ASN DF
Compartilhe

Inaugurado o primeiro Núcleo de Inovação do Distrito Federal

Espaço conta com recursos tecnológicos para os estudantes da rede pública de ensino
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A região Central de Brasília recebeu na última sexta-feira, 19 de abril, a inauguração do Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF). O espaço está equipado com aparatos de tecnologia que permitirão a produção de recursos educacionais digitais voltados para a educação híbrida na rede pública de ensino da capital federal. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Espaço Cultural Neusa França, no Shopping ID.

O núcleo integra a infraestrutura oferecida pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), um programa educacional inovador do Governo Federal, que visa aprimorar e expandir as estratégias de implementação da educação híbrida em todo o território nacional, além de promover uma implementação mais equitativa e eficaz do Novo Ensino Médio.

Com a disponibilidade de vários equipamentos tecnológicos no local, será possível gravar videoaulas, entrevistas, podcasts e outros recursos que darão suporte a metodologias mais ativas e inovadoras na educação. Além disso, há também a possibilidade de alternância das aulas entre momentos presenciais e remotos para garantir a qualidade e a equidade.

A secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, celebrou, com os servidores presentes, a inauguração do núcleo no Distrito Federal. “Usem e abusem deste espaço como forma de avanço para uma aula diferente, inovadora e motivadora. O nosso foco é e sempre será o estudante, é por eles e para eles”, destacou.

A subsecretária de Educação Básica da Secretaria, Iêdes Braga, também comemorou a abertura do espaço e agradeceu o apoio de todos que contribuem para a modernização e inovação educacional do DF. Para ela, a construção do núcleo é uma forma de aprimorar o processo de aprendizado de milhares de alunos. “Nós queremos uma educação transformadora, flexível, que motive os jovens a avançarem cada vez mais e aprofundarem seus conhecimentos”, acrescentou ela.

Parceiro neste projeto, o Sebrae no Distrito Federal também marcou presença na cerimônia e destacou a importância da educação empreendedora neste sistema inovador para os estudantes durante a vida escolar. “Trabalhando com crianças, jovens e professores, temos uma grande oportunidade de mudar positivamente o cenário futuro. Esta é uma parceria forte que nos fará desenvolver trabalhos ainda mais conscientes dentro da educação”, disse Rose Rainha, superintendente da instituição.

Rose aproveitou a ocasião para destacar a parceria entre a instituição e a Secretaria e informou que somente no ano de 2023, 537 professores ingressaram em programas de pós-graduação por meio do projeto Educação Empreendedora. A dirigente informou, ainda, que atualmente 700 docentes estão em formação em novas turmas do curso de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia.

O NIDF é estruturado por meio dos equipamentos fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC), provenientes dos investimentos no Programa de Inovação da Educação Híbrida do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Localizado dentro da Secretaria de Educação do DF, o núcleo integra a Gerência de Educação a Distância (Gead) da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb).