ASN DF
Compartilhe

Projeto Educação Empreendedora será implantado em novas escolas do DF em 2023

Em 2022, o Sebrae no DF trabalhou este conceito de Educação com aproximadamente 14 mil professores e com mais de 296 mil estudantes do Distrito Federal
Por Deividi Lira | AIs Comunicação
ASN DF
Compartilhe

As aulas na rede pública de ensino do Distrito Federal têm início na próxima segunda-feira (13) e, com o novo ano letivo, o Sebrae no DF retoma o projeto Educação Empreendedora, com professores e alunos.

A proposta de continuar engajando professores e alunos para conseguirem solucionar os desafios do dia a dia na escola e em suas comunidades, por meio do empreendedorismo, foi um dos principais temas na abertura da Semana Pedagógica 2023, organizada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, com o apoio do Sebrae no DF, e realizada na última terça-feira (07) no auditório maior do Museu Nacional.

Presente na abertura do evento, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou algumas ações que a instituição tem realizado para fortalecer a Educação Empreendedora no Distrito Federal.

“Abrimos iniciativas de formação para professores da rede, também com apoio do Sindicato dos Professores, como o programa de pós-graduação em Tecnologia para uma Educação Empreendedora e estivemos em várias escolas com o programa Empreendedor do Futuro, com a Secretaria da Família e Juventude. Em 2022, levamos o programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos para dezenas de escolas do ensino fundamental e oferecemos programas de ensino profissional, como o curso Técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em diversas escolas.”

No ano passado, o Sebrae no DF trabalhou este conceito com aproximadamente 14 mil professores e com mais de 296 mil estudantes das redes pública e privada do Distrito Federal, por meio de ações virtuais e presenciais. Agora, a expectativa é aumentar esses números e fortalecer a ação conjunta com a Secretaria de Educação do DF e com a Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB).

“Para este ano, temos um sonho mais ousado. Queremos alcançar 300 escolas com o projeto Educação Empreendedora e ultrapassar a marca de 300 mil alunos impactados com ações de sensibilização e transformação, e beneficiar mais de 15 mil professores”, afirmou Rose Rainha.

A proposta do projeto de Educação Empreendedora é desenvolver competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais dos estudantes. Desde 2019, as ações de Educação Empreendedora, no Distrito Federal, foram ampliadas por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae no DF.

“Esse projeto é muito importante, porque empreender faz parte das relações, da vida dos nossos estudantes e da sociedade. Então, a gente vê com muita alegria a possibilidade de expandirmos esse projeto. Só temos a agradecer a essa parceria com o Sebrae, que está olhando o estudante da rede pública como uma possibilidade de investimento na formação dele”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, participou da solenidade de abertura da Semana Pedagógica e também agradeceu a parceria com o Sebrae no DF. O evento contou com a presença de coordenadores das 14 regionais de ensino, gestores e servidores da Educação, que serão preparados para receber 470 mil alunos na próxima segunda-feira.

Apoio

O Sebrae no DF está apoiando a Semana Pedagógica ofertando, por meio do Projeto Educação Empreendedora, capacitações e palestras a mais de 24 mil professores da rede pública de ensino, no formato virtual, como as palestras com o professor Dr. Gabriel Chalita e a filósofa Lucia Helena Galvão, e também oficinas de Design Thinking e Empreendedorismo, ministradas por instrutores da instituição.

Metodologia

A metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) consiste em trabalhar primeiramente com a formação de professores, para que eles sejam multiplicadores do conhecimento empreendedor. Em cada encontro ofertado pelo Sebrae no DF, são propostos diversos temas transversais aos componentes curriculares (disciplinas). O Sebrae já tem soluções educacionais e metodologias prontas, mas também pode desenvolver ou adaptar as capacitações conforme as necessidades da escola, professor ou estudante.

  • escolas
  • Projeto Educação Empreendedora