ASN DF
Compartilhe

Ingredientes da região Centro-Oeste serão a estrela de evento gastronômico no Rio de Janeiro

Imersão Gastronômica faz parte das atividades de artesanato, incentivadas pelo Sebrae desde 1997, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Por Ana Paula Mira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro, uma Imersão Gastronômica como parte da agenda da ocupação da região Centro-Oeste no local. Serão dois dias de experiências com ingredientes típicos da região.

No dia 26 de agosto, a Imersão vai sediar um evento cultural com encontro dos chefs da região, imprensa, gestores e convidados. Também acontecerá uma conversa com os chefs convidados, além de degustação de entrada, prato principal e sobremesa de cada unidade da federação.

Já no dia 27 de agosto, todos os chefs, juntos, realizarão duas oficinas, durante a manhã e a tarde, gratuitas e abertas ao público, com expectativa de 30 participantes cada. Nas oficinas, será desenvolvida uma receita de prato típico da região, com a proposta de reforçar a cultura gastronômica do Centro-Oeste, com direito à degustação dos participantes.

Projeto evidencia Centro-Oeste

Letícia Garcia, gestora de Gastronomia do Sebrae no DF, explica que o CRAB idealizou o Projeto Ocupações, em 2021. “Com essa iniciativa, o Sebrae estadual promove uma mostra de artesanato de seu respectivo estado nas instalações do CRAB. No que tange à participação dos estados do Centro-Oeste no Projeto Ocupações, considerou-se o histórico de atuação conjunta e, em especial, a experiência acumulada no âmbito do Projeto Brasil Central Turismo, executado entre os anos de 2015 e 2018.”

O foco na questão do alimento tem relação direta com o turismo. Nathália Hallack, gestora de Turismo do Sebrae no DF, explica que o direcionamento e histórico do Projeto Brasil Central, com a proposta de desenvolvimento integrado da região, levaram à realização da exposição “Ocupação do Cerrado ao Pantanal – Cultura, artesanato, turismo e gastronomia da região Centro-Oeste”. “Temos o entendimento de que turismo, propostas de alimentação e artesanato revelam as principais marcas de uma região, por isso a ocupação de artesanato no CRAB terá intervenções dos projetos de turismo e gastronomia dos Sebrae das quatro unidades federativas”.

A escolha do Rio de Janeiro para essa exposição também foi estratégica. “O Rio de Janeiro é um destino emissor estratégico para o Centro-Oeste, além de ser o portão de entrada do turista internacional no Brasil. Nesse sentido, o objetivo da Imersão é promover não apenas o artesanato, mas a região como um todo, para, a partir de suas paisagens naturais, cultura e gastronomia, estimularmos um maior interesse turístico por esses estados (MS, MT e GO) e o DF”, explica Nathália.

Artesanato como marca brasileira

Outro aspecto dos eventos do CRAB é o incentivo de formas diferentes ao artesanato. Juliana Mota, gestora de Artesanato do Sebrae no DF, ressalta a diversidade do artesanato brasileiro. “Cada região mantém seu estilo e sua técnica específicos. No Sudeste, destacam-se os trabalhos com rendas, por exemplo; no Sul, temos tapetes artesanais e peças em madeiras e argilas; no Centro-Oeste, os produtos lembram a caça e as lendas; no Nordeste, os trabalhos de carrancas, cerâmicas e bonecas de barro ficam em evidência. Uma das regiões mais ricas em artesanato brasileiro é a região Norte, com produtos artesanais em cerâmica marajoara, pinturas, argila e cestaria.”

Para Juliana, essa diversidade está reunida no CRAB, que valoriza a importância econômica e cultural do artesanato brasileiro. “O artesanato pode ser uma ferramenta de geração de renda e autonomia, além de uma poderosa forma de valorizar a cultura local. Ele representa a continuidade da cultura local, demonstrando em seus produtos a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em âmbito nacional.”

Além da diversidade encontrada na Imersão, o público ainda pode participar de oficinas, que são oportunidades de conhecer cases inspiradores dos chefs convidados das unidades da federação e suas técnicas. “Além disso, as oficinas oportunizam que ingredientes e pratos típicos sejam amplamente divulgados na casa do artesanato brasileiro em uma cidade que é considerada porta de entrada do turista brasileiro e também de outros países”, diz Letícia Garcia, gestora de Gastronomia do Sebrae no DF.

DF na Imersão Gastronômica

O Distrito Federal será representado na Imersão Gastronômica por Ana Paula Jacques, gaúcha de nascimento e brasiliense de coração. Cozinheira, educadora e pesquisadora em turismo, gastronomia e sustentabilidade, Ana Paula é idealizadora do “Comida pra Pensar” e curadora do “Cerrado no Prato”. Para a chef, a alimentação é uma ferramenta de mudança e de incentivo ao empreendedorismo.

O “Comida pra Pensar” é um food lab, que se propõe a pensar o papel do alimento e do cozinheiro no mundo contemporâneo. São desenvolvidas pesquisas, experiências e projetos inovadores que valorizam a biodiversidade, a cultura alimentar e a identidade local. Entre os projetos do food lab, estão a construção de um aplicativo com um mapa afetivo dos cafés de Brasília, a Mandioteca – um mapa ilustrado e interativo com a história de seis farinhas de mandioca do Brasil, o Super Panc – jogo inspirado no Super Trunfo com cartas que mostram as principais características de 32 plantas alimentícias não convencionais, as PANC, e o desenvolvimento da Uai Protein, um suplemento proteico de ora-pro-nóbis.

O “Cerrado no Prato”, outro projeto do qual Ana Paula Jacques é curadora, é um coletivo de pesquisadores e chefs de cozinha que entende a gastronomia e o turismo como vetores para promover o uso sustentável da sociobiodiversidade do Cerrado e, ao mesmo tempo, contribuir para a valorização biológica e cultural do segundo maior bioma brasileiro.

“Quando falamos de turismo, a gastronomia é um dos elementos de maior destaque, representando muito da comunidade, cultura e do bioma de uma determinada localidade. Assim, apresentar a nossa gastronomia é uma das formas de o visitante do CRAB experienciar e conhecer mais do Centro-Oeste”, finaliza Nathália.

Programação

15h00 – Abertura (Auditório)

15h20 às 16h00 – Talk Show Gastronomia do Centro-Oeste: do Cerrado ao Pantanal

Chefs: Paulo Machado (MS); Hugo Rodas (MT); Patricia Garcia (GO); Ana Paula Jacques (DF)

Mediador: João Carlos Caldeira) (Auditório)

16h00 – Visita guiada à exposição (Exposição)

16h30 – 18h00 – Degustação com os quatro chefs do Centro-Oeste (Menu Finger Food) e Apresentação cultural Almir Pessoa (Restaurante)

19h30 – Encerramento

27/08 (sábado)

10h – Primeira oficina com todos os chefs

15h – Segunda oficina com todos os chefs

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) tem como missão promover o artesanato brasileiro, fortalecendo a sua importância cultural, social e econômica. Idealizado para atuar como uma plataforma de requalificação da atividade artesanal brasileira, ele atua como espaço de exposição, reflexão e aproximação comercial.

O Sebrae atua no segmento de artesanato desde 1997, a partir da visão de que esse tipo de atividade da economia criativa gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas.

Serviço

O quê: Imersão Gastronômica no CRAB com oficinas gratuitas

Quando: 26 e 27 de agosto

Como se inscrever: ainda não temos o link