A Escola Técnica de Santa Maria foi o cenário para o início de mais um capítulo da parceria entre o Sebrae no Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Educação do DF. O local recebeu, na última quinta-feira, 3 de abril, a Aula Magna das turmas do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, tem como objetivo estimular estudantes que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio a se tornarem cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida.
Com um discurso de incentivo e celebração, a subsecretária de Educação, Iêdes Braga, deu as boas-vindas aos estudantes que estão matriculados nas turmas do NEJ para 2025. Ela também exaltou a parceria entre a SEEDF e o Sebrae, destacando o impacto positivo que a iniciativa tem causado no Distrito Federal ao proporcionar uma educação de qualidade e empreendedora aos estudantes.
“Desde que nós iniciamos essa parceria com o Sebrae, nós temos visto muitos jovens como vocês empreendendo e criando possibilidades de ter o seu próprio negócio. E quando a gente dá essa oportunidade para os jovens, a gente não somente modifica a vida de vocês, como também modificamos a sociedade, a comunidade onde vocês moram”, afirmou Iêdes.

A subsecretária reconheceu que ainda há inúmeros desafios a serem superados, mas reafirmou a determinação do governo local e dos demais atores envolvidos em proporcionar uma experiência educacional de qualidade. Dentro desse contexto, ela voltou a citar a importância da parceria com o Sebrae e defendeu a continuidade da parceria.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas Gerais, Fabiane Pinho, também fez um discurso motivador aos estudantes. Ela salientou que sem um estímulo à educação empreendedora, não é possível criar bons frutos e promover transformações significativas na sociedade. Além disso, Fabiane encorajou os estudantes sobre a importância de desenvolver um comportamento empreendedor, o que os torna mais inovadores e capazes de identificar oportunidades. “A jornada empreendedora não é fácil. Vocês terão inúmeras atividades e encontrarão diversos desafios. Porém, o empreendedor é aquele que não desiste nunca. Portanto, sejam firmes. Conversem com pessoas que inspiram e motivam. Tenho a certeza de que isso valerá a pena”, pontuou.

Fabiane comentou, ainda, sobre o pioneirismo da unidade estadual de Minas Gerais, que em 1994, liderada pelo então superintendente Stefan Salej, criou a primeira escola brasileira voltada exclusivamente à formação de jovens empreendedores. O fomento a educação empreendedora foi, ao longo dos anos, sendo abraçado por outras unidades do Sistema Sebrae.
O gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios (APEC) do Sebrae no DF, Jorge Adriano, usou a trajetória de Juscelino Kubitschek para transmitir uma mensagem de apoio aos estudantes. Ele narrou episódios da vida do ex-presidente do Brasil, desde a infância humilde em Diamantina, Minas Gerais, até a atuação no setor público, como gestor e líder político para viabilizar o desenvolvimento social e econômico do país por meio de planejamento e políticas governamentais. Jorge citou, ainda, que Brasília, é um produto da visão empreendedora de JK e salientou que que todos têm a capacidade de realizar seus sonhos, independentemente das circunstâncias.
“O que buscamos com este curso é desenvolver em vocês o espírito do empreendedorismo, de acreditar que é possível, independentemente da situação, independentemente das circunstâncias dos recursos que temos, ou da nossa origem, ou de onde viemos”, assegurou.

A programação da aula magna contou, na sequência com a apresentação do empresário brasiliense Alexandre de Sousa Santos, o nome por trás do Geléia Burguer, empreendimento com várias unidades espalhadas pelo Distrito Federal. Ele compartilhou sobre sua trajetória como empresário, recordou os tempos como estudante, no Gama, explicando que nunca foi um aluno de ocupar as primeiras cadeiras em uma sala de aula, mas que sempre manteve uma boa relação com os educadores.
Durante a interação com o público, Alexandre destacou como o celular e a Inteligência Artificial podem ser aliados poderosos para impulsionar negócios. O empresário orientou os estudantes a explorar essas ferramentas de forma estratégica, mostrando que a tecnologia é um fundamental no mercado atual.
Alexandre também reforçou as vantagens da carreira como empreendedor e incentivou os estudantes presentes a aproveitarem a oportunidade ofertada pelo NEJ para construírem suas trajetórias como gestores de empreendimento e de pessoas. “Ser gestor é uma oportunidade de liderar, inovar e transformar ideias em realidade. Vocês têm em mãos uma chance única de aprender, crescer e se destacar”, comentou.

Em meio à plateia, estava Linda Karla Rabelo, estudante do Centro Educacional 308 do Recanto das Emas. Com apenas 16 anos, ela começou a vender paçocas recentemente como uma forma de montar uma reserva financeira para cobrir gastos adicionais enquanto cursa a faculdade que tanto sonha. “Já estou bastante motivada em poder participar do NEJ, e a palestra do Alexandre me deixou ainda mais animada. A princípio, minha meta é cursar Direito em uma universidade pública e, quem sabe, chegar a um cargo de juíza. Mas tenho a expectativa de que posso ampliar minha visão e pensar em outras opções para o futuro, sim”, concluiu a estudante.
Sobre o NEJ
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), uma iniciativa que foi introduzida pelo Sebrae no Distrito Federal em maio de 2022, seguindo um modelo de sucesso implantado no Sebrae Minas Gerais. Por meio de uma metodologia inovadora, os alunos da rede pública recebem, de forma gratuita, formação técnica focada na gestão de negócios que permite que os estudantes tenham contato com o mundo dos negócios e desenvolvam projetos pensados para empresas e situações reais, um grande diferencial na formação para o mercado de trabalho.
Atualmente, o NEJ está iniciando sete novas turmas em três instituições de ensino do Distrito Federal: a Escola Técnica de Santa Maria, o Centro Educacional 02 do Cruzeiro e o Centro Educacional 308, que tem a gestão compartilhada entre a SEEDF e a Polícia Militar do DF. Ao todo, 251 estudantes serão beneficiados com a iniciativa ao longo de 2025.
A meta é ampliar ainda mais a iniciativa, fortalecendo a parceria entre o Sebrae DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal para disponibilizar formação empreendedora a um número crescente de alunos.
-
-
-