ASN DF
Compartilhe

Professores do Distrito Federal participam de capacitação em empreendedorismo na saúde

Ação foi resultado da parceria nutrida pelo Sebrae no DF e a Secretaria de Educação da capital
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A Escola Técnica de Santa Maria foi palco para a realização do VI Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica, um seminário de formação realizado na manhã de quarta-feira, 29 de maio. O evento contempla as ações de Educação Empreendedora do Sebrae no Distrito Federal e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação da capital reunindo professores, gestores, alunos, Agentes Locais de Inovação da educação empreendedora do Sebrae (ALI) e demais servidores das escolas técnicas.

O seminário foi organizado com o propósito de capacitar profissionais das instituições que compões a Educação Profissional e Tecnológica no Distrito Federal (EPT), com abordagens inovadoras de ensino visando aulas mais dinâmicas para estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, buscando promover tanto o crescimento pessoal quanto o profissional de cada um. O evento contou com uma programação elaborada a partir do tema “Empreendedorismo na Saúde” e foi uma oportunidade para mais de 70 educadores serem introduzidos às mais recentes tendências, tecnologias e inovações do setor, visando o desenvolvimento de habilidades e atividades que possam ser integradas ao currículo educacional.

“Vocês, professores, têm desenvolvido um trabalho de maestria na formação desses alunos para que sejam protagonistas das suas histórias. Esta atividade irá agregar mais ainda como uma oportunidade de reflexão, troca de experiências e, principalmente, na construção de conhecimento em conjunto”, destacou a chefe da Unidade de Gestão Estratégica Educação Básica (UNIGEEB) da Secretaria de Educação do DF, Maria Susley Pereira, na abertura da atividade.

A diretora de Educação Profissional da pasta, Joelma Bomfim Campos, reforçou a importância de uma abordagem empreendedora no ensino, destacando como essa perspectiva pode gerar uma mudança significativa na maneira como as pessoas enxergam o mundo. “Quando temos profissionais qualificados, a comunidade escolar começa a se enxergar como uma potência, com capacidade de mudanças”, disse.

A coordenadora de Políticas Públicas dado Sebrae no DF, Ana Emília Andrade, também comentou sobre a importância da educação empreendedora e explicou que o apoio do Sebrae no DF ao seminário e à Secretaria está alinhado com as rápidas transformações no campo da educação e da tecnologia, especialmente em setores dinâmicos como a área da saúde, no qual novas soluções e abordagens são continuamente requisitadas. Ela defendeu, ainda, que a educação empreendedora deve ser desenvolvida desde as bases, garantindo uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado. “A atuação e parceria neste projeto é fundamental para termos um ensino profissionalizante diferenciado e transformador para todos os jovens do Distrito Federal”, pontuou.

Professor de telecomunicações na Escola Técnica de Brasília (ETB), Denison Diniz foi um dos participantes do seminário. Ele conta que se inscreveu para ampliar conhecimentos e comentou sobre a necessidade que educadores tem, de estarem sempre atualizados para cumprir a missão de transmitir sabedoria e formar profissionais. “”Somos constantemente desafiados a nos manter atualizados. Desempenhamos uma nobre missão no dia a dia e estar aqui acompanhando a realização deste seminário é uma maneira de ajudar a formar os cidadãos do futuro. O que absorvemos aqui é replicado em sala de aula. Não fica aprisionado apenas a esse momento”, observou.

A programação do seminário discutiu comportamentos fundamentais que devem ser enfatizados em sala de aula. Uma consultora do Sebrae no DF conduziu a atividade, destacando que o empreendedorismo é uma atitude que se traduz na prática de transformar sonhos em realidade, fundamentada na iniciativa, percepção de oportunidades, persistência, comprometimento e qualidade. Esses princípios, segundo a facilitadora, são essenciais para inspirar e capacitar os estudantes a alcançarem seus objetivos no mundo empreendedor.