Com o apoio do Sebrae no DF, produtores rurais de ovinos do Distrito Federal participaram da ExpoLondrina 2023 e foram os grandes destaques dos prêmios “Reservada Grande Campeã ExpoLondrina 2023”, “Progênie de Pai ExpoLondrina 2023” e outros títulos Top 5 em diferentes categorias, que reconhecem o melhor trabalho genético desenvolvido em rebanhos de ovinos das raças Dorper e White Dorper.
O evento registrou a participação de 420 ovinos de diversas raças. Deste total, 376 participaram dos julgamentos de classificação da ExpoLondrina. Além dos brasilienses, criadores do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, totalizando 45, também exibiram seu trabalho genético nas pistas da feira.
A Missão Técnica do Sebrae no DF para a ExpoLondrina contou com a participação de sete empresários parceiros e teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato de Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (Sincco).
O analista técnico do Sebrae no DF, Rodrigo Moll, conta que, apesar de ser a primeira parceria da instituição com o Sincco, o resultado da ação foi bastante positivo.
“Era uma competição que tinha produtores de vários lugares do Brasil, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, entre outros, e eles voltaram com vários prêmios, o que denota a qualidade do rebanho do Distrito Federal a partir do melhoramento genético, o que é super importante”, comemora o analista.
Ainda em 2014, quando comprou 20 cordeiras fêmeas e um macho para criar como hobby, Marcos Boechat, 50 anos, nem imaginava que um dia a Fazenda Boechat se tornaria a maior produtora rural de ovinos do Distrito Federal. Durante a ExpoLondrina 2023, ele conquistou cinco prêmios de 3º lugar, quatro de 2º lugar e três de 1º lugar, sendo um deles o prêmio de “Reservada Grande Campeã de Categoria”, que é o título de campeão entre os campeões.
Ele conta que, além da felicidade de receber os prêmios, o mais importante é o reconhecimento e a valorização do trabalho genético que está sendo feito no Distrito Federal, ainda mais pelo fato do juiz responsável pela avaliação dos animais ser sul-africano, país de origem da raça Dorper.
“Isso quer dizer que a nossa genética está sendo reconhecida como uma das melhores do país. Então é por isso que esse título de reservado grande campeão é tão importante. É saber que nós estamos no caminho certo”, diz o produtor.
Nivaldo da Silva, 49 anos, proprietário do Rancho Moriá, também foi um dos produtores brasilienses premiados durante a Exposição. Criador de ovinos há 14 anos, o produtor também comemorou os resultados obtidos em Londrina, como, por exemplo, o título “Progênie de Pai ExpoLondrina 2023” conquistado pelo Rancho Moriá.
“Essa premiação demonstra que o nosso trabalho está sendo reconhecido. É um trabalho que a gente vem realizando há mais de dez anos e hoje está dando certo, a gente realmente está conseguindo alcançar o que nós estamos trilhando nesse caminho da genética”, comemora Nivaldo.
O resultado da Missão Técnica do Sebrae no DF foi tão positivo que os envolvidos no projeto, em parceria com Vilmar Angelo Rodrigues, Diretor-Presidente do Parque de Exposições Granja do Torto, já estudam a possibilidade de trazer a competição nacional de Dorper e White Dorper para Brasília.
“Brasília é a capital Federal e tem uma área rural pujante. O parque de exposição está a apenas oito minutos do setor hoteleiro e a 20 minutos do aeroporto internacional, e essa cadeia produtiva de ovinos e caprinos tem aqui uma interlocução muito forte com o parque de exposição. Tudo isso contribui para promover uma série de articulações entre o parque e a cidade, entre os produtores e a cidade”, diz Vilmar Angelo.
Segundo ele, um evento como esse engrandece o setor produtivo de ovinos e caprinos do Distrito Federal e fortalece ainda mais a interlocução dos empresários de Brasília com os demais produtores de outros estados do Brasil.
“Trazer esse evento para o Distrito Federal vai ajudar muito a fortalecer o trabalho desses produtores que estiveram em Londrina representados pelo Rancho Moriá e pela Fazenda Boechat. Estamos empolgados, vamos ver o que vai acontecer”, afirmou o Diretor-Presidente do Parque de Exposições Granja do Torto.
-