A cadeia produtiva da beleza no Brasil se destaca como uma das mais dinâmicas e competitivas do mundo, envolvendo milhares de profissionais que, diariamente, usam suas habilidades e criatividade para desempenhar funções variadas e formar um universo cada vez mais pujante. Dentro desse vibrante contexto, surgem histórias inspiradoras de empreendedores que, armados com paixão e determinação, transformam desafios em oportunidades de sucesso, como é o caso de Jéssica Raiane Guirra, ou apenas Jéssica Raiane, como é mais conhecida por sua fiel clientela.
A trajetória de vida de Jéssica é marcada por sua resiliência para superar contextos desafiadores. Ela começou a trabalhar ainda durante a adolescência. O forte interesse por serviços de beleza levou a jovem, que já sonhava com sua independência financeira, a atuar como assistente em pequenos salões aos 13 anos. Ao longo dos anos, as experiências acumuladas e o conhecimento adquirido a capacitaram para se tornar uma cabeleireira autônoma.
Entretanto, em abril deste ano, a vida preparou um guinada significativa para a carreira da profissional, já com 31 anos. Em um momento de descontração visualizando publicações em suas redes sociais, Jéssica ficou sabendo da realização da primeira edição do Beleza em Movimento, uma iniciativa do Sebrae no DF que visa capacitar e orientar profissionais do setor, fornecendo conteúdos sobre gestão e um leque de assuntos fundamentais para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Ao ler as informações contidas no anúncio do curso, Jéssica diz que não pensou duas vezes e se inscreveu para participar. O Beleza em Movimento não apenas proporcionou a Jéssica o conhecimento técnico necessário, mas também lhe ofereceu uma nova perspectiva de vida. Ela já tinha ouvido falar das vantagens de ser uma pequena empreendedora individual, mas com as conteúdos ministrados por consultores do Sebrae, ela logo reconheceu a importância de ter um negócio formalizado.
-
“Logo de cara o curso me fez perceber que a beleza poderia ser o meu caminho para a autonomia financeira e profissional. Eu determinei que eu queria aprender; não fui só porque era de graça ou porque não tinha nada para fazer. Fui realmente para extrair o melhor do curso”, conta.
Durante a participação na iniciativa, Jéssica aprendeu sobre gestão, atendimento ao cliente, precificação de produtos e serviços, marketing e outros assuntos. Ela percebeu que o setor de beleza não se limita apenas à estética, mas também envolve empatia e conexão. “Aprendi que a relação com os clientes é fundamental. Não se trata apenas de cortar, hidratar ou pintar o cabelo, mas de oferecer uma experiência que faça a pessoa se sentir bem consigo mesma”, acrescenta.
A participação na iniciativa ajudou a empreendedora a fazer conexões e a desmistificar a ideia de que um salão de beleza precisa estar localizado em regiões centrais de cidades, como nas proximidades de avenidas e centros comerciais. “O curso me mostrou que, com a abordagem certa, eu poderia atender meus clientes em qualquer lugar”, assegura.
Jéssica também adquiriu conhecimentos que a ajudaram a entender de forma mais aprofundada os benefícios da Lei do Salão Parceiro. A legislação foi criada com o intuito de simplificar a formalização dos contratos de parceria entre proprietários de estabelecimentos de beleza, como barbearias, salões e clínicas de estética, e profissionais do segmento, como cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, depiladores e maquiadores. Com a implementação dessa lei no país, esses profissionais asseguram a regularidade de suas obrigações e recebem o suporte necessário para uma organização mais eficaz.
A legislação tem permitido que Jéssica atue como colaboradora em um salão em Planaltina, desenvolvendo seu trabalho de forma independente e profissional. Além disso, ela possui uma pequena estrutura em casa para atender alguns clientes. Porém, o sonho da empreendedora é, em breve, ter seu próprio espaço.
“Estou trabalhando para isso. Em quatro meses, minha vida mudou completamente. Melhorei meu posicionamento como profissional e minha autoconfiança. Foi uma transformação de dentro para fora, um trabalho extraordinário que vivenciei. O Sebrae foi responsável por isso. Destravou o meu modo de pensar. A área da beleza realmente pode mudar uma vida”, pontuou.
-
Jéssica tem testemunhado no dia a dia o crescimento de sua clientela. Atualmente, ela se enxerga como uma empreendedora confiante e determinada, em busca de constante aprimoramento para realizar seus sonhos e aprimorar seus serviços, visando também a futura consolidação de seu próprio empreendimento. Com esse propósito, ela deu início a uma faculdade, tem participado de cursos de finanças e gestão, e planeja registrar sua marca no setor de beleza do Distrito Federal, mantendo uma relação próxima com o Sebrae no DF.
Brasília Capital da Beleza
A realização do Beleza em Movimento é uma ação prevista no âmbito do Programa Brasília Capital da Beleza. A iniciativa é resultado de uma ação colaborativa que envolve a atuação do Sebrae no DF e líderes locais do segmento na capital, com o propósito de reunir profissionais que compartilham da crença no potencial e profissionalismo dos talentos locais. A iniciativa busca não apenas beneficiar a economia local, mas também promover impactos positivos a nível nacional.