ASN DF Atualização
Compartilhe

Espaço colaborativo em Águas Claras estimula o desenvolvimento coletivo de empreendedoras

Criado por Celina Bessa, Blaze Coworking está situado próximo ao parque ecológico da região, reunindo empreendimentos voltados para áreas como educação, finanças, saúde e bem-estar
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Por quase 17 anos, Celina Bessa dedicou esforços para construir uma trajetória consolidada e bem-sucedida tanto na área agrária quanto na Medicina Veterinária. Também graduada em Farmácia, a brasiliense é a proprietária do Blaze Coworking, um espaço localizado em Águas Claras. Ela assegura que nunca abriu mão das características específicas do empreendedorismo, aspectos que ela observou e compreendeu ainda antes de ingressar na faculdade.

“Sempre trabalhei por conta própria. Dediquei parte da minha vida a ajudar mulheres que moram e trabalham em assentamentos e também abri minha clínica veterinária. Já fui proprietária de outros tipos de negócio e construí minha carreira empreendendo”, conta a empreendedora, hoje com 39 anos.

Tão forte quanto o desejo de empreender, Celina sempre teve a vontade de ajudar outras mulheres. A inspiração para criar o seu próprio negócio veio dessa paixão. Durante a pandemia de covid-19, em 2020, ela percebeu que muitas mulheres decidirem entrar no universo empreendedor, mas muitas vezes sem os recursos ou conhecimentos necessários. Ela somou a isso a dificuldade de que muitas pessoas enfrentam: a de encontrar um espaço apropriado. Foi movida por essa necessidade, que Celina transformou dois apartamentos que possuía em um espaço exclusivo para mulheres, estabelecendo fora da região central e mais movimentada do Distrito Federal, o Plano Piloto, um ambiente diversificado para empreendedoras se desenvolverem juntas.

O ponto de partida para a materialização do empreendimento foi a elaboração de um projeto arquitetônico que redesenhou por completo a configuração de dois apartamentos localizados em um edifício na quadra 301 de Águas Claras, próximo ao Parque Ecológico da região administrativa. A demolição de paredes e a reorganização do espaço geraram uma área de 400 metros quadrados, composta por 20 salas, que foram projetadas para atender tanto a demandas corporativas como a negócios nos setores de saúde e bem-estar, finanças e educação. O complexo dispõe, ainda, de salas destinadas a treinamentos, reuniões, atendimentos individuais, além de um estúdio para produções de material audiovisual.

“Hoje a gente oferece um ambiente moderno, versátil, acolhedor e seguro. Possuímos um circuito interno de câmeras de segurança, ar-condicionado, janelas em todas as salas, banheiros separados. Temos o foco em manter a mulher em um ambiente seguro”, resume a empreendedora.

Com a conclusão das obras, em 2021, Celina passou para a próxima etapa: a divulgação do espaço. Inicialmente, ela contatou mulheres empreendedoras do Distrito Federal por meio de sua rede de contatos, apresentando seu espaço e destacando as vantagens de um ambiente colaborativo. Posteriormente, a empreendedora utilizou as redes sociais para impulsionar a divulgação do negócio e, com o relaxamento das medidas sanitárias implementadas para conter a pandemia, passou a marcar presença em eventos para expandir sua rede de contatos e, acima de tudo, promover seu empreendimento junto às mulheres.

Muitos dos novos contatos estabelecidos por Celina foram iniciados em eventos promovidos e/ou apoiados pelo Sebrae no DF. Além disso, a instituição desempenha um papel fundamental na rotina da empreendedora, ofertando soluções para facilitar o gerenciamento da marca. A empreendedora concluiu o Seminário Empretec meses antes de criar o Blaze Coworking, foi beneficiada pelas ações do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), participou do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio, de ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo feminino e também de consultorias sobre finanças no universo empresarial.

A proximidade com o Sebrae no DF ofereceu visibilidade e direcionamento estratégico para a ascensão do coworking. “Estabelecer uma relação próxima com o Sebrae foi crucial para consolidar o coworking. Recebi apoio e indicações dos gestores, participei de eventos de alto nível, construí relações, aprendi com pessoas bem qualificadas e ganhei muita visibilidade, o que é fundamental para a divulgação de um negócio em expansão”, detalha Celina.

Os planos para o futuro do Blaze Coworking incluem a expansão das atividades. A proprietária considera a aquisição de mais espaços no prédio que eu o empreendimento está instalado, mas já cogita criar unidades em outras regiões administrativas do DF para atender à crescente demanda por espaços de coworking, oferecer oportunidades para profissionais e empreendedoras em busca de ambientes colaborativos, seguros e flexíveis.

Celina observa, ainda, que muitas empreendedoras preferem trabalhar próximo de casa e do cliente, evitando idas diárias ao Plano Piloto. Além disso, como a maioria delas são mães, a conveniência de trabalhar na mesma cidade em que residem facilita a conciliação de atividades, como levar os filhos para a escola.

Outro fator que corrobora para a abertura de unidades em outras regiões além do Plano Piloto é a ampla oferta de coworkings nas regiões da Asa Sul e Asa Norte. “Nosso objetivo é expandir o coworking para áreas que ainda não possuem essa opção, atendendo a diversidade de localidades onde as pessoas residem”, completa ela.

As interessadas em conhecer o Blaze Coworking podem obter informações adicionais por meio do Instagram, acessando @blazecoworking, ou diretamente no site do espaço em www.blazecoworking.com.br.

O contato também pode ser realizado pelo WhatsApp, no número (61) 9916 0369.