edição já está disponível no link: periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso

Coordenador de Pesquisa e Publicações da Gerência de Formação Continuada para Inovação, Tecnologias e Educação à Distância (GITEAD), Danilo Maia disse que o periódico tem como proposta um dossiê temático. Na 34ª edição, de agosto de 2023, incluíram o resultado da formação.

Estimulamos a submissão de artigos científicos, relatos de experiências, publicação de entrevistas e formas de escrita. E, agora, estamos fazendo essa parceria com os profissionais da formação do projeto de vida.

Formada em Biologia e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Sibele Ferreira faz parte do quadro de profissionais responsáveis pela formação dos professores.

O estudante vai se conhecer melhor, suas habilidades e suas limitações também. Porém, ele também entende um pouco mais do mundo, onde ele vive, do social, quais são as necessidades da comunidade, onde ele vive. Além disso, como ele pode usar as habilidades e os talentos que ele tem para ajudar a solucionar problemas dessa comunidade. O Sebrae no DF é muito importante, porque ajuda-nos a ensinar a Educação Empreendedora.

Mestre e pós-doutorando em Filosofia, Abraão Lincoln Ferreira Costa também contribuiu com a formação dos docentes. Em sua avaliação, este é um componente curricular que atua como política pública e atende a comunidade escolar.

Nossa proposta como formadores da EAPE é retransmitir aos professores mais conhecimento, torná-los habilitados a trabalhar com o projeto de vida e, dessa forma, conscientizar os estudantes acerca de uma série de temas que possam permiti-los uma maior compreensão de suas próprias vidas.

A entrega dos certificados ocorreu no dia 23 de novembro. A programação incluiu apresentação musical, dinâmicas e coffee break.