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Estudantes surdos e cegos do DF participam de oficina com o artista plástico Carlos Bracher

Realização foi organizada pela Secretaria de Educação da capital e contou com apoio do Sebrae no DF
Por Fabyane Rufino | Ex-Libris Comunicação
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Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o Sebrae no DF foi responsável por promover, durante a última terça-feira, 17 de maio, duas oficinas de história da arte e das cores voltadas para estudantes cegos e surdos matriculados na Escola Bilíngue de Taguatinga, instituição que integra a rede pública de ensino da Capital Federal. O encontro, que aconteceu na Kingdom School, no Lago Sul, recebeu também professores e foi conduzido pelo artista plástico Carlos Bracher.

A presença do artista plástico foi um estímulo de criatividade para 80 alunos que puderam acompanhar de perto o trabalho de pintura que faz Bracher ser uma das referências artística do país. Ele é membro da Academia de Letras de Minas Gerais e pintou, em 2007, ao ar livre, mais de 60 quadros retratando monumentos e locais conhecidos da Capital Federal, como o Congresso Nacional, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, a Ponte JK, a Praça dos Três Poderes, o Memorial JK e a Esplanada dos Ministérios. A participação de Bracher também estimulou os estudantes a desenvolverem o pensamento crítico e a percepção estética.

Uma das oficinas esteve focada nos 200 anos da Independência do Brasil enquanto a outra trabalhou com foco nos 62 anos da inauguração de Brasília. Bracher pintou, ao lado dos estudantes, o obelisco construído como monumento arquitetônico para lançar a construção da nova capital do país. A peça foi encomendada e trazida à região do Planalto Central pelo presidente Epitácio Pessoa em 1922 e simboliza o ponto central do país, localizado entre os paralelos 15 e 20 graus.

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral do Distrito Federal, Vera Bastos, elogiou a realização do evento e reforçou a importância de ações parecidas. “Essa oportunidade é de uma emoção imensa porque, além de impulsionarmos a visibilidade de um artista nacional, chamamos a atenção da sociedade para o belíssimo trabalho realizado na rede pública de ensino”, comentou. Ela também reforçou a importância de um tratamento igualitário para as pessoas com deficiência.

Estratégico e pontual em seu apoio, o Sebrae foi responsável pela disponibilização de todos os materiais utilizados nas oficinas. Parte do projeto Educação Empreendedora, o encontro foi promovido também com o objetivo de formar os estudantes de hoje em cidadãos com atitudes e comportamentos empreendedores, capazes de transformar suas realidades.

A professora Andreia Beatriz, parte do time de profissionais que acompanhou os alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga até o local, também comentou sobre o evento. Para ela, proporcionar uma experiência artística profunda, imersiva e com a presença de um renomado artista brasileiro encoraja muito os alunos da instituição que atende crianças e adolescentes surdos e surdos-cego. “Nós preparamos os alunos para este encontro, assistimos vídeos, promovemos pesquisas e conversamos com eles a respeito das obras produzidas pelo Carlos Bracher”, afirmou a professora, que reforçou a importância da arte na vida dos estudantes surdos, que muito utilizam o visual para a comunicação, expressão e entendimento.

Com aproximadamente 600 estudantes deficientes visuais e 1.056 estudantes deficientes auditivos, a rede pública de ensino do DF oferece atendimento especializado, proporcionando autonomia plena aos estudantes. A modalidade de ensino especial é oferecida gratuitamente, tanto em unidades regulares quanto em unidades especializadas e até em instituições parceiras.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

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