Em meio a uma mistura de cores, aromas e criatividade, os corredores da Escola Classe 09 de Brazlândia se transformaram em um verdadeiro mercado de ideias. Na 1ª Feira de Economia Criativa, realizada no dia 17 de outubro, cerca de 800 estudantes, de 5 a 10 anos, mostraram que o empreendedorismo pode começar cedo. Com o apoio do Sebrae no DF, os estudantes, do Ensino Fundamental, colocaram em prática os conceitos aprendidos no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), criando produtos como brinquedos, bijuterias e até serviços fotográficos, envolvendo toda a comunidade escolar e mostrando o poder da economia criativa na educação.
Rogério Moreira, vice-diretor da instituição, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. “Para a escola foi muito bom pois os conceitos do JEPP trouxeram a oportunidade para que os alunos pudessem entender o processo de empreendedorismo, organização financeira, criatividade, mobilização da comunidade escolar e economia criativa. Foi criado um sentimento de pertencimento e realização e todos saem realizados com esta primeira edição”, afirmou o educador.
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Para a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Anidaira Lira, as crianças conseguiram entender sobre valor, produto, vendas, custos, pagamentos, custos e lucro. “Foi uma forma deles entenderem sobre valores que vão além do dinheiro. Não é um trabalho apenas de questões monetárias, adição, subtração. É sobre coletividade, autonomia e envolvimento das famílias e comunidade’’, destacou a docente.
E quem ficou encantado com a proposta de uma feira de economia criativa foi o Alexandre Rodrigues, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental e que aos dez anos desenvolveu com sua turma, uma empresa de “memórias”. Os alunos criaram um ambiente fotográfico para que quem visitasse a feira pudesse fazer fotos e levar as recordações impressas para casa. “A ideia das fotos surgiu após conversamos na sala de aula. A decisão foi unanime, pois, as pessoas estão retomando as fotos impressas. Com isso, nossos pais e vizinhos gostaram da ideia e vieram fazer suas fotos e levar recordações para casa’’, disse.
Ana Beatriz, de 8 anos estudante do 3º ano, compartilhou do mesmo sentimento que Alexandre. Ela estava na banca de brinquedos e muitos dos produtos comercializados foram criados por ela e pelos colegas da turma. “Foi muito legal fazer os brinquedos, explicar como funcionavam e vende-los. Nunca tinha feito um brinquedo e agora posso fazer até para mim. Antes eu achava que era só fazer o ‘pix’, mas aprendi que o dinheiro tem todo um processo antes de chegar na nossa casa. Com as aulas de educação financeira, eu entendi que meus pais saem de casa todos os dias para buscar a renda que nos alimenta durante o mês e também vi que é possível abrir o meu próprio negócio”, declarou.
De acordo com os organizadores, os alunos estudaram os princípios da economia criativa, marketing, produtos e vendas por mais de cinco meses. A feira, realizada no dia 17 de outubro, contou com a visita de duas mil pessoas.
Sobre o JEPP
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma proposta do Sebrae que incentiva, por meio do desenvolvimento de habilidades e das competências empreendedores, que os estudantes busquem o autoconhecimento e despertem o espírito de coletividade. O curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
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