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Empresário cria bebida energética à base de açaí e conquista mercado mundial

Produto tipicamente brasileiro tem ganhado adeptos no mundo inteiro
Por Douglas Oliveira | AIs Comunicação
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O Açaí Motion é um produto tipicamente brasileiro que tem ganhado mercado no mundo inteiro. Criado pelo empresário, advogado e jornalista Rafael Aun Ming, 46 anos, a bebida produzida a partir da frutinha escura, característica da região Norte do Brasil, tem se tornado unanimidade em mais de 14 países.

Rafael nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo, e mora em Brasília há 16 anos. Antes de fundar o Grupo Açaí Motion, ele trabalhou no poder público e iniciativa privada, adquirindo experiência global em relações internacionais. Também foi executivo no Congresso Nacional Brasileiro, onde adquiriu conhecimentos práticos e técnicos para desenvolvimento de negócios dentro e fora do Brasil.

Entre 2018 e 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19, o empresário decidiu criar a empresa de bebida e o sucesso veio rápido, consolidando as atividades de expansão a partir do final de 2021. Em 2023, o Grupo Açaí Motion iniciou o ano com uma integralização de capital social de R$10.000.000,00, representando um crescimento de 10.000%.

O empresário contou que o objetivo da ideia era criar um produto que tivesse a identidade brasileira e o açaí foi a opção mais óbvia, já que a fruta tem contagiado o mundo inteiro e conquistado até mesmo os paladares mais exigentes. Foram oito meses de desenvolvimento em um laboratório na Alemanha até chegar ao produto ideal.

A concepção do produto se deu pela grande aceitação global do Açaí, uma fruta brasileira, da região Amazônica, conhecida e respeitada no mundo todo, com características únicas e utilizada em diversas formas de aproveitamento”, diz Rafael.

O Açaí Motion é uma bebida líquida, envasada em lata de 269ml, gaseificada e pronta para consumo, com características exclusivas, pois diferentemente de outras bebidas energéticas, não possui taurina (aminoácido sintético) e conta com cafeína natural do guaraná, tornando-a mais saudável e podendo ser utilizada de diversas formas, pura ou em drinks e misturas especiais.

O empresário garante que a bebida é única no mercado, pois desde sua concepção, tudo foi pensado e projetado para que o Açaí Motion fosse um produto ideal em todos os aspectos, podendo ser consumido por toda a família, desde a criança até o adulto, e tendo aprovação em mais de 60 países.

Plano de expansão

Com o sucesso da marca e do produto, Rafael resolveu expandir ainda mais a distribuição do Açaí Motion e, para isso, procurou o Sebrae no DF para viabilizar o negócio de expansão territorial. Por meio de consultoria especializada, o empresário conseguiu identificar um potencial de 11 mil micro distribuidores em todo Brasil, contribuindo, assim, com a geração direta de renda de pessoas que buscam empreender.

O Rafael buscou o Sebrae no DF com o objetivo de expandir suas operações. Após o atendimento, nós identificamos a necessidade de uma consultoria para elaboração de um plano de negócio e verificar a possibilidade da operacionalização e da viabilidade financeira. Posteriormente ele fez adesão à consultoria gratuita de 80 horas e, assim, foi desenvolvido o projeto”, explica Cristiane Galvão, analista na Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) da instituição.

O Sebrae no DF foi fundamental por acreditar no nosso negócio, e agora os desdobramentos estão se dando numa esfera ainda maior, pois o Sebrae nacional colocou uma equipe técnica visualizando o interesse tanto para o mercado interno quanto para exportação para o mercado da internacionalização”, diz Rafael.

Hoje, o Açaí Motion está presente em 17 países e a expectativa é alcançar 50 países ainda no primeiro semestre de 2023, por meio da descentralização de envase, que já ocorre no Brasil, México, Estados Unidos, Emirados Árabes e Japão, e iniciando também em Angola, Itália, Portugal e República Dominicana.

Rafael conta ainda que pelo fato da base do produto ter seis meses de validade, mantido sob refrigeração, e o produto pronto ter 15 meses de validade, em dois anos o Açaí Motion estará presente no mundo todo, tornando-se um case de sucesso para outros empresários do segmento.