Há quase quatro décadas, em Planaltina, foram plantadas as sementes que deram origem a MB Modas, um empreendimento familiar consolidado na cena empresarial da região administrativa mais antiga do DF e que vai além do conceito de ser apenas mais um comércio tradicional de roupas e acessórios. Originalmente idealizada por Denise Marques Bandeira e nutrida com empenho e dedicação, a marca prosperou ao longo dos anos e atualmente colhe os frutos em uma nova etapa, unindo mãe e filha, experiência de passado e visão do futuro, o que redefiniu a noção de continuidade no cenário empresarial.
Denise iniciou sua jornada empreendedora movida pela necessidade de sustentar a família. Casou-se muito jovem, aos 16 anos, e no ano seguinte engravidou de seu primeiro filho. Naquele momento, ela e o marido trabalhavam como mascates, vendendo roupas pelas ruas de Planaltina. Com o avanço da gravidez, a peregrinação se tornou uma atividade inviável e Denise passou a vender roupas em uma pequena banca localizada na feira de Planaltina.
O espaço, no entanto, serviu apenas como um elo para uma nova fase. Denise, com uma visão que transcendia seu tempo, percebeu que seria importante desempenhar a atividade próxima ao local em que morava, por conta da criação dos filhos. Assim, em um momento decisivo, ela deixou a banca da feira e mudou para uma pequena loja, construída em seu próprio lote, onde poderia trabalhar e cuidar dos filhos simultaneamente, eliminando a necessidade de deslocamentos para outros locais de Planaltina ou do Distrito Federal.

“A loja começou bem pequena e cresceu bastante. Quando percebi, estava totalmente mergulhada no comércio, na área de vendas, e tinha a facilidade de poder criar meus filhos. Era algo necessário. E soube conciliar para dar certo. Deu muito certo e, por fim, deixei outros planos que tinha de lado. A loja foi crescendo, tomando uma proporção muito boa, e eu não quis mais sair”, conta Denise.
O crescimento da MB Modas não apenas refletiu, mas também espelhou o desenvolvimento de Planaltina. Denise diz ter acompanhado de perto as transformações demográficas da região e as necessidades em constante mudança de seus clientes. Começando com o segmento de moda infantil, a loja expandiu seu sortimento para incluir a linha adulta, crescendo em sintonia com sua primeira geração de clientes.
Denise, atualmente com 57 anos, não esconde o orgulho em atender a quarta geração de clientes, um testemunho da relação de confiança e afeto construída ao longo dos anos. “O que realmente marca essa trajetória da MB realmente foi a gente conseguir não lidar apenas com clientes, mas construir uma relação de amizade. Essa proximidade e acolhimento tornaram a MB Modas parte integrante da vida de muitas famílias em Planaltina”, pontua Denise.
A sucessão na gestão do empreendimento é um capítulo natural. Renata e Roberto, os filhos de Denise, cresceram imersos no universo do comércio, hábito que imprimiu em cada um o amor pelo negócio e a compreensão de sua dinâmica desde a infância. “As crianças sempre estavam comigo no balcão. Sempre tive uma pessoa que me ajudava, cuidava da casa e de tudo. Mas eles sempre ficaram comigo, o dia todo no balcão. Com isso, eles criaram um vínculo com a loja e com 8, 10 anos, já queriam ajudar, já queriam me ajudar no dia a dia”, acrescenta a empreendedora.

Renata, conhecida por sua energia contagiante e atenção ao cliente, é considerada o coração e a alma da empresa, liderando as áreas de vendas, compras, marketing e o avanço no ambiente digital. Já Roberto assume um papel mais racional, apoiando a gestão do empreendimento quando necessário, em virtude de já ter outra ocupação. Ele também entra em cena no negócio para cuidar da aquisição de produtos que serão destinados ao público masculino.
Ao longo dos anos, Renata, que tem a mesma idade da loja, 38 anos, esteve à frente de transformações significativas na MB Modas, incluindo a decisão de não expandir fisicamente para outras regiões do Distrito Federal. Ela conta que privilegia um atendimento personalizado ao cliente, processo que poderia sair do controle com outras lojas no DF. Em contrapartida, a marca investiu na digitalização, tem um projeto de lançamento de um site e de fortalecimento da presença nas redes sociais, alinhando-se às mudanças do mercado e aos novos hábitos dos consumidores. “Queremos fortalecer o alcance e continuar próximos dos clientes”, explica a filha e empreendedora.
Além da gestão da MB Modas, Renata participa ativamente de iniciativas que estimulam o a presença de mulheres no empreendedorismo, destacando a importância de dar visibilidade às mulheres empreendedoras, combater preconceitos e criar redes de apoio. Ela afirma que sempre ressalta o privilégio em ter o suporte da mãe e fala sobre a importância de ter coragem, determinação e foco como qualidades fundamentais para quem deseja empreender, especialmente em negócios familiares.
Quanto ao futuro como empreendedora à frente da MB Modas, Renata assegura continuar focada na expansão digital da marca, mantendo vivo o legado construído com dedicação e a convicção de que o sucesso nasce do amor pelo que se faz. Ela reforça a conexão próxima com os clientes e o compromisso de preservar a história iniciada por sua mãe, Denise. “Nasci para este papel que assumo hoje. Minha vida não teria outro sentido a não ser no empreendedorismo”, conclui Renata.
Serviço – MB Modas
Contato: 61 9 9526 3457
Redes Sociais: @mb.marquesbandeira
-

