Visando desenvolver e aprimorar os conhecimentos de empreendedorismo, os estudantes do Sebrae, neste 1º de dezembro, às 14h30, realizaram a visita técnica do Projeto NEJ — Núcleo de Empreendedorismo Juvenil. O encontro foi no restaurante O Rei do Camarão.
A ideia primordial da visita foi possibilitar a troca de vivências com o proprietário do estabelecimento. Durante o encontro no restaurante o Rei do Camarão, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os proprietários e fazer uma troca de experiências.
O projeto contempla uma apresentação para os alunos do mundo empresarial e o foco se permeia na convivência entre os iniciantes e os especialistas em empreender, bem como possibilita a vivência real e aproximada da realidade dos empreendedores de sucesso.
A atividade faz parte do escopo de atuação da Educação Empreendedora do Sistema Sebrae do Distrito Federal que converge ao Projeto NEJ. Por meio da sinergia entre os dois, tem-se como meta alcançar o fortalecimento da cultura empreendedora sob responsabilidade social, econômica e cultural, em conjunção à formação Técnica em Administração para estudantes de escolas públicas, em parceria com o Governo do Distrito Federal.
No Rei do Camarão, estiveram presentes três turmas, com alunos da Escola Técnica do Guará, CED 104 e CED 308 do Recanto das Emas.
O NEJ surgiu do Sebrae de Minas Gerais e replicou a experiência no DF. No projeto, eles preparam durante dois semestres assuntos e experiências que cabem na administração e no empreendedorismo. Segundo informações do Sebrae no DF, o escopo do trabalho traz como foco ampliar o conhecimento de temas, como a história do empreendedor e da sua empresa, por meio de entrevista estruturada, conhecendo as principais áreas organizacionais do restaurante O Rei do Camarão.
As entrevistas compõem o Diário de Bordo, onde os estudantes fazem perguntas específicas para o proprietário, como, por exemplo: Há quanto tempo que a empresa existe? Qual o histórico profissional dele? Qual a inspiração para o nome do restaurante? Como é realizada a gestão da empresa? Quais regras são estabelecidas na empresa para que tudo funcione da forma prevista? Quais os principais passos para abrir o restaurante? Qual o seu conselho para quem quer empreender? Dentre outras informações. A disciplina chamada Projeto Tutoria é composta pelos professores Francisco Rocha, Lucineide Cruz e Patrícia Carvalho.
Para o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, é importante pensar no futuro e na próxima geração que vai contribuir com o empreendedorismo. ‘’É uma vertente importante, talvez a prioritária’’, diz. Esse foi um dos motivos que levaram a instituição a investir em educação empreendedora. Nos últimos quatro anos, foram 450 mil capacitações realizadas com as crianças da escola pública.
“Esse despertar da educação empreendedora é fundamental para que eles consigam enxergar essas alternativas, pois empreendedores todos somos, precisamos apenas despertar essa vocação. Quando fazemos uma ação como essa especificamente, que traz para a realidade os estudantes visitarem uma empresa e entenderem o processo de gestão dela, fortalece esse despertar”, destaca Valdir.
De acordo com Débora Nunes, analista do Sebrae no DF e gestora do NEJ na Escola Técnica do Guará, e responsável por proporcionar as visitas técnicas ao restaurante, além da criação do diário de bordo, a experiência proporciona a chance de conviver com outros estudantes. “Eles estão tendo a oportunidade de fazer uma experiência gastronômica e realizar a entrevista por meio do diário de bordo com perguntas sobre gestão e questões relacionadas ao histórico do empreendedorismo e liderança com os colaboradores”, afirma.
A analista do Sebrae no DF e gestora do NEJ no CED 104, no Recanto das Emas, Anna Karla, destaca pontos da vivência com o trabalho. “O projeto me faz sentir em casa. Poder trabalhar com a educação em si, visualizando os processos diários do aluno, atuando no processo de gestão e atualizando sempre a questão do empreendedorismo. Temos essa preocupação como gestor de levar o que há de melhor para o aluno e oferecer de fato um ensino de excelência’’, diz.
Sobre o curso
De acordo com informações do Sebrae, o curso é composto por dois módulos, desenvolvidos em dois semestres. A ementa curricular do módulo 1 contempla a disciplina denominada Projeto Tutoria, cuja proposta é a imersão no cotidiano empresarial, propiciando observação e análise in loco. Possibilitando ao estudante ter uma visão concreta e real sobre o mundo dos negócios e os desafios, os conflitos, as estratégias e as relações que caracterizam o ambiente da empresa; no caso concreto, o restaurante O Rei do Camarão.
O Sebrae no DF também destaca que a ação é desenvolvida em conjunto com o objetivo primordial da instituição, o de transformar pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no Brasil. Assim, atua fortemente no desenvolvimento do empreendedor do futuro.
A visita técnica contou com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Estudantes (Abrasel), A Escola do Sebrae — Ensino Técnico, O NEJ, o Sebrae, a Secretaria de Educação e o Governo do Distrito Federal.
