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Sebrae promove evento voltado à ética e ao compliance

A iniciativa foi realizada com o intuito de fortalecer a cultura organizacional ética, minimizando riscos legais e preservando a reputação da instituição
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Colaboradores do Sebrae no Distrito Federal participaram, na última quinta-feira, 22 de fevereiro, de um evento sobre ética e integridade. A atividade foi realizada no auditório da sede da instituição, no SIA Trecho 3, e teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da conduta ética e da efetividade de um Programa de Integridade Corporativa. Com a realização do evento, o Sebrae buscou, também, reforçar a prática de uma cultura organizacional ética, que busque minimizar riscos legais e reputacionais, e garantir a integridade e transparência nos atendimentos aos micros e pequenos empreendedores do DF.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, iniciou o encontro destacando a presença da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, e ressaltou a importância dos temas integridade e ética no mundo corporativo. “A busca por uma gestão integra e ética deve ser uma meta dos gestores atuais, isso certamente exige uma mudança de postura e de cultura organizacional, que deve ser alicerçada no comprometimento da alta direção, até o envolvimento de todos os colaboradores no processo, visando a transparência e responsabilidade no trato com todos aqueles que possuem envolvimento com o Sebrae. É neste sentido que esta diretoria apoia e reforça a necessidade da colaboração de todos para fortalecimento e garantia da boa imagem do Sebrae”, afirmou.

Em seguida, Margarete abordou com os colaboradores do Sebrae no DF a importância de criar normas e códigos de ética que sejam flexíveis, que possam atender ao presente e se adaptar ao futuro. Ela também discutiu sobre a relevância do cuidado com o bem-estar dos funcionários de uma instituição, tocando na necessidade de reconhecer e combater formas de violência no ambiente de trabalho e melhorar a cultura organizacional dentro do Sistema Sebrae.

Margarete fez menção a um estudo de clima organizacional coordenado e analisado pelo próprio Sistema Sebrae e ainda ressaltou o empenho do Sebrae para atualizar sua política de integridade e seu código de ética institucional. “Futuramente vamos perceber o salto enorme, a virada de chave que o Sebrae está dando neste momento. O ano de 2023 foi de semeadura e o ano de 2024 será de colheita. O Sebrae está aprimorando seu ambiente organizacional para renovar sua missão e seu futuro”, pontuou ela.

Foto: Dimmy Falcão

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O especialista em Compliance e Gestão de Serviços e chefe da Unidade de Controladoria e Compliance do Sebrae Nacional, Gabriel Portella, deu continuidade à programação do evento ao discorrer sobre o Programa de Integridade Corporativa da instituição. Esse programa foi concebido com o objetivo de prevenir irregularidades, assegurar a conformidade com leis e regulamentos, e promover a ética e a transparência em todas as atividades da organização. Além disso, busca instaurar uma cultura organizacional fundamentada na conduta ética em todas as interações e processos, tanto internos quanto externos.

Durante sua apresentação, Gabriel trouxe à tona a importância da conformidade com a Lei da Empresa Limpa, realçando-a como um compromisso fundamental das instâncias públicas. Além disso, discutiu o impacto do Decreto 11.129/22, que regula a aplicação da Lei nº 12.846/2013, responsável por estabelecer a responsabilidade administrativa e civil das pessoas jurídicas.

Por fim, Gabriel compartilhou um breve relato sobre o processo de atualização do Programa de Integridade Corporativa da instituição e salientou que o apoio da alta administração é fundamental para a implementação do Programa e o adequado funcionamento da Unidade de Compliance do Sebrae.

O Programa de Integridade Corporativa do Sistema Sebrae é constituído por 11 pilares, incluindo Suporte à Alta Administração, Políticas e Procedimentos, Código de Ética, Análise de Riscos, Controles Internos, Planos de Ação, Ouvidoria, Investigações Internas, Due Diligence, Comunicação e Treinamento e Monitoramento.

Na sequência, tivemos a segunda reflexão do dia, ministrada pela Ouvidora do Sebrae Nacional Carla Rech. Ela fez uma apresentação sobre as principais mudanças no novo Código de Ética do Sistema Sebrae, que tem o objetivo de garantir que as suas relações e atividades contribuam para o fortalecimento do ambiente de integridade, dos seus valores organizacionais e do cumprimento da legislação.

Carla participou ativamente no processo de revisão do novo normativo junto à Comissão Especial designada pelo Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, além de ser membro da Comissão de Ética da instituição. Em sua apresentação, Carla ressaltou especificamente os pontos do documento que buscam promover uma Cultura Ética nas práticas dos colaboradores, visando tornar o Sebrae uma organização ainda mais comprometida com a defesa incansável dos interesses da sociedade, do ambiente de trabalho e do objetivo de capacitar os pequenos empreendedores, que dedicam suas vidas para fortalecer e promover um Brasil mais justo, como protagonistas do desenvolvimento sustentável do país.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, fechou o evento destacando a relevância da temática. “Falar sobre ética e integridade é enriquecedor para a instituição pois permite a disseminação de boas práticas de gestão, além de envolver todos os colaboradores na busca de uma conduta baseada na transparência e na igualdade, atuando com ética e respeito em todos os níveis de relacionamento com seus pares, superiores, parceiros, clientes e fornecedores”, concluiu a dirigente.

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