ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae apoia a participação de pequenos empreendedores em congresso voltado para liderança e gestão

Reunindo empresários de diversas regiões do DF, evento promoveu um ambiente de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento profissional
Por Helena Sales | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Brasília recebeu na última segunda feira, 10 de novembro, a edição 2025 do Congresso Excelência de Gestão e Liderança (CEGEL). Promovido pela N Produções com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, o evento movimentou o Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor Clubes Sul, com uma programação focada em envolver empresários e demais interessados em transformar a liderança, a comunicação, o engajamento e a entrega de resultados.

Desde 2017, o CEGEL tem impactado líderes de todo o Brasil. Em sete edições, o Congresso Excelência em Liderança e Gestão se consolidou como um ponto de encontro para visionários, gestores e agentes de mudança interessados nas mais recentes tendências em liderança. O evento contou com palestras de grandes nomes como Renata Vivetti, José Salibi, João Branco, Diego Ribas, Helena Bertho, entre outros, fortalecendo seu papel como referência nacional em desenvolvimento de líderes.

Gabriella Marinho, gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, reforçou a importância do apoio do Sebrae ao evento. “Apoiar o Congresso Excelência de Gestão e Liderança é acreditar na força de quem lidera e transforma. O Sebrae DF participa ativamente, levando seu corpo de líderes para compartilhar aprendizados e oferecendo subsídio aos empresários que desejam participar. Assim, reforçamos nosso compromisso de impulsionar uma gestão de excelência e fortalecer o empreendedorismo local”, afirmou.

A coordenadora da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Natany Lemos, também destacou a relevância da parceria institucional e o impacto do apoio oferecido aos empreendedores. Segundo ela informou, para a edição deste ano do congresso, o Sebrae viabilizou a participação de 200 pequenos empreendedores que atuam nos mais diversos segmentos presentes na economia do Distrito Federal. “A parceria com a N Produções ampliou o acesso a um ambiente de reflexão e aprendizado, permitindo a presença de líderes e suas equipes”, observou Natany.

O congresso funcionou, ainda, como um cenário para o Sebrae dar publicidade ao Programa Lidere, uma solução lançada no DF no início de setembro e que é destinada a empresários e gestores que buscam desenvolver o potencial de suas equipes, criar um ambiente motivador e alinhado com a cultura da empresa, e impulsionar a produtividade e os resultados.

-

O dia do evento foi aberto pelo mentor e consultor de negócios José Salibi Neto, que refletiu sobre os desafios para criar organizações vencedoras. A programação seguiu com apresentações de Helena Bertho, uma das principais executivas de Comunicação e Inovação do Brasil, que abordou a relação entre sustentabilidade e geração de resultados. Em seguida, o mentor especializado em gestão com propósito, Rafael Takei, subiu ao palco do evento e partilhou com o público orientações sobre como liderar da cultura à alta performance.

A programação da manhã foi concluída com apresentações de Carol Portilho e João Branco. A expert em Comunicação, Negociação e Vendas abordou a razão de estabelecer uma comunicação assertiva é a melhor ferramenta para gestão de equipes, enquanto João, um dos profissionais de marketing mais admirados do Brasil, convidou o público a refletir sobre a importância de alinhar propósito e resultados no ambiente profissional. Em sua fala, o palestrante ressaltou que, independentemente das cobranças, da cultura organizacional ou das circunstâncias, é possível agir com integridade e, ainda assim, alcançar grandes conquistas.

“Cada entrega seja uma análise, um relatório, um e-mail ou uma decisão representa mais do que uma simples tarefa: é a oportunidade de deixar um pouco de si no que se faz. Quando trabalhamos com propósito, cada ação ganha significado e contribui para transformar o ambiente ao nosso redor”, afirmou João.

No período da tarde, a programação seguiu levando ao palco do congresso nomes de peso no cenário nacional. O guitarrista e cofundador do Jota Quest, Marco Túlio Lara, comentou sobre coragem e resiliência em um primeiro momento.

Em seguida, o professor de negociação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fabricio Medeiros, trouxe uma abordagem dinâmica e interativa sobre liderança e negociação. De forma leve e envolvente, o palestrante convidou o público a interagir com o participante ao lado, promovendo uma reflexão sobre a importância de compreender e valorizar o outro no processo de negociação.

Durante a apresentação, Fabrício destacou que os níveis de liderança se constroem de baixo para cima, passando por etapas que envolvem o crachá, o relacionamento, a produtividade, o desempenho e, por fim, o respeito, mostrando que a verdadeira liderança é conquistada diariamente por meio de atitudes, resultados e conexões humanas.

O turno foi concluído com apresentações conduzidas pelo especialista em Inteligência Artificial (IA), Kenneth Corrêa; pela especialista na ciência da felicidade e fundadora da Reconnect, Renata Rivetti; pela precursora da Inteligência HUMORcional, Maryana com Y; e pelo ex-jogador, Diego Ribas.

Foto: Focus Produção de Imagem

Um dos empresários presentes no congresso, Gustavo Mendes, idealizador do Bugu Delícias Caseiras, destacou a relevância do Sebrae em sua trajetória e a experiência positiva no evento. Ele também ressaltou que a relação que mantém com o Sebrae iniciou durante a faculdade, em um desafio proposta pela instituição. “O Sebrae faz parte da nossa história enquanto comércio. Desde o meu primeiro contato, sempre tive muito apoio — participei de cursos, recebi visitas técnicas e orientação. O negócio foi crescendo e o Sebrae acompanhando esse crescimento”, afirmou Mendes.

Atualmente, Gustavo participa o segundo ciclo do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), com grandes expectativas para os próximos resultados. Ele também ressaltou a relevância do apoio do Sebrae na participação em eventos promovidos pela N Produções. “Participo dos eventos desde 2018, e esta é a segunda vez que venho com o apoio do Sebrae. É uma oportunidade muito boa para o nosso desenvolvimento. A partir dos próximos eventos, pretendo trazer minha equipe para aproveitar e crescer junto”, acrescentou ele.

Ludimila Cunha foi outra empresária a participar do evento com o apoio do Sebrae no DF. Ela está à frente de uma franquia do Grupo Acolher e Cuidar, que é especializado em fornecer assistência de saúde domiciliar.

Foto: Focus Produção de Imagem

Enfermeira de formação, ela observou que seu contato com o Sebrae surgiu naturalmente ao buscar novos caminhos no universo empreendedor. “Minha história com o Sebrae começou junto com a história do empreendedorismo. Não há como entrar nesse mundo sem se conectar ao Sebrae. É a primeira porta de entrada para quem deseja empreender no Brasil, oferecendo conteúdos gratuitos que vão do básico ao mais aprofundado”, pontuou Ludimila.

A empresária também ressaltou que o Sebrae tem sido um parceiro estratégico em diversas iniciativas de capacitação para profissionais de saúde, promovendo formação e desenvolvimento de competências empreendedoras. “O Sebrae traz um conjunto de conhecimento e uma marca forte do empreendedorismo brasileiro. No nosso trabalho, essa parceria tem sido essencial para unir o olhar técnico da saúde com a mentalidade empreendedora”, declarou.

Com quase quatro anos de parceria, Ludimila enfatizou o papel transformador do Sebrae e o impacto positivo dessa colaboração que a levou a participar do CEGEL. “O Sebrae sempre promove uma troca de conhecimentos e uma transformação real. O apoio recebido para participar deste grande evento nos inspira a voltar para o nosso local de atuação fazendo diferente, buscando sempre qualidade e excelência”, concluiu a empresária.