ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae estreita laços e lança projeto para estimular empreendedorismo entre influenciadores digitais

Iniciativa conta com um site lançado pelo Sebrae, que dispõe de um kit para apoiar o desenvolvimento de cada profissional
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Há tempos as redes sociais seguem em constante expansão, proporcionando, a todo instante, um universo vasto e crescente de oportunidades. Dentro desse cenário, os influenciadores digitais despontam como figuras de destaque, sendo capazes de produzir conteúdo com autoridade, conquistar uma ampla base de seguidores e assim influenciar decisões de consumo, criar tendências e moldar opiniões. As razões de todo esse impacto foram aspectos fundamentais para o Sebrae no Distrito Federal preparar e lançar o seu mais novo projeto de capacitação: o Influenciador Empreendedor.

A iniciativa foi apresentada em um evento realizado na última quarta-feira, 17 de julho, na sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), reunindo diversos influenciadores com atuação na capital federal. Além de marcar o lançamento do projeto, o evento estreitou a conexão do Sebrae com esse público, permitindo a compreensão de necessidades, a exploração de oportunidades e ainda proporcionando um espaço de networking.

A superintendente do Sebrae, Rose Rainha, abriu o evento destacando a importância da proximidade entre a instituição e os influenciadores, destacando a necessidade que instituições e empresas carregam de modernização e integração no contexto da comunicação atual.

A dirigente falou, ainda, do compromisso do Sebrae em compreender as necessidades específicas de cada segmento econômico, oferecendo serviços de consultoria, atendimento e mentoria para impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais e explicando que o trabalho dos influenciadores digitais, que lidam com um universo dinâmico e desafiador, não poderia ficar de fora da atuação da instituição.

“Esse projeto representa um passo decisivo em nossa aproximação e, sem dúvida, será de grande auxílio para os influenciadores, os quais desempenham um papel essencial na nossa economia. Eles exercem uma influência direta nas pessoas e o Sebrae, compreendendo essa importância, está disponibilizando a esses profissionais um projeto que inclui uma trilha de conhecimento e capacitação, para compreender como podemos oferecer ainda mais. Este é apenas o primeiro passo em um percurso longo que empreenderemos juntos em busca da melhoria desses profissionais tão essenciais para nossa economia”, explica Rose.

Para a execução do projeto, o Sebrae no Distrito Federal preparou um site especial, contendo materiais de interesse para influenciadores que já tem uma trajetória consolidada, bem como aqueles que estão buscando iniciar um caminho de sucesso nas redes sociais. Na página há modelo de contrato, de proposta comercial, calculadora de job e material de apoio para a construção de media kit, com orientações para auxiliar o influenciador no desenvolvimento do seu próprio material. Também está disponível um guia de conduta e boas práticas, para que o público possa atuar de forma íntegra.

A analista Luiza Callafange, da Gerência de Marketing e Desenvolvimento (GMD) do Sebrae DF, seguiu com a apresentação do projeto, detalhando as estratégias elaboradas pela instituição. Os conteúdos serão disseminados por meio de trilhas de conhecimento, com assuntos pensados para que cada participante consiga elevar seu trabalho como influenciador digital a um novo patamar.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Os conteúdos abordados irão viabilizar o aumento do engajamento, compreensão do público-alvo, gestão da marca, reputação, investimento e monetização. Além disso, os influenciadores terão acesso a informações para cobrar uma remuneração justa, evitar erros comuns entre marcas e influenciadores, entre outros assuntos. “Nosso propósito é estar mais próximos de vocês e oferecer conteúdos para que seus perfis e suas publicações alcancem mais visibilidade na internet, promovendo uma maior proximidade com seus públicos. O objetivo é que vocês não sejam rotulados como blogueirinhos, mas sim como influenciadores e empreendedores” afirmou a analista durante o evento.

Como um primeiro passo do projeto após o lançamento, os influenciadores presentes foram incentivados a preencher um questionário para que o corpo técnico do Sebrae possa compreender o cenários atual e aprimorar a trilha de capacitação.

O trabalho desempenhado por um influenciador digital está inserido dentro da economia criativa, segmento que abriga, no Distrito Federal, aproximadamente 130 mil agentes criativos atuantes e que movimentou cerca de R$9 bilhões em 2022, segundo estudo da Universidade Católica de Brasília (UCB). Os números fazem do DF a terceira unidade da Federação com maior participação da economia criativa no Produto Interno Bruto (PIB).

Criador do perfil De Bobeira Brasília – que alcançou recentemente a marca de 100 mil seguidores -, Everton Nascimento foi um dos influenciadores presentes ao lançamento do projeto. Ele abriu a página no Instagram há 11 meses e diariamente compartilha com seu público dicas e conteúdos sobre entretenimento, viagens e gastronomia.

Mesmo com sucesso em tão pouco tempo, o influenciador reconhece a necessidade de planejamento para manter o crescimento nas redes sociais e destaca a relevância do profissionalismo, aspecto que espera aprimorar com a ajuda do projeto lançado pelo Sebrae. “Nós, como profissionais, sabemos que precisamos de um direcionamento. Ter o apoio de uma instituição como o Sebrae, que tem expertise no mercado, é um privilégio. Certamente teremos, futuramente, uma abordagem mais profissional para a negociação de contratos, networking e estabelecimento de parcerias estratégicas. Esse apoio do Sebrae será fundamental e fico feliz pela oportunidade de estar aqui hoje, conhecendo este projeto e tendo a oportunidade de aprender ainda mais”, observa Everton.

O influenciador planeja expandir seus horizontes e atuar em novas áreas, como o segmento fitness, visando compartilhar com os seguidores um estilo de vida mais saudável.

  • Empreendedorismo; Influenciadores; Sebrae no DF;