O Sebrae no Distrito Federal, a Coalizão Pelo Impacto e o Instituto Sabin promoveram na tarde da última segunda-feira, 20 de outubro, a quinta edição do Impacta DF. O evento movimentou o Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), reunindo atores do setor para fortalecer e amadurecer o ecossistema de negócios de impacto social na região, além de proporcionar momentos de conexões a fim de gerar novas oportunidades e estratégias de negócios.
A programação do evento foi novamente organizada em conjunto com os atores que compõem o ecossistema e, em um primeiro momento, trouxe reflexões sobre a importância da comunicação como estratégia para negócios de impacto. Para isso, um breve bate-papo foi realizado com a participação da jornalista e idealizadora do projeto social Filhos da Nação, Gabriela Speziali, e a mediação do jornalista e diretor executivo da Proativa Comunicação, Flávio Resende.

Com mais de mais de duas décadas de experiência na área, Speziali iniciou a ocasião comentando sobre a importância da comunicação para o sucesso de negócios e organizações de impacto socioambiental. Ela sustentou que uma comunicação eficaz atrai clientes, parceiros e investidores, aspectos essenciais para a sustentabilidade de tais empreendimentos.
A jornalista compartilhou detalhes sobre seu tentativa de transição de carreira -do jornalismo para dedicar-se integralmente a seu projeto de impacto social -, e revelou que percebeu, com o passar dos anos, a necessidade da comunicação para dar mais voz e visibilidade ao tema. Desse modo, ela criou o podcast Verbo Impactar, cujo objetivo é dar voz a negócios e projetos de impacto socioambientais, além de informar e conectar lideranças, empreendedores, investidores, gestores e a população a temas tão relevantes para a sociedade.
Speziali compartilhou, ainda, dicas para empreendedores que convivem com orçamentos limitados para investir em comunicação, salientando a importância de definir claramente o negócio, a mensagem-chave e o público-alvo. “Mesmo com poucos recursos, é possível criar conteúdo simples, porém impactante, como vídeos curtos e narrativas envolventes sobre a história e o propósito do empreendimento”, pontuou a jornalista.
A analista da Gerência de Negócios de Rede do Sebrae no DF e gestora responsável pelo Sebraelab, Isabela Patrocínio, também refletiu sobre a importância do tema apresentado durante o bate-papo e frisou o objetivo de sensibilizar os participantes do encontro sobre a importância de comunicar o impacto de seus negócios, não apenas internamente, mas também para o público e a sociedade.

Segundo Isabela observou, na prática, muitos empreendedores se concentram na concretização do impacto, mas dedicam pouco tempo à mensuração dos resultados e à sua divulgação. “A comunicação é tão crucial quanto o impacto em si, pois a ausência dela pode levar à falta de visibilidade, resultando na perda de clientes e investidores, o que, por sua vez, pode inviabilizar o negócio”, afirmou. “Comunicação e impacto são aspectos que devem estar sempre associados”, acrescentou ela.
Na sequência da programação, os participantes do evento foram convidados a debater questões propostas pelos organizadores, com foco em estratégia de mercado, investimento, captação, redes e articulação.
A ocasião representou uma nova abordagem dos organizadores do Impacta DF para estimular o networking e ampliar o engajamento dos participantes no processo de amadurecimento do ecossistema. Tal diversidade no nível de maturidade dos empreendedores foi um ponto central: enquanto alguns já possuem negócios mais bem estruturados e buscam incessantemente por parcerias, outros se encontram em um nível inicial, procurando compreender melhor o próprio ecossistema e seu papel nele.

A coordenadora da Coalizão Pelo Impacto no DF, Dani Estevam, acompanhou de perto o momento e salientou a oportunidade de conferir o entusiasmo de cada empreendedor em colaborar com o fortalecimento dos negócios de impacto no território distrital. Segundo ela, de cada debate surgiram novos temas, fato que indica a necessidade de futuras atividades temáticas que serão exploradas em edições futuras do encontro. “Vamos precisar, futuramente, de promover outras atividades temáticas dentro desse movimento pois há empreendedores em vários níveis de maturidade”, pontuou.
Dani Estevam também comentou sobre a importância da parceria mantida entre o Sebrae no Distrito Federal e a comunidade da Coalizão Pelo Impacto, que já reúne quase 200 empreendedores, que necessitam de capacitação e acesso a soluções necessárias para o desenvolvimento. “O nosso foco é oferecer capacitação e as respostas às demandas que esse ecossistema apresenta. E não há parceiro melhor que o Sebrae em um momento como esse. É uma instituição que entende bem o que é preciso fazer para melhorar a jornada de um empreendedor”, acrescentou.
O analista de projetos do Instituto Sabin, Ivan de Andrade, também marcou presença na realização do Impacta DF e reforçou o compromisso da organização com a inovação social e o fortalecimento do ecossistema de impacto no Distrito Federal. Ele, no entanto, chamou a atenção para a colaboração de todos os agentes para o desenvolvimento do setor na região. “Sem vocês, empreendedores aqui presentes, a construção desse ecossistema seria ainda mais difícil”, sustentou.

A estrutura do Sebraelab foi, novamente, cenário para a realização da Feira Negócios que Transformam, iniciativa lançada pela organização do evento há duas edições e que visa atender à crescente demanda dos participantes por um espaço dedicado à exposição de produtos e serviços.
O espaço ainda funcionou como cenário para a continuidade de um workshop que integra uma jornada de letramento de impacto. A atividade foi realizada momentos antes da abertura da programação, reunindo interessados em compreender o universo da economia de impacto. A atividade foi conduzida pela é investidora, inovadora social e gerente de projetos Nayana Cambraia, que compartilhou sua expertise em tecnologias sociais e gestão da mudança para adaptação de metodologias ágeis para negócios de impacto.
A ação consistirá, ainda, na realização de mais um encontro, previsto para o mês de novembro, também no Sebraelab.
A programação do Impacta DF também contou com a realização do Demo Day Camp de Impacto, um momento dedicado a sessões de pitches. Nessa etapa, empreendedores presentes à realização tiveram a chance de ampliar a visibilidade de seus projetos, detalhando suas atuações e as soluções que oferecem ao ecossistema. Além da projeção, os pitches representaram uma oportunidade para receber feedback qualificado, visando o aprimoramento de suas apresentações e estratégias futuras.

O evento foi encerrado com a apresentação de iniciativas que visam o fortalecimento do setor. Uma delas é desenvolvida pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) em parceria com instituições estratégicas e tem o propósito de impulsionar startups e tecnologias capazes de promover um futuro mais inovador e sustentável.
“O ecossistema em Brasília ainda é nascente, mas reúne ideias bem interessantes, algumas já mais estruturadas e outras que ainda estão tentando se estruturar. E apresentar uma solução capaz de colaborar com a melhoria desse cenário é favorável. Quanto mais a gente conseguir juntar forças entre iniciativas, melhor, porque essas startups, esses empreendimentos, precisam de um acompanhamento continuado e a Fenasbac atua com esse propósito”, completou a líder de Projetos de Inovação na organização, Danielle Teixeira.
Para mais informações sobre a iniciativa da federação, acesse o site: impact.fenasbac.io.

