ASN DF
Compartilhe

Inova Talks promove discussão sobre cidades inteligentes e como elas podem promover o desenvolvimento sustentável

O evento faz parte do aquecimento para o Sebrae Inova 2023, que acontece em outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Por Hellen Lopes l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no DF, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), promoveu, nesta terça-feira, 29 de agosto, a 3ª edição do Inova Talks, um evento preparatório para o Sebrae Inova 2023, que ocorrerá de 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para o evento, foi convidado o economista, sociólogo, jornalista e professor na Escola de Comunicação e Artes da USP, Gilson Schwartz, que ministrou a palestra “Cidades inteligentes, impacto ambiental e inteligência artificial na era da Iconomia”.

O gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Ricardo Robson, destacou que o evento abordou de uma forma muito relevante o impacto das cidades inteligentes na sustentabilidade. “A palestra uniu três grandes vertentes e seus impactos na realidade das cidades: a ecologia, a economia e a inteligência. E o Inova deste ano tem como proposta repensar a cidade para pessoas, negócios e ambiente”, afirmou.

Ricardo também ressaltou a importância da discussão do tema no ambiente acadêmico. “As tecnologias inteligentes como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos foram discutidas hoje com a presença maciça dos docentes e discentes. Isso tem um impacto muito grande no futuro da sociedade, tendo em vista que estamos aqui formando novos profissionais, novos conceitos e aprendizados, o que propicia um ambiente para que Brasília, de fato, se torne uma cidade inteligente e gere ganhos para toda a sociedade”, concluiu.

O pró-reitor administrativo Wesley Sepulvida falou sobre o quanto é fundamental pensar em inovação em todos os momentos. “A universidade é um espaço de inovação onde temos muitos cursos e diversas possibilidades. Nós, hoje, vivemos um momento de ruptura tecnológica e precisamos estar atentos aos movimentos inovativos, a criatividade e o empreendedorismo”, disse o pró-reitor.

Cidades inteligentes

Esta edição do Sebrae Inova Talks foi marcada pela palestra de Gilson Schwartz sobre o crescimento econômico com inovações em cidades inteligentes. Cerca de 1000 pessoas, entre estudantes e professores, lotaram o Teatro Católica. Ele iniciou sua apresentação com um desafio de perguntas sobre os assuntos abordados, na qual o público participou em tempo real por meio de um aplicativo de smartphone.

Durante sua fala, Schwartz conceituou alguns termos, como iconomia e cidade criativa. “Iconomia é a geração de valor por ícones. Uma cidade criativa é uma cidade onde o conhecimento é desenvolvido por uma rede que favorece o uso da imaginação voltada à sustentabilidade, à criatividade e à diversidade”, explicou.

Segundo ele, as inovações nas cidades inteligentes visam promover o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos cidadãos através da utilização de tecnologias inteligentes. “As cidades inteligentes têm o potencial de proporcionar benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos. E a proposta do Sebrae no DF é discutir esses temas e engajar para um movimento de mais longo prazo na vida das pessoas, e complementar o que a universidade faz, trazendo um conhecimento de ponta na área de tecnologia”, completou Schwartz.

Aluna do 2° semestre de Relações Internacionais da UCB, Maria Caroline Santos ficou bem atenta durante a palestra. “Eu achei bem interessante a forma como foram tratados esses temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade, que serão um complemento para o meu curso”, comentou.

Doutor em Comunicação e professor da Universidade Católica, Ciro Inácio Marcondes ficou muito satisfeito com o talk show. “Foi uma palestra inovadora que tratou de temas cruciais de uma forma criativa e inteligente, que propõe soluções não óbvias para problemas que envolvem inteligência artificial, econômica e tecnológica a partir de uma rede sustentável e de uma circulação criativa de projetos de inovação“, arremata.