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Evento em Santa Maria marca o encerramento do projeto Empresa Simulada

Iniciativa permite o entendimento dos estudantes sobre o funcionamento de uma empresa tradicional
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Estudantes dos Centros Educacionais 104 e 308 do Recanto das Emas, e da Escola Técnica de Santa Maria, participaram, em 11 de junho, da mais recente edição da Feira Empresa Simulada. A iniciativa ocorreu no âmbito do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), na área externa do auditório da unidade educacional de Santa Maria e foi prestigiada por representantes do Sebrae e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

A realização da feira marcou o encerramento do Empresa Simulada, projeto que utiliza uma metodologia licenciada pelo Sebrae/MG. O propósito é oferecer aos estudantes uma experiência real de aprendizagem em um mercado simulado e promover a formação integral e o desenvolvimento de competências em gestão de negócios e atitudes empreendedoras. Durante a feira, os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da execução do projeto, desenvolvendo todo o processo dentro de uma empresa tradicional, desde o relacionamento com os fornecedores até o atendimento ao cliente.

Em visita ao local do evento, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, conversou com os estudantes e destacou a importância entre o trabalho desenvolvido de forma contínua pela instituição e a secretaria de educação da capital. A dirigente expressou, ainda, o otimismo de que os jovens serão, em um futuro próximo, empreendedores preparados e habilidosos. “Enxergamos nesses jovens estudantes uma esperança imensa do surgimento de novos empreendedores. Iniciativas como essa promovem transformação e nos dão a certeza que teremos, no futuro, um cenário de empreendedorismo muito melhor no Distrito Federal. O Sebrae e a Secretaria de Educação seguem de mãos dadas para cumprir o compromisso que temos de tornar o nosso território cada vez melhor”, pontuou Rose.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

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A gerente de atenção da educação profissional da Secretaria de Estado de Educação do DF, Fernanda Marsaro, também comentou acerca da parceria firmada entre a pasta e o Sebrae no DF. Segundo ela, a implementação de soluções com abordagens empreendedoras nas escolas da rede pública de ensino só traz benefícios, suscitando novas perspectivas para os estudantes, permitindo que eles explorem diferentes áreas para serem protagonistas de suas trajetórias.

“A parceria com o Sebrae tem sido de extrema importância para muitas escolas públicas, pois representa uma maneira inovadora de engajar os estudantes, incentivando o comportamento empreendedor. A legislação atual prevê a obrigatoriedade da educação empreendedora nos currículos, mas a nossa perspectiva vai além dessa determinação. Queremos fazer uma diferença significativa na vida dos nossos estudantes, abrindo novas perspectivas e oportunidades”, acrescenta.

Analista do Sebrae no DF e coordenadora local das atividades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, Dielle Braga, reforça a relevância do projeto Empresa Simulada e seu impacto positivo na vida dos alunos, famílias e comunidades. Segundo ela, não são apenas trabalhadas habilidades voltadas para o mundo dos negócios, mas também, faz parte das atividades desenvolvidas o desenvolvimento de habilidades como oratória, marketing, recursos humanos e finanças.

“O projeto é uma oportunidade única para os jovens desenvolverem habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida. São mais de 800 horas de formação para que esses alunos fiquem preparados para enfrentar os desafios do mundo fora da escola e impactar suas famílias e a comunidade ao redor”, observa Dielle.

A estudante de Administração e Marketing, um dos cursos promovidos pelo NEJ na Escola Técnica de Santa Maria, Fabiana da Rocha, assumiu durante o projeto o papel de gerente de logística da Uau Fast Food. A marca foi idealizada por ela e mais cinco colegas com o intuito de proporcionar um atendimento inclusivo, especialmente focado em atender pessoas com intolerância à lactose, glúten e açúcar. A equipe dividiu as responsabilidades de forma colaborativa, mas todo estiveram envolvidos na definição e execução das estratégias de marketing.

“Pensamos em algo que seria realmente inovador. Muitas pessoas hoje têm uma alimentação restritiva e isso nos motivou desde o semestre passado. Conseguimos ter destaque com essa mesma ideia em um outro projeto aqui da escola, mas a continuidade dessa ideia e a apresentação aqui na feira é algo satisfatório para todos nós. Conseguimos colocar em prática todo nosso conhecimento”, afirma Fabiana.

Diretor da unidade educacional de Santa Maria, Elijaime Nunes comemora o resultado desta edição do projeto, expressa gratidão pela colaboração contínua com o Sebrae e destaca que são notórias as mudanças no comportamento e o amadurecimento dos alunos que integram as turmas do NEJ na região administrativa. “Aproximadamente 60 estudantes aqui da unidade estiveram envolvidos nesse projeto. A gente chega até a realização desta feira com muito orgulho do comprometimento que todos eles desempenharam. O progresso foi claro e agora esperamos pela continuidade para engajar ainda mais estudantes”, comenta.

Acredito muito no desenvolvimento deste projeto. É uma forma de gerar possibilidades, de ofertar a esses estudantes ferramentas, estratégias para construírem ideias e projetos futuros. Sempre acreditei firmemente que as habilidades empreendedoras, que agora, associadas ao novo currículo do ensino médio, podem ser ainda mais essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, especialmente daqueles cada vez mais imersos no universo tecnológico e afins”, analisa o diretor do CED 104, Felipe Renier.

A analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Jéssica Santos, acompanhou a realização da feira e celebrou a conclusão de mais uma edição do projeto no DF. “O propósito desse projeto é muito legal. A gente sempre busca tornar os jovens protagonistas da sua história, para que eles possam construir seus projetos de vida. Iniciamos em Minas, foi um sucesso, mas ver essa estratégia sendo replicada em outros estados é uma forma que assegura ainda mais o sucesso desta solução do Sebrae”, conclui.

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