ASN DF Atualização
Compartilhe

Programa JEPP incentiva o empreendedorismo na Escola Classe 15 de Ceilândia

Realização contou com o apoio do Sebrae no DF. Instituição contribuiu para ampliar a visão empreendedora de estudantes e professores
Por Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Estudantes da Escola Classe 15 de Ceilândia Sul participaram na sexta-feira, 17 de agosto, da Feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal e envolveu, também, agentes da comunidade escolar, como pais e professores, com o objetivo de difundir conceitos do universo empreendedor.

A realização da Feira do JEPP tem se tornado uma tradição na unidade escolar. A edição de 2024 foi a terceira oportunidade em que estudantes vivenciaram um ciclo completo de aprendizado sobre empreendedorismo. O momento, também apoiado pelo Sebrae no DF, coincidiu com a realização do tradicional Circuito de Ciências, uma outra ação que a diretoria da escola julga como fundamental para a trajetória acadêmica do estudantes, já que além de ser uma iniciação às ciências, incentiva à pesquisa e à produção de trabalhos diversos.

Foto: Focus Produção de Imagem

A atuação do Sebrae foi viabilizada por meio de um convênio assinado com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Com isso, durante o primeiro semestre, a instituição recebei apoio por meio de consultores, que mobilizaram os professores em capacitações. A partir dessa estratégia, as salas de aula se tornaram palcos do amadurecimento de competências e de práticas relacionadas à criação de um pequeno negócio. Todas as atividades estiveram alinhadas à temática dos livros do JEPP e abordaram, entre outros aspectos, pesquisa de mercado, gestão financeira, fabricação de produtos para venda e técnicas de atendimento ao cliente.

A diretora da escola, Mariângela Rolim de Oliveira, destaca a importância do apoio do Sebrae. Segundo ela, as constantes atividades de capacitação e consultoria aos professores, enriquecem o trabalho da escola. “É uma atuação muito significativa. Os consultores do Sebrae estão sempre na escola, reunindo-se com a equipe de educadores e orientando. Essa abordagem é essencial para o avanço do nosso projeto. Eles tornam nosso trabalho muito mais rico”, assegura Mariângela.

Foto: Focus Produção de Imagem

A escola possui, no momento, 540 alunos com idades entre seis e 10 anos. Todos passam o dia na escola e se beneficiam de uma educação integral que foca em temas como educação financeira e empreendedorismo. “Ter o enfoque no empreendedorismo desde a infância ajuda os alunos a desenvolverem habilidades práticas, preparando-os para futuros desafios”, complementa a diretora.

Durante a realização da feira, os alunos estiverem distribuídos em estandes com temáticas diferentes, nos quais os professores se empenharam e apoiaram na preparação. O 1º ano abordou as descobertas empreendedoras no jardim sensorial; o 2º ano expôs o mundo dos alimentos e temperos naturais; o 3º ano apresentou os brinquedos ecológicos; já o 4º ano, produções culturais criativas; e o 5º ano mostrou os sabores e cores regionais.

Reconhecimento

A Escola Classe 15 tem se destacado no cenário educacional de Brasília nos últimos anos. Além do trabalho evolvendo estudantes e demais atores da comunidade, a unidade escolar ostenta o posto de vencedora, no Distrito Federal, do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O prêmio reconhece as escolas que se sobressaíram na superação dos desafios impostos pela pandemia da covid-19. Por meio de inovações criativas e um comprometimento com a continuidade da aprendizagem, a Escola Classe 15 se destacou pelo trabalho em apoiar alunos, professores e colaboradores durante o afastamento social.

Em abril de 2020, a instituição adotou metodologias alternativas para atender alunos do 1° ao 5° ano, utilizando o WhatsApp para comunicação, produzindo material impresso e implementando ferramentas online como o Google Meet e o Google Sala de Aula para as aulas diárias. Além disso, os alunos passaram a realizar atividades em família, como hortas e projetos de educação ambiental, garantindo o cumprimento das 10 horas diárias de aprendizado.

Um dos maiores obstáculos enfrentados pela gestão da Escola Classe 15 foi garantir o acesso à internet e a equipamentos para alunos e professores. Para mitigar essa dificuldade, a instituição investiu na aquisição de novos dispositivos para os docentes e lançou campanhas de arrecadação de equipamentos destinados a alunos que não possuíam recursos adequados para acompanhar as aulas.

-