ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF leva peças de 53 artesãos para exposição no RJ

A mostra é a maior e mais diversificada do artesanato brasileiro já realizada no CRAB, Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro.
Por Christiane Gnone
ASN DF
Compartilhe

Em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, foi inaugurada ontem (11/08), a exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”. Peças de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste estarão expostas, até outubro, no Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB).

O evento de abertura contou com a participação de autoridades e dirigentes do Sebrae como a diretora técnica do Distrito Federal, Rose Rainha, e Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF. Na cerimônia, eles ressaltaram a importância de iniciativas como esta.

”Brasília está além do poder e da política, além de ser a capital do país. Brasília tem um mercado, uma economia, mas Brasília tem mais do que isso. Brasília tem a beleza da sua arte. O DNA de Brasília traz a criatividade, o design, a inovação, tudo isso faz com que as peças dos nossos artesãos tenham qualidade em seus trabalhos, que tem também as marcas de Brasília por meio da iconografia, para que todos possam conhecer, no Brasil e no mundo, a capital de todos os brasileiros, que traz um pouco da arte de tudo o que acontece nesse país e que vai provar que o amor é a melhor forma de construir o Brasil que todos nós queremos e precisamos” destaca Valdir.

”Para nossos artesãos essa exposição é uma grande oportunidade para eles mostrarem seus trabalhos nesta grande vitrine para turistas do mundo. E para nós do Sebrae é gratificante, pois temos incentivado e apoiado os artesãos de Brasília com diversas ações como o Prêmio Sebrae de Artesanato que realizamos ano passado e que já está com as inscrições abertas para este ano, incentivando trabalhos desde mestres artesãos até os artesãos iniciantes que hoje estão reunidos aqui nessa exposição do Rio de Janeiro.” Completa Rose Rainha.

A exposição gratuita de curadoria de Renato Imbroisi ocupa todas as galerias do térreo do CRAB, e tem como objetivo, gerar renda para os artesãos por meio da venda de suas peças e divulgar o artesanato, tesouros naturais e comidas típicas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal (com 53 representantes na mostra).

Criado em março de 2016, e visitado por milhares de turistas, o CRAB é uma das maiores vitrines para o artesanato, turismo e gastronomia brasileira, que reforça a missão de promover e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil, fomentando a conexão com toda a Rede Sebrae de Artesanato, por meio de mostras regionais e estaduais, que valorizem a atividade dos artesãos e os estimulem a continuar na profissão.

Experiência cultural

Os traços culturais do Brasil Central serão reforçados através das peças de artesanato e da experiência sensorial que será proposta a partir da mostra dos biomas do Cerrado e do Pantanal. A mostra estimula o turismo, e desperta ainda mais o interesse dos visitantes pela gastronomia dos estados representados.

Uma exposição fotográfica com projeções, filmes e sons transmitidos no local transportam às paisagens deslumbrantes como cachoeiras, nascentes cristalinas do Cerrado e os imensos alagados do Pantanal, além de demonstrar a marcante arquitetura do Distrito Federal.

A sede do CRAB fica na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Confira toda a programação, até outubro, em www.crab.sebrae.com.br

Serviço
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”
Entrada gratuita
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.
Quando: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

  • Artesãos e artesãs
  • Evento;artesanato;casa cor;design;