Uma noite que marcou a vida de 63 estudantes de 3 escolas públicas do Distrito Federal, que se formaram no curso Técnico em Administração. A iniciativa integra o projeto Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Eles receberam uma formação técnica nessa área com ênfase em Gestão de Negócios, totalmente gratuita, por meio de uma metodologia inovadora que combina teoria e prática.
O NEJ é fruto de uma parceria entre o Sebrae no DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos práticos de empreendedorismo e gestão. Em dois módulos, que totalizam 800 horas, os educandos percorreram trilhas de ensino que os levaram desde o primeiro contato com o mundo do trabalho e dos negócios até o planejamento e execução de suas próprias empresas.
Presente na formatura, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, disse que os educandos levarão consigo o conhecimento que adquiriram ao longo do curso.
“Nunca é tarde para aprender, para ter conhecimento, para recomeçar. Olhando para vocês, nunca é tarde. Que vocês tenham um futuro de empreendedorismo brilhante”, desejou.
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou que a Educação Empreendedora, da qual o NEJ também faz parte, prepara os estudantes para os desafios do mundo do trabalho e para serem protagonistas de suas próprias histórias.
“Vocês entenderam que empreendedorismo não é apenas abrir um negócio, mas desenvolver habilidades para a vida. Cada um de vocês possui um conjunto único de talentos e paixões que podem fazer a diferença. O mundo precisa de jovens empreendedores como cada um de vocês, capazes de inovar e de contribuir para um futuro melhor”, disse.
Depois de dez anos, Rosangela Macedo, 52, voltou para a sala de aula. Formada em Publicidade e Propaganda, se matriculou na turma do NEJ na Escola Técnica do Guará (DF) com o objetivo de estudar sobre empreendedorismo e abrir seu próprio negócio.
“Futuramente eu pretendo abrir meu próprio negócio. Aprendi muito sobre empreendedorismo. Foi muito válido. Não só por aprender, mas por fazer amizades também. O curso nos traz muitas perspectivas, muita base”, apontou.
Estudante do CED 308, no Recanto das Emas (DF), Fábio Dias, 18, disse que o curso o ajudou a melhorar sua comunicação.
“Meu maior progresso foi na minha comunicação. Não consigo nem explicar o quanto melhorou. Também descobri ser muito bom em gerir pessoas. Nas disciplinas do curso, trabalhos em grupos, todos os dias, e nos maiores projetos, foi possível aprender tudo isso. Vou sentir muita saudade. Criei contatos e conheci diversas pessoas por conta desse curso”, destacou.
Já na Roseleny Farias, 18, as aulas de empreendedorismo despertaram a vontade de seguir carreira na área administrativa.
“Eu já fiz uma entrevista de emprego na área de Administração. Assim que eles viram o curso administrativo do Sebrae ficaram animados com meu currículo e tenho certeza que vai me ajudar muito mais. Eu super indico esse curso”, afirmou a educanda do CED 104, também no Recanto das Emas.
A cerimônia, realizada na noite dessa terça-feira (04) no Espaço de Eventos Esplendor Hall, localizado no Park Way em Brasília (DF), ainda contou com a presença do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Wagner Gonçalves da Silveira Júnior; da subsecretária da Educação Básica do Distrito Federal, Iêdes Soares Braga; da diretora de Educação Profissional do Distrito Federal, Joelma Bomfim; da diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz; da diretora Administrativa Financeira da instituição, Adélia Bonfim; da gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas de Freitas Alves; da gerente da Unidade de Educação e diretora da Escola Sebrae de Minas Gerais, Fabiana Pinho; do paraninfo das turmas, o empresário, Edmar Mothé; dos diretores das escolas; dos professores do NEJ; e dos familiares e amigos dos estudantes.